Sete águas, sete erros


O vídeo no final foi produzido pela Nani, para denunciar mais uma prática supersticiosa da Igreja Universal do Reino de Deus. Veja quantos erros os marketeiros da IURD conseguem cometer em apenas 1 minuto:

Erro 1: Negam a suficiência das Escrituras. Uma prática é supersticiosa quando não é apoiada nas Escrituras. Deus ordenou aos povo de Israel e serve para nós "não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações os seus deuses, do mesmo modo também farei eu. Assim não farás ao Senhor, teu Deus, porque tudo o que é abominável ao Senhor e que ele aborrece fizeram eles a seus deuses" (Dt 12:30-31), estabelecendo a regra "tudo o que eu te ordeno observarás; nada lhe acrescentarás nem diminuirás" (Dt 12:32). E definitivamente Deus não ordenou realizar banhos rituais com água de sete fontes diferentes.

Erro 2: Negam o poder purificador da Palavra de Deus. Jesus disse "vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado" (Jo 15:3). E anteriormente ele havia dito "aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos" (Jo 13:10). Logo, é um erro querer lavar espiritualmente aqueles que já foram lavados pela Palavra dita por Jesus, que só precisam de higiene corporal.

Erro 3: Negam a eficácia do sangue de Cristo. Os crentes não são purificados pela água, mas "com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (1Pe 1:19) pois "o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (1Jo 1:7). Banhos rituais são "obras mortas", das quais o "o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências" (Hb 9:14). Oferecer banhos rituais de purificação não é um ato de fé, como afirma a IURD, mas um ato contra a fé na eficácia do sangue de Jesus, e isto não passa de heresia da pior espécie.

Erro 4:
Atribuem poderes a elemento da natureza, e isso é animismo, a mais primitiva forma de idolatria. Todo o poder é de Deus e Ele opera de forma imediata (sem usar meios) ou mediante um servo seu, nunca através de objetos animados. O uso de objetos animados (dotados de princípio vital ou energias) no culto é prática supersticiosa, e a Bíblia condena todo tipo de superstição.

Erro 5: Praticam numerologia. A ênfase no número sete revela um apelo à práticas esotéricas associadas a números. A preocupação com números, marca registrada da Cabala, é tanta que para fechar em sete colocaram até "água do filtro".

Erro 6:
A descaracterização da fé. Chamam o banho ritual das sete águas de um ato de fé, mas isso não é fé de forma alguma, é mera superstição. Fé tem como objeto a pessoa de Jesus Cristo e visa "a conservação da alma" (Hb 10:39). "Crê no Senhor Jesus e será salvo" (At 16:31) é o verdadeiro ato de fé. Esse ato de fé determina uma vida liberta e santificada, sem necessidade de banhos rituais.

Erro 7: O plágio descarado de uma sensitiva. Isso mesmo, se você achou que a IURD inventou esse tal banho das sete águas, se enganou. Ela apenas copiou da sensitiva Márcia Fernandes, cuja "avó paterna se comunicava mediunicamente com a própria mãe" e "seu pai trabalhava em Centros Kardecistas, incorporando médicos e trabalhando com exorcismos". Por isso, "ainda criança, Márcia começou a se comunicar com espíritos escutando e transmitindo recados de desencarnados da família para os parentes mais próximos" tendo como "um de seus mentores é o Dr. Bezerra de Menezes". É com esse currículo é que ela prescreve "O banho das sete águas" e convence os iurdianos a adotá-lo.

Misericórdia, Senhor!



20 comentários:

  1. O povo quer saber porque todo pastor da IURD imita a voz rouca e insuportavel do Macedão? Será encosto?

    Assisti esse négocio do banho das 7 aguas ao vivo, e só não chutei a tv porque o prejuizo iria ser meu.

    ResponderExcluir
  2. Ednaldo,

    Deve haver um curso para isso. Pois de todo pastor iurdiano se pode dizer: tua fala te denuncia!

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Realmente e sinceramente, não sei como era a IURD no inicio. Se era realmente uma igreja séria, e depois se desviou totalmente, ou se sempre foi podre assim.
    Já passou da hora dela mudar de nome, e tirar o "Igreja" e o "de Deus". O melhor (e mais coerente) seria "Reino da Universal".
    Mas, se quiser usar ainda o "IURD", poderiam mudar para "Instituição Universal dos Rituais e Despachos".
    Sim, estou revoltado...

    ResponderExcluir
  4. Clóvis,

    Corrige o título, está sete água, acho que são sete águas.

