Leia o primeiro artigo da série: 1. O direito de Deus de condenar todas as pessoas
Leia o artigo anterior: 4. Uma dupla resposta ao evangelho
Leia o próximo artigo da série: 6. Decreto eterno de Deus
Decididamente o calvinismo não goza de popularidade entre o povo de Deus. Ele soa e de fato é ofensivo a muitas pessoas que se sentem compel...
"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott
Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.
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Um erro comum dos críticos do calvinismo é presumir que há uma simetria entre eleição e reprovação, quanto às causas da resposta à fé. Ignoram eles que as causas da aceitação do evangelho estão todas em Deus, enquanto que as causas da rejeição é totalmente humana.
ResponderExcluirNão que os vasos eleitos tenham sido feitos de um barro de qualidade superior ao barro usado para fabricaro os vasos de ira. A massa é a mesma, segundo a Bíblia.
Também não acontece de todos serem potencialmente capazes de crer, e que o réprobos teriam essa capacidade bloqueada por uma ação divina. Deus não barra ninguém à porta. Ocorre que ninguém, eleito ou réprobo quer ou é capaz de crer, assim, antes aos reclames do evangelho, permanecem surdos e chafurdam no pecado.
Aí é que entra a graça diferenciadora de Deus, que muda a natureza e dá a fé aos eleitos, para que creiam e crendo sejam salvos.
Por isso que a oferta do evangelho produz dois tipos de resposta, sendo que os que dizem sim não tem do que se orgulhar, pois foram levados a isso pela graça, e os que dizem não não tem do que reclamar, pois recebem os que suas obras bem merecem.
Em Cristo,
Clóvis
Clóvis... posta os cânones de Dort.
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