Responda com doçura e respeito



Há outros, porém, que nunca ouviram nada de semelhante e que estariam totalmente dispostos a aprender, contanto que lhes fosse explicado, ou que tem o espírito tão fraco que não podem captar a doutrina com facilidade. Não se deve nem repreendê-los nem tratá-los rudemente, pelo contrário deve-se instruí-los com amizade e doçura, indicando-lhes causas e razões. Se não conseguirem captar com facilidade, mostrar-se paciente com eles por certo tempo. A esse respeito, Paulo diz (Romanos 15.1 e 14.1): “Acolham com bondade aquele que é fraco na fé”. De igual modo, Pedro (I Pedro 3.15-16): “Estejam sempre prontos a responder a todos aqueles que lhes pedem razões de sua esperança; mas façam isso com doçura e respeito”.

Martinho Lutero
In: Othodoxia

5 comentários:

  1. Mais uma vez, fantástico... ótimmo texto, irmão Clóvis (retirado dos texto de um homem espiritualmente lúcido e sábio a quase 500 anos, historicidade é algo bom, não despresemos aquilo que já foi ensinado).

    Em meu primeiro comentário sobre o 1Tm 2;4, eu elogiei a sua posture em trazer um texto aberto e promover o debate sobre um determinado assunto.

    O texto acima mostra que a sua política de ensino é coerente, histórica e sadia.

    Que Deus de guarde, te livre e faça resplandecer o seu rospo sobre você.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz! Boa decisão esta de lembrar algo da obra do grande servo de Deus, Martinho Lutero. A história mostra que ele não foi tão tolerante assim. Mas devemos desculpá-lo. A época exigia isso.
    Tenho postado alguns estudos sobre Lutero. Convido-te a avaliá-los.
    Toda glória ao nosso Deus!

    ResponderExcluir
  3. Esli,

    .
    Um homem espiritualmente lúcido?!! Tenho sérias dúvidas sobre isso... e veja que a história pode me dar razão...
    .

    ResponderExcluir
  4. Sim Zwinglio... espiritualmente lúcido, as 95 teses são a melhor prova. Isso não faz dele o mais espiritualmente lúcido. Mas foi ele o estopim para a reforma da Igreja. Nas trevas qualquer luz, mesmo de uma vela, vai ilumir.

    Com certeza ele em comparação conosco, era até simples de mais (Calvino da nele de 10 a 0), mas eu e você estamos apoiados em muita coisa que ele disse.

    Acho ele espiritualmente lúcido, por que ouviu a voz de Deus a chama-lo, em detrimento dos tantos outros, maiores e melhores teologos da época.

    Eu quero ser tão lúcido como ele, que sem pensar nas consequências de seus atos, foi a catedral, bateu uns pregos prendendo uns papéis e pois fogo na Igreja.

    Sola gratia explica isso.

    ResponderExcluir
  5. Muito belo e romântico... porém sem rigor histórico...
    .
    Antisemita;
    Alegrou-se com a morte de Zwinglio em Cappel dizendo:o herege, ladrão e rebelde teve o que merecia;
    Defendia a morte dos hereges;
    Gostava das tabernas;
    Meio que mariólatra...
    .
    Esse também era o Lutero...
    .
    Cheio de amor cristão, de piedade, de altruísmo...
    .
    As 95 teses provam a lucidez espirtual de Lutero? E essas coisas?!
    .
    Veja você, antes dele tivemos TOMÁS WYTTENBACH que já pregava contra as indulgências... então, mesmo com as 95 teses, ele não foi tão original assim...

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.