    Sobre a IURD, sem comentários: seita que envergonha o Evangelho de Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,

    Achei um site de Videos e blog sensacional

    Tem vídeos de vários cantores Cristãos; Mensagens nacionais e Internacionais com Legendas.
    Participe, sugira vídeos,(podem ser os seus) comente os Artigos, envie os seus .
    Participe, vai lá e comprove.
    http://palavraevida.webtvbr.com
    palavra e Vida

    ResponderExcluir
  6. Ola a todos,
    ainda fico com o Sábio Gamaliel,
    Se não for de Deus não prospera,
    Lamento que a esta altuar ainda estejamos com o mesmo pensamento chamando a Igreja Universal de Seita.
    Sou menbro da Assembléia de Deus em Bonsucesso
    reconheço alguns exageros, porem não quero pecar e emitir julgamentos que só cabem a Deus

    As almas, o Reino e a Glória de Deus é que são importantes.
    Vejo muitas denominaçãos encolhendo e as que são os alvos de críticas crescendo, ganhando o mundo.
    Vide Universal, Nova Vida, Renascer, Igreja da Graça e tantas outras.
    A pergunta é e aqueles que criticam o que estão fazendo para a expansão do Reino?
    Meu caso é simples o tempo deve ser gasto conquistando almas .

    Carlos Duarte

    ResponderExcluir
  7. Caro Carlos,

    Já que você defende a Universal e me condena por chamá-la de seita, além de dizer que Gamaliel era sábio, recomendo a leitura do seguinte post:

    http://www.genizahvirtual.com/2009/09/o-conselho-de-gamaliel-representa-o.html

    Afinal, Gamaliel é tão sábio que se tornou um apóstolo de Cristo...e o islamismo está aí, mostrando que é de Deus, afinal dura há tanto tempo e é maior que as igrejas evangélicas todas reunidas...

    ResponderExcluir
  8. Caro Carlos,

    A todas as coisas não devemos examinar (julgar)?

    "Examinai tudo. Retende o bem." (I Tessalonicenses 5:21)

    Como não julgar? Nosso julgamento não é justo? Não é justo julgar a luz do Evangelho verdadeiro?

    "Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?" (I Coríntios 6:2)

    Não reconheço o EUvangelho pregado na IURD, assim como nas suas concorrentes (Renascer, Nova Vida, etc...) como o verdadeiro Evangelho! É uma mensagem diluída, açucarada, de conveniência! Outro "evangelho", portanto maldito! (Gálatas 1:8)

    As pessoas que buscam instituições como a IURD, Renascer, etc... Não buscam o Deus verdadeiro!
    Só buscam um lenitivo, um entorpecimento para suas dores, uma positivação dos seus saldos bancários... É uma fé paracetamol: "Cura minha dor e acabou!". Não inteiramente por culpa delas, mas porque são conduzidas a este tipo de fé...

    Em Cristo

    André Amorim

    http://twitter.com/amorimcoelho

    ResponderExcluir
  9. Este assunto sobre a IURD e suas praticas diabolicas nao deve ser tratado com atitude temerosa, mas a verdadeira Igreja de Deus, lavada no sangue de Cristo deve ter a coragem de denunciar esses impostores malditos, que usam a religiao para enganar milhares de cegos.
    Se nao podemos denunciar o erro por medo de fazer julgamento errado, o que dizer dos reformadores ? Deveriam ficar calados diante de uma Igreja apostata e indecente como a Igreja Romana ?
    Concordo com os irmaos Andre Amorim, Helder, Clovis, Neto e Ednaldo.

    Paz a todos

    ResponderExcluir
  10. Olá Clóvis!!!

    Eu sepre que estou de bobeira paro na programação da IURD, para ver qual a heresia da vez, ou quem sabe um milagre, o abandono da IURD á praticas hereticas e misticas!

    Infelizmente, cada dia que passa a coisa piora!
    Eu assisti este, não entendo aonde está a cabeça deste povo!

    Outro dia era uma campanha dos curriculos consagrados....

    Lamentável!!!!

    EU NÃO CONSIDERO IURD IGREJA (DENOMIN.) DE CRISTO, NEM EDIR MACEDO HOMEM DE DEUS!

    Paz!

    ResponderExcluir
  11. Carlos,

    Reconheço que temos que ser cuidadosos ao enquadrar uma denominação como seita herética. Não podemos fazer isso ao nosso bel prazer, devemos adotar critérios para isso.

    Só para lhe dar alguns exemplos, não considero, pelo menos até uma avaliação mais conclusiva, a Congregação Cristã e a Igreja Local como seita, embora sejam irmãos problemáticos.

    Porém, a IURD não escapa da classificação, se considerarmos "o conjunto da obra". A pregação e a prática religiosa da IURD atentam contra a sã doutrina de forma contundente.

    Porém, ressalve-se ainda, que apesar de considerar a IURD uma seita e seus líderes heresiarcas, não nego que hajam salvos por Cristo servindo a Deus lá. Mesmo assim, minha mensagem para esses irmãos é "sai dela, povo meu".

