O diagnóstico não surpreende

Não é surpresa que a igreja seja o que é hoje, pois lhe têm sido dados filosofia e entretenimento. Por meio delas, um ministro pode, por enquanto, atrair e segurar uma multidão; mas não pode edificar; a tarefa dos pregadores é edificar, não atrair multidões. Nada edifica a não ser a inadulterada Palavra de Deus. Não há autoridade fora dela; e ela não pode de modo algum ser modificada ou nivelada para se adaptar à moda da ciência moderna, ou a alguns supostos “resultados confirmados da crítica” que está sempre em modificação. É o “eterno Evangelho” e é: a “Eterna Palavra”, a mesma que Paulo e os demais apóstolos pregaram, a mesma Palavra que os Reformadores protestantes pregaram, os Puritanos, e os grandes pregadores de duzentos anos atrás, como também Spurgeon no último século, sem qualquer modificação que fosse. É pelo fato disso ter sido tão amplamente esquecido nos últimos cem anos que as coisas hoje estão como estão.

Martin Lloyd-Jones
In: Jornal “Os Puritanos” Ano III Nº 3

9 comentários:

  1. Graças a Deus por essa palavra profética do Dr. Lloyd Jones!
    Pena que a Igreja prefira atração à pregação verdadeira!
    E olha que até aqui onde moro, eu sei que preferem ser tocados pela palavra de benção do pregador, a ser exortados e edificados pela Palavra.

    http://ministeriocesar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Cesar,

    De fato, eu mesmo prefiro que a Palavra fale bem de mim. Mas ela teima em mostrar a diferença entre mim e o padrão divino de santidade.

    Fiz mais uma visita ao seu blog e me chamou atenção um detalhe. No post sobre a campanha restauração do altar é feito uma referência aos pastores Roberto e Francisca. A AD em Manaus ordena mulheres ao ministério pastoral?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Caro Clóvis,

    Excelente postagem! Lloyd_jones em outra oportunidade comenta se é necessário adaptarmos o evangelho para alcançarmos as pessoas. [http://www.marcossampaio.com.br/2010/04/que-cristianismo-e-esse-meu-deus.html]; penso que precisamos repensar em nossos métodos e voltarmos ao novo (antigo) caminho: às Escrituras. [http://www.marcossampaio.com.br/2010/04/artificios-humanos-e-pregacao-fiel.html]. Que o Senhor tenha misericórdia de nós!

    Um forte abraço,
    Marcos Sampaio

    http://www.marcossampaio.com.br

    ResponderExcluir
  4. A Paz.
    Entrei só pra dar uma olhada e já estou seguindo o blog.
    Apareça lá no "O Pastor" e dê uma olhadinha também.
    PAz.

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz meu irmão.

    Naquele tempo ele já falava nisto, imagine o que ele diria nos dias de hoje.
    Que na minha opinião a coisa piorou mais ainda.

    ResponderExcluir
  6. Evandro,

    Não sei se piorou muito desde Lloyd-Jones. Mas deve estar piorando.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  7. Pastor,

    Dei uma volta lá pelas bandas de seu blog.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  8. Clóvis,
    Gostaria de aprofundar no conhecimento de Deus, com base em teologia reformada. Saberia indicar uma Faculdade ou curso de Teologia a distância com essas carcterísticas?

    Márcio

    ResponderExcluir
  9. Márcio,

    Não sei dizer se é a melhor, mas posso assegurar que é boa: Faculdade Internacional de Teologia Reformada. Mas vale a pena se informar de outras instituições de ensino a distância que sejam reformadas e irmãos podem indicar outras.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.