O martírio de Policarpo

Então, Policarpo entrou em uma arena cheia de pessoas enfurecidas. O procônsul romano parecia respeitar a idade do bispo. Como Pilatos, queria evitar uma cena horrível, se fosse possível. Se Policarpo apenas oferecesse um sacrifício, todos poderiam ir para casa.

— Respeito sua idade, velho homem — implorou o procônsul. Jure pela felicidade de César. Mude de idéia. Diga "Fora com os ateus!".

O procônsul obviamente queria que Policarpo salvasse a vida ao separar-se daqueles "ateus", os cristãos. Ele, porém, simplesmente olhou para a multidão zombadora, levantou a mão na direção deles e disse:

— Fora com os ateus!

O procônsul tentou outra vez:

— Faça o juramento e eu o libertarei. Amaldiçõe Cristo!

O bispo se manteve firme.

— Por 86 anos servi a Cristo, e ele nunca me fez qualquer mal. Como poderia blasfemar contra meu Rei, que me salvou?

(...)

O procônsul ordenou que o bispo fosse queimado [23 de fevereiro de 156 d.C.].

Fonte: 100 acontecimentos mais importantes da história do cristianismo

22 comentários:

  1. Clóvis,

    Esse relato foi tirado do "Livro dos Mártires", de John Fox, e continua assim:

    "Policarpo assegurou-lhes que se manteria imóvel na estaca; então, ao contrário do que se costumava fazer, foi apenas atado, e não cravado. Ao acenderem a fogueira as chamas rodearam-lhe o corpo, como um arco, sem tocá-lo. Ordenaram então ao carrasco que o traspassasse com uma espada. Com isto, manou tão grande quantidade de sangue que o fogo apagou-se".

    Sem dúvida esses mártires representam um exemplo a nós cristãos, por isso aprouve a Deus oferecê-los em sacrifício.

    Em Cristo,

    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Olá...

    Lloyd-Jonnes dizia que todo o cristão devia que ler a história dos Mártires, assim seremos animados e conduzidos a manter a fé mesmo em grande adversidades.

    Na paz daquele que a tudo controla.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz! A história de Policarpo é sem dúvida interessante. Todavia entendo já nele uma certa confusão entre conceitos do movimento católico e resíduos da fé cristã autêntica. Há que se lembrar, além disso, que já por esta época a sombra nefasta do falso cristianismo já se vislumbrava no horizonte.

    ResponderExcluir
  4. Voltaire Theologos,

    Quais seriam esses "conceitos do movimento católico" que você percebe na história (ou no martírio) de Policarpo?

    Um abraço,

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  5. Voltaire Theologos,

    Ages como um daquela multidão

    ResponderExcluir
  6. Voltaire Theologos,

    Muito interessante, para não dizer trágico, antes a "moda" era afirmar a partir de Constantino mas visto o absurdo histórico resolvem retroceder alguns séculos quando os últimos contemporâneos dos Apóstolos ainda estavam vivos.

    Para que época irão retroceder quando esgotar a chama desta nova mentira?

    Jamaral

    ResponderExcluir
  7. Voltaire Theologos

    você também encherga o "movimento catolico" na didaque?

    Pedro

    ResponderExcluir
  8. Voltaire, ou você e ingênuo ou e muito malicioso. Você faria este mesmo comentário caso este artigo fosse sobre a Primeira Carta aos Corínitos de São Clemente(3ºbispo de Roma)no ano 90?
    Francisco

    ResponderExcluir
  9. Incrivel! o protestantismo foi refutado um milênio antes de existir!

    ResponderExcluir
  10. Caro Anônimo,

    Onde você viu a refutação do protestantismo no episódio relatado?

    Clóvis

    ResponderExcluir
  11. Você tem razão Clóvis! O Martirio de São Policarpo (Bispo de Esmirna e discípulo do Apóstolo São João ) de fato não refuta todo o protestantismo, somente um importante fundamento que nega a interseção dos santos, pois a Carta da Igreja de Esmirna relata ainda que:

    "Vendo a rixa suscitada pelos judeus, o centurião colocou o corpo no meio e o fez queimar, como era costume. Desse modo, pudemos mais tarde recolher seus ossos [de Policarpo], mais preciosos do que pedras preciosas e mais valiosos do que o ouro, para colocá-lo em lugar conveniente. Quando possível, é aí que o Senhor nos permitirá reunir-nos, na alegria e contentamento, para celebrar o aniversário de seu martírio, em memória daqueles que combateram antes de nós, e para exercitar e preparar aqueles que deverão combater no futuro." (Martírio de Policarpo 18 +- 160 D.C)