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  12. Carlos,

    Quero ainda comentar as seguintes afirmações suas:

    "A pergunta é e aqueles que criticam o que estão fazendo para a expansão do Reino? Meu caso é simples o tempo deve ser gasto conquistando almas."

    Há várias premissas erradas na sua afirmação. A primeira é que esforço evangelístico justifica desvio doutrinário. À igreja de Éfeso, com toda a sua operosidade, o Senhor repreendeu e mandou voltar ao ponto onde caiu.

    Outra é o pragmatismo, segundo o qual, se algo funciona então é verdadeiro. Mas a verdade não é estabelecida pelos resultados produzidos, e sim pela conformidade bíblica. Do contrário, deveríamos proclamar que Alá é Deus e Maomé o seu profeta. Ou virar tejotas.

    Em terceiro lugar, não temos que "conquistar almas". Temos que pregar o evangelho, o evangelho da glória de Deus. Entupir templos de gente que não ouviram e não creram no evangelho é apresentar um atalho para o inferno. No final, seremos avaliados quanto à nossa fidelidade, não quanto ao número de adeptos ao nosso sistema.

    Finalmente, subjaz no seu julgamento (sim, você critica os que julgam a IURD fazendo um juízo deles) que são inoperantes no reino. Mas, seu julgamento é pior, pois o julgamento sobre a IURD foi feito sobre fatos conhecidos e notórios, divulgados por ela própria. Já o seu julgamento é baseado num preconceito, o de que quem critica a IURD não prega o evangelho.

    Enfim...

    Clóvis

    ResponderExcluir
  13. IURD E O BANHO DAS SETE AGUAS
    HAJA MOLECAGEM!

    A falta de sinceridade na vida espiritual leva os espertalhões a adotarem práticas que são comum no mundo dominado pelo inimigo de nossas almas, Satanás. O Rio Ganges na Índia possui um grande valor espiritual, para os adeptos do hinduísmo, que tomam banho nas suas águas, crendo que o rio possui a capacidade de purificá-los de todos os pecados. Pessoas idosas vão ali para morrer, pois se falece nesse local sagrado, o seu ciclo de reencarnações termina, ficando livre da Roda de Samsara, conforme prega o hinduísmo. Nas águas do Ganges, milhões de pessoas fazem o ritual de purificação. Sendo, sem dúvida, um dos maiores centros de peregrinação do mundo, principalmente durante o festival religioso Ardh Kumbh Mela, quando as estradas ficam apinhadas de peregrinos.

    Os animadores de auditório da IURD anunciam mais uma novidade para o próximo domingo, 11 de outubro de 2009. É o BANHO DAS SETE AGUAS, mais um produto das EMPREJAS IURD S/A para os seus acionistas. O banho será usado para aumentar o desempenho espiritual daqueles que se submeterem a ritual da águas. JESUS já não resolve mais, e aí é preciso arranjar um paliativo para minimizar o sofrimento e as tristezas do povão que anda desconfiado com o cristianismo Bíblico, ensinado e pregado pelos Apóstolos de Cristo. É o vale tudo para substituir o sacrificio da cruz já que poucos acreditam que ele tem efeito na vida do cidadão e como os picaretas sabem disto não falta criatividade para suprir as carências espirituais do cidadão.

    Picaretagem e pilantragem parecem não ter limites para IURD e seus curandeiros, quando se pensa que chegaram ao extremo ele aparecem com as suas novidades diabólicas para dar continuidade no projeto de enganarem e roubarem a fé do povo. Desculpem, mas é muita safadeza dentro de um local que os seus líderes afirmam ser uma igreja evangélica, é muita molecagem afrontando até fé e os princípios cristãos. Lamentavelmente a liberdade religiosa no Brasil permite que este tipo de molecagem religiosa seja praticada sem que seus praticantes sejam incomodados ou questionados nas suas praticas e pretensões.

    O Banho das Sete Águas segundo os “PAI DE SANTO” da IURD - Igreja Universal do Reino do Edir Maiscedo - serve como materialização da fé, para a purificação dos pecados do povão. Pai de Santo sim, pois um homem segundo o coração de Deus jamais trapacearia de forma tão escrachada com a fé do povo que muitas vezes, infantilmente, entram nos templos da IURD em busca da verdade. Estes agentes do Diabo estão ludibriando a fé dos menos esclarecidos com uma religiosidade perversa e dependente de atitudes baixas e sem qualquer amparo nas Escrituras, além de ser uma mentira deslavada e criminosa que causa danos irreparáveis ao cristianismo e a alma das pessoas. Alma que aliás, pouco importa para os falsários da IURD, até porque eles estão mesmo é preocupados com o bolso de suas vítimas e não com o coração ou a alma.

