Retete formalista?

Por mais contraditório que seja, o reteté é uma espécie de formalismo! Sim, formalismo puro! Os cultos do reteté são tão previsíveis, que você verá as mesmas manifestações bizarras em Manaus ou Porto Alegre. Nesses “cultos” você ouvirá os mesmo clichês, as mesmas formas de pregação, os mesmos temas e até a mesma indumentária dos pregadores. É um imitando o outro, pessoas que negam sua personalidade.

Gutierres Siqueira
In: Formalismo, mero formalismo

12 comentários:

  1. A Paz do Senhor Jesus Cristo!

    Recebi recentemente com alegria o selo ‘Olha que Blog Maneiro’. E como uma das regras após recebê-lo, eu teria que indicar outros 10 blogs da minha preferência para que fossem agraciados com o mesmo selo. Daí, estou passando para dizer que indiquei o seu blog para receber este mesmo selo.
    Assim, caso você queira, o selo e as regras estão no meu blog.
    Que o Senhor Jesus continue te abençoando!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ola A todos

    encontrei um site com uma proposta muito interessante sobre internet TV.

    Vamos aceitar ou reagir?

    Assistam ao vídeo no youtube
    http://www.youtube.com/watch?v=zuN0JUAGV6o

    A Paz

    Carlos Duarte

    ResponderExcluir
  3. O duro que é mesmo Uai...heheheheheh me lembro que alguns meses atrás fomos convidados para louvar ao Senhor numa cidade do interior de Minas...Na hora da pregação, tive a infelicidade de ouvir o pregador dizer que o negócio dele já era ir logo pro (reteté) dando a entender que pouco importava o que ia ser dito o importante era "Deus" operar"
    Chegou a rotular irmãos que não entraram no seu "mistério" de "etiquetados" ou "crentes de "etiqueta" indiretamente é claro...
    Enfim meu irmão o négócio é sério.

    "Oh! meu Deus reaviva tua igreja de novo, faz a chama arder neste povo, começando em meu coração"

    Soli deo gloria

    ResponderExcluir
  4. Aldair,

    Sou do meio pentecostal, graças. Então vivo bem esse negócio de "ter que levantar as mãos", dizer "glória Deus" e etc, sob pena de parecer frio.

    Se formalismo é seguir uma forma pré-estabelecida da qual não se pode fugir, então o culto pentecostal tende a ser formalista. Por outro lado, esse negócio de retetê, então, é tudo muito parecido. E pior: parecido inclusive com rituais de terreiros... é, já comparei uns videos no YouTube sobre isso, e se não fosse pelas vestes não se distinguia um de outro.

    Misericórdia!

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  5. A paz amados,bom dia !

    Eu venho do espiritismo, e fico demasiadamente triste, quando vejo esses "retetés" dentro das chamadas igrejas do Senhor, eu dou glórias, aleluas, adorando e glorifacando ao meu Deus com amor e fervor nos cultos, mas não aceito esse tipo de unção e poder reteté nunca, me descupem aqueles que gostam mas,... mais parece com o centro de macumba que eu frequentava quando menina, então se o Senhor me libertou, me fez nova criatura, eu não quero jamais voltar a fazer esses tipos de rituais, meu Deus não gostaria eu sei disso, em romanos 12 diz que apresentemos nosso corpo em sacrifício vivo, santo, e agradavel a Deus que é o nosso culto racional, e pra mim esse tipo de culto, ou ritual não é racional. Eu jamais participaria de um culto desse tipo, me levantaria e me retiraria desse lugar com certeza. "Sou etiquetada" então...kkkkkkkkk. Graças a Deus, hóo glórias aleluais ao meu Deus, que me libertou dos demônios dos rituais retetés.

    ResponderExcluir
  6. Angélica,

    Concordo com você. Nosso culto deve ser racional.

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  7. Graça e Paz de Nosso Senhor Jesus seja convosco.
    Aqui na Bahia, onde o candomblé e o sincretismo religioso são muito influentes, essas manifestações ditas "do espírito" são muito comuns e me enchem de tristeza.
    É preocupante ver o inimigo de nossas almas agindo de forma tão intensa na vida das pessoas dentro das igrejas e as afastando do principal dom que Nosso Senhor nos deixou,e que devemos perseguir, o AMOR.
    Todos querem dons, mas poucos buscam os frutos do Espírito.
    Que as misericórdias de Deus se renovem em nossas vidas, a cada amanhecer.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Lúcio,

    Realmente, a ênfase nos dons quando associada à negligência do fruto do Espírito pode levar a uma espiritualidade superficial, que impressiona pelo barulho mas produz resultados pífios na vida prática.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  9. Velho, eu tenho temor demais a Deus disso, e acho que você deveria assim como qualquer um deveria ter, isso é algo espiritual, e muita coisa acontece nas regiões celestiais, onde somente com os olhos da Fé e do Espirito conseguimos perceber, assim como não vemos o vento, nem sabemos de onde vem e para onde vai, mas sabemos que ele existe pois se manifesta... Tenha temor de criticar e até de ter algum juizo de valor a respeito a essas manifestações sobrenaturais...

    Mensageiro de Deus...

    ResponderExcluir
  10. Anonimo,

    O Clóvis tem temor. Por isso ele denuncia essas coisas.

    Seja sincero: Se essas manifestações são do Espirito Santo, e devemos reverencia-lo, teme-lo e respeitá-lo, porque chamam de "retété"? Contraditório não?

    Além disso, eu creio que o Clóvis tem mais temor à Deus do que os praticantes do retété.

    Um abraço, Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Estamos vivendo momentos onde a igreja necessita estar com os joelhos dobrados no altar e não correndo atrás de modismos, o alvo da igreja tem que ser almas para que o número dos redimidos se complete para que o reino de Deus venha até nós. Amados o Espírito Santo é manso e nos dá dons para que a igreja seja edificada e não se corrompa, mas tudo com e decência e ordem I cor.14:40. A maturidade cristã vem quando nós dedicamos a crescer no conhecimento da palavra de Deus, que é o nosso manual para que não venhamos a distorcer os ensinamentos BIBLÍCOS. Conhecereis a verdede e a verdade vós libertará João 8:32

    ResponderExcluir
  12. A Ultima mensagedeste link foi enviada pelo pastor Luiz Antônio de Minas Gerais- CONTAGEM 09/09/2010

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.