    E também:

    "Ignoravam eles que não poderíamos jamais abandonar Cristo, que sofreu pela salvação de todos aqueles que são salvos no mundo, como inocente em favor dos pecadores, nem prestamos culto a outro. Nós o adoramos porque é o Filho de Deus. Quanto aos mártires, nós os amamos justamente como discípulos e imitadores do Senhor, por causa da incomparável devoção que tinham para com seu rei e mestre. Pudéssemos nós também ser seus companheiros e condiscípulos!" (Martírio de Policarpo 17:2 +- 160 D.C).

    Janio

    ResponderExcluir
  12. Janio,

    Já que estamos de acordo que o martírio de Policarpo não refuta TODO o protestantismo, fiquemos com a parte que você acha que é refutada: a intercessão dos santos.

    Fato: Policarpo morreu como testemunho de sua fé, dando um exemplo a ser seguido, de fidelidade ao Senhor.

    Mito: Policarpo está no céu, usando o seu superávit de méritos para interceder pelos cristãos aqui de baixo.

    O martírio dele não prova nada. As citações tampouco. Os textos que você citou, que não tem valor doutrinário, não tratam da intercessão dos santos. O primeiro texto fala de relíquias, algo macabro. O segundo, fala do bom exemplo dos mártires, que devemos seguir, contudo sem adorar outro que não o Senhor Jesus, filho de Deus.

    Onde você viu intercessão de santos mortos em favor de santos vivos, nesses textos?

    Clóvis

    ResponderExcluir
  13. Prezado Clovis,

    Veja como aquela semente rabínica foi bem plantada! O amigo definiu como macabra a guarda de relíquias para posteriormente venerá-las, relíquias equivalentes as panos das vestes de São Paulo por onde Deus operou vários milagres.

    Clovis tenho perguntas!

    Se Deus pode operar milagres através das relíquias dos Santos, por que não pode atender aos pedidos que eles fazem por nós, já que estão na Sua Glória?

    Se não estão em Sua Gloria ou estão apenas "dormindo" aguardando a ressurreição porque os santos clamaram por justiça pelo o sangue derramado?

    O bom ladrão já não desfrutou deste mérito no mesmo dia em que morreu?

    Jesus estaria nos ensinando uma doutrina errada na parábola do pobre Lázaro e do rico?

    E por pertencerem ao corpo de Cristo o que impede a Igreja triunfante de orar pela Igreja militante já que são amigos de Deus e nossos na gloria?

    Estaria a Igreja primitiva dando força a um “mito” guardando como algo valiosíssimo restos mortais de um santo? Estariam contrariando o recente ensinamento dos apóstolos? Estariam desobedecendo a Deus já que o “mito” e uma doutrina existente antes da morte do ultimo apostolo?

    Em Cristo
    Janio

    ResponderExcluir
  14. TODA IGREJA PRIMITIVA REFUTA O IDEAL PROTESTADOR ATÉ A ULTIMA VIRGULA

    ResponderExcluir
  15. Marques,

    Se acreditar nisso te faz sentir-se bem, continue. Mas se não funcionar, antes de ir para a Bíblia para descobrir a verdade, experimente acreditar em duendes, unicórnios e coelhinho da páscoa...

    Em tempo: a igreja primitiva refuta o romanismo até o último ponto final, rsrs.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  16. A fabula não existia! Foi inventada no século XVI, ou melhor, foi condensada neste tempo, pois uniu alguns "duendes, unicórnios e coelhinhos da páscoa" como Ario, Novacio, Nestorio, Montano, Donato, Pedro Valdo, Valter Lollard, Wycliffe, Jan Huss e etc. Como faz bem acreditar na Sagrada Escritura, pois foi a primeira a refutar o espírito protestador, tanto que este espírito só consegue sobreviver a mutilando, perpetuando o legado de Yochanan ben Zakai. Está tudo testemunhado! Na Bíblia na Patrística na historia e se preferir desenhado nas catacumbas, o resto e influencia para Dan Brown...

    ResponderExcluir
  17. O PRÓPRIO PROTESTANTISMO O REFUTA, POIS O RESULTADO DA REVOLTA PROTESTADORA TEM EM SUA LÓGICA QUE UM MAIS UM E IGUAL OU MAIOR A SESSENTA MIL “VERDADES” DISCORDANTES E MUITAS VEZES HOSTIS ENTRE SI.

