Promessa a miseráveis

Ensinados pelos preceitos acerca da vontade de Deus, somos advertidos de nossa miséria, nós que, de todo o coração, dela tanto discrepamos. Ao mesmo tempo, somos instigados a invocar-lhe o Espírito, por quem somos dirigidos pelo reto caminho. No entanto, uma vez que nossa displicência não é suficientemente acicatada pelos preceitos, acrescentam-se as promessas para que, por um certo dulçor, a seu amor nos aliciam.

João Calvino
In: Institutas da Religião Cristã

2 comentários:

  1. Clóvis,

    Se existisse uma forma de aproveitar elementos do calvinismo e armenianismo, acredito que seria onde eu melhor me definiria. Digo isto, porque sinceramente tenho simpatias e dificuldades em alguns pontos de ambas as escolas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Juber,

    Que bom que apareceu!

    Eu não tenho dificuldades com o arminianismo. Mas tenho com o calvinismo.

    O que embotece o debate entre os dois sistemas é que ele gira em torno dos adjetivos e não dos substantivos, segundo o Packer, e eu concordo.

    Talvez se aprendêssemos a discutir a eleição, a redenção e a chamada sem os qualificativos de parte a parte, compreenderíamos mais biblicamente essas questões.

    Mas aí seríamos todos calvinista (rsrsrsrsrs, essa última parte foi maldade mesmo).

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.