Blogagem cristã responsável: a glória de Deus

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 1Co 10:31

Se manter um blog cristão não chega a ser um ministério, tampouco deveria ser mero passatempo. Também não deve ser um fim em si mesmo, deve sim atender a um objetivo que seja nobre a ponto de ser perseguido, e vericado se está sendo alcançado. E nenhum objetivo poderia ser maior do que este: buscar a glória de Deus.

Nas palavras de Paulo, "outra coisa qualquer" inclui "manter um blog", apesar de ser uma coisa moderna. Em se tratando de um blog que se proponha divulgar o evangelho, a glória de Deus não deve ser mais um objetivo, mas o principal e ao qual todos os outros devem estar subordinados. Se Deus não for glorificado pelo que escrevemos ou publicamos, é vão e pecaminoso tudo o mais.

Mas como isso se daria na prática? A começar com o título do blog, que deve honrar a Deus e não o homem. Alguns títulos de blogs chamam atenção para as qualidades de seu editor, e não para a verdade do evangelho ou para as perfeições de Deus. Não significa, de maneira alguma, que um blog com o nome do seu autor seja errado. Há excelentes blogs com nomes pessoais (vide meus "Blogs Amigos"), que quando acessamos, logo nos esquecemos do autor, pois a verdade expressa nos remete para Deus e Seu Cristo. Mas alguns nomes de blog, infelizmente, dão a clara impressão de que o autor é o último e o principal dos 13 apóstolos.

Mas o que realmente caracteriza um blog que glorifica a Deus é o conteúdo de suas mensagens. Se o que a Bíblia diz sobrepõe-se ao que o blogueiro pensa, se o evangelho é proclamado mais que o erro criticado, se a salvação é dita como exclusivamente em Cristo, pela graça mediante a fé no Deus vivo e verdadeiro e a obediência cristã é requerida por gratidão e amor e não por medo, então Deus é glorificado pelo tal. Por outro lado, se o autor do blog ocupa-se em destacar qualidades humanas - algumas fantasiosas - e a salvação é apresentada como dependendo de forma determinante de algo presente no ou realizado pelo homem e se a segurança dessa salvação está no crente que pode cair e não em Deus que o segura ou levanta, então no mínimo a glória do Senhor é obscurecida.

Finalmente, a glória do Senhor em um blog transparece no que se espera com ele. Se o que se pretende é apenas popularidade (grande número de visitas) ou tirar alguma vantagem financeira, não se pode dizer que a glória de Deus está em primeiro lugar. Por outro lado, um blog que "espanta" visitantes pela verdade que diz, e continua a dizer a mesma verdade, está glorificando ao Senhor.

Este post não é para criticar os blogs nos quais a glória de Deus não é priorizada. O que me inspirou foram blogs nem tão famosos, nem tão bem visitados ou comentados, mas que não mudam para agradar, não pensam em entreter para reter, mas seguem firmes proclamando o evangelho da glória de Deus. Na verdade, invejo admiro tais blogs e glorifico a Deus pelos seus editores, procurando copiar seu exemplo.

Soli Deo Gloria

image

Christian blogging responsible: the glory of God

So whether you eat or drink, or may do something else, do all to the glory of God. 1 Cor 10:31

If a Christian does not keep a blog gets to be a ministry, nor should be a mere hobby. It should not be an end in itself but must serve a noble goal that is about to be chased, and Verica is being achieved. And no goal could be greater than this: to seek God's glory.

In Paul's words, "something else" includes "keeping a blog," despite being a modern thing. In the case of a blog that intends to spread the gospel, the glory of God should no longer be a goal, but the principal and to which all others must be subordinated. If God is not glorified by what we wrote or published, is vain and sinful all.

But how this would work in practice? Starting with the title of the blog, you should honor God and not man. Some titles of blogs call attention to the qualities of his publisher, and not for the truth of the gospel or the perfections of God. Does not mean in any way that a blog with the name of the author is wrong. There are excellent blogs with personal names (see my "Blog Friends"), when accessing it, just forget the author, because the truth expressed in reference to God and His Christ. But some blog names, unfortunately, gives the clear impression that the author is the last and principal of the 13 apostles.

But what really characterizes a blog that glorifies God is the content of their messages. If what the Bible says overlaps with what the blogger thinks, if the gospel is proclaimed that the error complained most, if salvation is said to be exclusively in Christ by grace through faith in the true and living God and Christian obedience is required by gratitude and love and not fear, then God is glorified by this. On the other hand, if the blog author is concerned to highlight human qualities - some fanciful - and salvation is presented as depending on something so crucial in this or done by man and the security of salvation is that the believer may fall and not God who holds or raises, then at least the Lord's glory is obscured.

Finally, the glory of the Lord in a blog transpires in what is expected with it. If the intention is just popularity (number of visits) or to take any financial advantage, we can not say that the glory of God is first. Moreover, a blog that "astounded" by visitors who actually says, and continues to tell the same truth is glorifying the Lord.

This post is not to criticize blogs for the glory of God is not prioritized. What inspired me were not so famous blogs, not so well visited and commented, but that does not change to please, do not think about entertaining to retain, but following strong proclaiming the gospel of the glory of God. In fact, I envy and admire these blogs glorify God by their publishers, trying to copy his example.