    É notório a cara de pau dos apresentadores tentando mostrar os ganhos de quem se submeter as baixarias ali instituídas como praticas religiosas, eles não tem e não conhecem o que é pudor, subvertem a ética e a verdade para alcançarem a qualquer custo os seus desejos e a de seus lideres. A imoralidade religiosa é notória, a falta de caráter é outra coisa que fica evidente, no entanto sobram engodo e mentiras naquilo que chamam de cristianismo. É muita BURRICE de uma pessoa acreditar que a formula abaixo pode lhe trazer algum benefício, seja lá em que área for. É a cultura do povo buscando no materialismo religioso formas de facilitar a vida eliminando os sofrimentos e as lutas inerentes de nossa passagem por este mundo. Veja o absurdo e a molecagem:

    Continua...

    ResponderExcluir
  14. Continuação...

    • 1 copo de água do mar;
    • 1 copo de água do rio;
    • 1 copo de água do lago;
    • 1 copo de água da cachoeira;
    • 1 copo de água da chuva;
    • 1 copo de água da bica;
    • 1 copo de água da torneira.

    Não foi sem razão que Paulo recomendou aos cristãos cuidados redobrados contra os falsos pregadores, que como no passado, hoje estariam fazendo qualquer coisa para roubar a fé do povo. Ele escreve: “TENDE CUIDADO PARA QUE NINGUÉM VOS FAÇA PRESA SUA, POR MEIO DE FILOSOFIAS, ENGANOS E VÃS SUTILEZAS, SEGUNDO A TRADIÇÃO DE HOMENS, SEGUNDO OS RUDIMENTOS DESTE MUNDO, E NÃO SEGUNDO CRISTO” - Colossenses 2:8, o que equivale dizer que qualquer coisa que viola os ensinos Bíblicos é fraude, portando crime contra a fé cristã. É digno de dó ver como pessoas humildes estão sendo surrupiadas nas suas intenções e nas suas necessidades espirituais por pessoas inescrupulosas e sem amor ao próximo, que usam o evangelho como instrumento de levantamento de fundos financeiros para a concepção de seus projetos e de suas maluquices religiosas. Estão passando literalmente por cima da Bíblia, conduzindo o povo a um cristianismo dependente de novidades criadas e estruturadas nas oficinas do inferno, colocadas como aprovadas por Deus para enganar literalmente a mente dos desesperados. O que fica evidente é que por Jesus não estar fazendo efeito na vida destas pessoas que recorrem a estes artifícios eles optam em se banhar no que vier para verem os seus sofrimentos amenizados, com isto o vazio do coração continua crescendo... Enganados e felizes, é este o sentimento das pessoas que freqüentam estes terreiros na busca de alento para as suas doenças da lama e do coração sem perceberem a armadilha em que estão entrando.

    Ou nós que defendemos um cristianismo verdadeiro acordamos e lutamos contra estes desmandos ou seremos condenados por omissão, uma vez que sabemos, pelo conhecimento que temos das Escrituras, que tudo isto não passa de trapaça e de engodo religioso.

    Carlos Roberto Martins de Souza
    crms2casa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Dá-lhe Clóvis!
    Acorda povo!
    Abandonem o conselho de Gamaliel!
    Defendam a Verdade!
    ACORDA POVO!!!! AS COISAS NÃO ESTÃO BEM! O EVANGELHO NÃO É CONHECIDO PELA GIGANTESCA MAIORIA DO POVO "GOSPEL" BRASILEIRO! MULTIDÕES NÃO CONHECEM A VERDADE, E PENSAM QUE SERVEM A CRISTO!

    ACORDEM!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Marcia,

    Obrigado por aparecer e comentar. E com propriedade.

    Então, quando a gente pensa que em matéria de superstição a IURD chegou ao fundo do poço, eles descobrem o Pre-Sal.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  17. Carlos,

    Concordo com suas firmes palavras de que devemos condenar o erro iurdiano (e outros que por aó há), sob pena de omissão culposa.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  18. as pessoas se esquecem da principal funçao da biblia, q e de nos ensinar a viver uma vida plena q Deus quer q vivemos, outra, a q a maior mensagem Dela e q nos preparemos pro principal acontecimento mundial q e a volta de Cristo em todo o poder e grande gloria, o inimigo ta ai pra nos tirar a atençao com fundamentos vaos, e pela falta de conhecimento da natureza de Cristo, acabam acreditando em qualquer coisa q os fala.

    ResponderExcluir
  19. SOU DA IURD MINHA RESPOSTA AO BLOG!!!

    http://servosdoreino.blogspot.com.br/2013/07/sete-aguas-sete-erros-resposta-ao-blog.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Servos,

      Obrigado pela consideração da resposta e a indicação. Irei ler com interesse.

      Em Cristo,

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.