Os Cânones de Dort - Domingo 17

A Punição Que a Justiça de Deus Requer

Deus não é somente supremamente misericordioso, mas é também supremamente justo. Sua justiça requer (como ele tem revelado de si mesmo na Palavra) que os pecados que cometemos contra sua infinita majestade sejam punidos com punições tanto temporais quanto eternas, da alma bem como do corpo. Nós não podemos escapar destas punições a menos que seja dada satisfação à justiça de Deus.

Passando, pois, o SENHOR perante ele, clamou: O SENHOR, o SENHOR Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração. Ex 34:6-7

E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. Rm 5:16

Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. Gl 3:10

A Satisfação Dada por Cristo

Entretanto, já que nós mesmos não podemos dar esta satisfação ou nos libertar da ira de Deus, Deus em sua infinita misericórdia nos deu como garantia o seu Filho unigênito, que foi feito pecado e maldição por nós, em nosso lugar, na cruz, de modo a poder dar satisfação por nós.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Rm 5:8

Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2Co 5:21

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. Gl 3:13

Um comentário:

  1. CLÓVIS Graça e Paz.Diferente daqueles desvios de Maldições Hereditárias,você acredita em maldição hereditária?

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.