11 comentários:

  1. Paz seja contigo

    O que deve prevalecer é o Evangelho de Cristo e não opiniões pessoais se sobrepondo ao que Deus determinou em sua Palavra.

    Curiosamente estava terminando um texto acerca do criticar x apontar soluções. E tenho que dizer que falar de nós mesmos, criticar e acusar os outros é muito mais facil e por que não muitas vezes nos faz sentirmo-nos bem.

    Mas fazer auto-criticas, apontar soluções sempre que encontrar problemas e sobretudo aceitar fazer parte da solução é tarefa dificil e que demanda dedicação e humildade de nossa parte.

    Faço uma ressalva quanto a ser blogueiro, de fato não devemos considerar esta uma atividade completa ou que substitua aspectos de uma vida piedosa em Cristo. Mas posso dizer que o blog pode ser parte do pregar o evangelho a toda criatura, não substituindo o testemunho pessoal. Mas que possamos utilizar mais esta ferramenta a serviço do reino e por isso deve ser feito com respeito, dedeicação e preocupação sobretudo pelo fato de que aqueles que nos visitam certamente merecem algo de Deus e palavras que tragam edificação a quem as leia.

    Sejam bem vindos ao meu blog e que possam ser edificados em Cristo

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    Nicodemos

    ResponderExcluir
  2. Nicodemos,

    Obrigado por sua visita e por seus comentários.

    Quando disse que blogar não chega a ser ministério, não pretendi desvalorizar a atividade. Mesmo porque dedico um bom tempo a isso. Mas não creio que seja ministério, no sentido que justifica não participar em atividades "normais" da igreja.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Os blogs (ouseja, a internet) é mais uma invenção humana que pode ser usada para levar a palavra de Deus assim como a televisão, o cinema, o rádio, etc...
    Infelizmente, também pode ser usado para causar grandes estragos, por isso temos sim, que usar com muita responsabilidade.

    PAZ.

    ResponderExcluir
  4. Sempre sóbrio Clóvis!

    Procuro pautar meu blog nessa métrica também, a glória de Deus!

    Com o aumento crescente dos blogs de cristãos seu alerta é muito pertinente... tenho orado por isso com frequência!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Luis Henrique,

    Fico feliz que vejamos os blogs cristãos de forma parecida. Fico feliz que hoje haja tantos blogs que glorificam a Deus e oro para que mais se engagem neste propósito.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  6. Sì, miei fratelli. Cada dia tá mais difícil fazer as coisas como para o Senhor, principalmente nos blogs.
    Vejo que ultimamente as pessoas têm se preocupado MUITO em criticar "pessoas", ao invés de lembrar que nosso luta é contra o inimigo, Satanás. É ele quem está buscando brechas pra agir, pra seduzir as pessoas para ele, enquanto nós continuamos na zona de conforto, achando que por serem bons na retórica, merecem reconhecimento. Por exemlo, muitos "aplaudem em pé" o movimento Voltemos ao Evangelho. Os mesmos são queles que ficam apáticos nos cultos, crendo que os levitas, pastores e obreiros "não merecem" estar no púlpito por não aplaudirem o tal movimento e seguirem a massa.
    Isso é voltar ao Evangelho? Ficar julgando-se melhor que outros, com todo esse egocentrismo ofuscando o foco, que é CRISTO?
    Desses eu fujo, sabe. Oro sempre pra que Deus não me deixe ser egocêntrica. Não quero fugir do foco.
    Eu busquei reconhecimento por várias coisas, mas não quero fazê-lo mais. Quero apenas que as pessoas olhem pra mim e digam: "Essa aí tem algo diferente! ;)"

    Enfim, é isso. Gostei muito do texto! Mesmo.

    Abraço,
    Paula.

    ResponderExcluir
  7. Fala, Clóvis!
    Faz tempo que não dou as caras aqui, não?
    Lembro do prefácio a um livro de Tozer que dizia que o melhor dele é que quando o lemos esquecemos dele e queremos a Bíblia e Deus... Meu blog tem meu nome. A descrição dele não menciona Deus. Mas espero que o que escrevo assim O glorifique. A Ele sirvo, a Ele sempre a glória!
    Cara, curti este seu textinho!
    Abração, no Senhor,
    Roberto

    ResponderExcluir
  8. Meu caro confrade,

    Soli Deo Gloria. Glorifiquemos e prossigamos em glorificar ao Senhor.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  9. ótima lembrança!

    As vezes esquecemos que importa pregar a Cristo crucificado, e não erguer um monumento em nossa honra; e apenas o Deus vivo e bíblico deve ser adorado.

    Cristo o abençoe!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do texto. Equilibrado. Inclusive sobre mesmo um blog com o nome do autor, se o que for postado glorificar a Deus, também está a serviço do Evangelho. Meu blog tem meu nome, mas o conteúdo não fala de mim, mas de quem eu sirvo por Sua graça e misericórdia.
    Abraço e a todos/as.

    ResponderExcluir
  11. Leandro,

    Sim, o fato de um blog ter o nome do autor, não significa que seja "bogueirocentrico".

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.