    ResponderExcluir
  18. POxa recomendo ler a coleçao patristica toda, com a benção de deus eu consegui compra-lá =).. Ai vcs veram toda a doutrina correta.. obs: eles naõ tomvam um biblia na mão e saia maldizendo os outros apenas mostravm a verdadeira doutrina de cristo. que hoje protestante querenDo ou nao e a igreja catolica a mesma igreja de policarpo, onde inacio diz "onde estiver cristo ali estara a igreja catolica" onde irineu tmbem relata A suseçao apotolica. E fasso minha as paalavrs do MARQUES: "TODA IGREJA PRIMITIVA REFUTA O IDEAL PROTESTADOR ATÉ A ULTIMA VIRGULA" E FALAR QUE A IGREJA PRIMITIVA NAUM E A IGREJA CATOLICA.. E O CUMULO DA CEGUERA.. FALA QUE A SÉ DE ROMA E A IGREJA DE CONSTANTINO AI SINTO MUITO MAIS E O CUMULO DA BURRICE..POXA E FALA QUE UMA PESSOA ABENÇOADA COMO POLICARPO NÃO PODE ENTERCEDER POR NÓS AGORA QUE ESTA NA GLORIA DE DEUS! O arcanjo Rafael diz a Tobias: "Quando rezavas com lágrimas, e sepultavas os mortos, eu oferecia tua oração a Deus" (Tob. 7, 12) SE NAÕ ME ENGANO ESSE VERSICULO FOI TIRADO DA BIBLIA PROTESTANTE PRA TENTAR MANTER A MENTIRA DO NOSSO AMIGO CLOVIS...

    ResponderExcluir
  19. Anônimo romanista,

    Muito obrigado pela recomendação. Se Deus me der graça, lerei a coleção patrística sim. Pois embora você possa não saber, não desprezamos os pais da igreja, embora o tenhamos como falíveis.

    Sobre o versículo que supostamente "foi tirado" da "Bíblia Protestante", o correto é afirmar que os livros deuterocanônicos, como a ICAR chama, foram acrescentados ao Antigo Testamento. Confira com qualquer judeu como é o Cânon hebraico e ele lhe apresentará os mesmos livros do cânon protestante do AT, nenhum a mais.

    E a propósito: antes de vir falar em "cúmulo da burrice", que tal aprender a escrever?

    Clóvis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. [... os livros deuterocanônicos, como a ICAR chama, foram acrescentados ao Antigo Testamento ...]

      Olhem isto! São mentiras como estas que fazem as pessoas largarem o protestantismo e voltarem para ICAR.

      [... Confira com qualquer judeu como é o Cânon hebraico e ele lhe apresentará os mesmos livros do cânon protestante do AT, nenhum a mais...]

      Isto e um grande absurdo! Alegar ser cristão e recorrer a o endosso dos fariseus pós-destruição do templo, em um concílio judaico nacionalista onde uma das preocupações era combater os seguidores de Jesus, realmente, e preciso um motivo muito macabro como, por exemplo, a necessidade dar sustento a doutrinas pessoais. Graças a Deus ainda não conseguiram transformar a carta de Tiago em palha...

      Excluir
  20. Adriano


    Você críticou mais em nenhum momento fundamentou sua resposta mostrando qual seria o erro assim fica fácil não concorda?



    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este e o erro: [... os livros deuterocanônicos, como a ICAR chama, foram acrescentados ao Antigo Testamento ...]

      E para piorar: [... Confira com qualquer judeu como é o Cânon hebraico e ele lhe apresentará os mesmos livros do cânon protestante do AT, nenhum a mais...]

      Os judeus (exceto alexandrinos e etíopes) vão evidentemente apresentar o cânon hebraico aprovado no concílio de Jâmnia (final do século I) afinal esta escola foi base do judaísmo rabínico de hoje.

      Os fariseus preocupados em combater o cristianismo que se tornava mais popular entre o povo, bem como a leitura das cartas apostólicas, definiram politicamente como sagrados somente os livros escritos na Terra Santa, somente em hebraico e antes de Esdras.

      Também até o fim do século I, o judaísmo não havia definido seu cânon e a tradução grega era bem difundida em todas as comunidades judaicas, sendo esta versão a mais utilizada pelos apóstolos, inclusive ao escrever o novo testamento.

      Agora por curiosidade, Lutero não sabia disto?

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.