As incoerências arminianas - 1

O arminianismo é indiscutivelmente o sistema soteriológico mais popular. Mas isso não se deve nem a um pretenso embasamento bíblico e menos ainda à consistência lógica. Pois como sistema, o arminianismo manca e faz água por todos os lados. Abordarei aqui algumas dessas incoerências, registrando porém que dou graças a Deus pelo fato dos arminianos conviverem bem com essa incoerência, pos o arminianismo levado às últimas consequencias lógicas descamba na heresia.

A primeira incoerência é a relação entre eleição condicional e a fé como dom de Deus. Segundo o arminianismo, "Deus... determinou salvar, de entre a raça humana que tinha caído no pecado - em Cristo, por causa de Cristo e através de Cristo - aqueles que pela graça do Santo Espírito, crerem neste Seu Filho". Em outras palavras, Deus escolheu aqueles que Ele previu iriam crer e perseverar. Porém, os arminianos crêem também que a fé é um dom de Deus. Então temos uma das duas alternativas seguintes:

a) Deus dá a fé a todos. Então todos seriam eleitos e por conseguinte salvos. O resultado é o universalismo.

b) Deus não dá a fé a todos. Então apenas aqueles a quem Ele dá a fé são eleitos e as objeções apresentadas contra o calvinismo são aplicáveis ao arminianismo.

Pense nisso, e até a próxima incoerência...

25 comentários:

  1. o arminianismo levado às últimas consequencias lógicas descamba na heresia.

    A mesma coisa não valeria para o calvinismo?

    ResponderExcluir
  2. Roger,

    Acho que não, mas você poderia colocar alguma coisa para pensarmos.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. O Pr. Cleber, que continua com problemas para postar aqui, respondeu sobre o post acima:

    Clóvis,
    vi que vc publicou algo sobre incoerencias arminianas (como tinhas dito q faria).

    Mas qdo te questionei no passado eu me referia a coerência dos 5 pontos entre si.

    Como eu disse lá naquele post vejos os 5 pontos arminianos coerentes entre si e vejo os 5 pontos calvinistas coerentes entre si.

    Isso não quer dizer que acho o calvinismo coerente no todo, mas os 5 pontos fazem sentido.

    Só me tira uma dúvida: Falando apenas dos 5 pontos arminianos, vc os acha incoerentes entre si?

    Cleber

    ResponderExcluir
  4. Pr. Cleber,

    O irmão disse que se "referia a coerência dos 5 pontos entre si". Permita-me perguntar:

    a) O irmão considera arminianismo apenas os "Cinco Artigos da Remonstrância"?

    b) Ou o irmão o irmão considera que o arminianismo só é coerente dentro dos "cinco pontos"?

    Na seqüência das postagens o irmão verá respondida a sua pergunta sobre se eu vejo os cinco pontos como incoerentes.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  5. 1) "Ele previu iriam crêr e perseverar".

    Qual a diferença entre prever e determinar? Não entendo a dificuldade em aceitar a predestinação. Ou aquilo que está previsto pode ser alterado?

    2) Não seria um princípio de salvação por obras, se Deus salvar somente alguns que Ele previu ter alguma coisa em esepcial? Ou a fé é um dom ou uma conquista pessoal?

    Abçs,
    Daniel

    ResponderExcluir
  6. A parte da Bíblia Sagrada ainda estou para conhecer um sistema qualquer (seja teológico, filosófico, político ou econômico) que levado às últimas conseqüências lógicas não descambe em heresia. Por quê?

    1) Tudo dependeria da interpretação desse sistema (que dependeria de uma autoridade credenciada para dizer se o sistema está sendo corretamente interpretado ou não). Então ficaria a pergunta de qual autoridade seria de fato credenciada por responder por tal sistema, o que muitas vezes é difícil, se não impossível de se dizer. Ou seja, nossa lógica é falha na interpretação de qualquer sistema.

    2)Nossa lógica também é falha na elaboração deles (os sistemas). Seja Orígenes, Agostinho, Tomás, Lutero, Calvino ou Armínio. Sempre haverá furos, que farão que águas vazem. (Talvez alguns sistemas sejam, de fato melhores do que outros - e algumas vezes é justamente aí que se encontra o perigo).

    3)O calvinismo não apregoa, por exemplo, que uns já estão pré-destinados para serem salvos? Isso não significaria, levado às últimas conseqüências "lógicas", uma espécie de destino (obra do destino) ou sina, ou para usar um termo mais exato: fatalismo ou determinismo? Esse determinismo não se aproximaria mais de outras linhas religiosas (hereges) e estaria claramente contra as doutrinas judáico-cristã onde Deus desde o início cria um homem à sua imagem, livre e capaz de escolher seus próprios caminhos?

    Enfim prefiro não levar nada às últimas conseqüências lógicas... me bastaria se conseguisse fazer isso com as sagradas letras, mas ainda chegaremos lá! Se bem que o Pai, antes disso, quando já estamos chegando perto, já nos mostra que a Lógica dEle é bem outra!...

    Um caloroso abraço, e obrigado por esse seu espaço,

    Roger
    PS - a propósito da palavra verificadora, lá no Teologia Livre não temos problemas de Spams, ainda bem!

    ResponderExcluir
  7. Paz Daniel,

    Você foi direto a um dos pontos que deram origem ao teísmo-aberto.

    1.) Qual a diferença entre prever e determinar? Não entendo a dificuldade em aceitar a predestinação. Ou aquilo que está previsto pode ser alterado?"

    Veja bem, arminianos defendem que Deus conhece o futuro, e o homem é livre para escolher, se Deus previu que por exemplo você iria crer e por isso te elegeu, você não poderia não crer, pois ninguém surpreende a Deus, logo não existe opção, o número de salvos é fixo e o homem não é livre.

    O teísmo-aberto ou teologia relacional, crê que Deus não conhece o futuro, para que a escolha do homem seja livre, é mais coerente que o arminianismo? É, mas também é totalmente anti-bíblico, pois não se encontra nenhum versículo contextualizado, que defenda tal idéia.

    2) Não seria um princípio de salvação por obras, se Deus salvar somente alguns que Ele previu ter alguma coisa em especial? Ou a fé é um dom ou uma conquista pessoal?
    Novamente você captou o espírito da coisa, tanto a predestinação restrita de Armínio, como a condicional de Wesley, são baseadas no homem. A Graça de Deus só torna possível a salvação, ela não salva ninguém em especial.

    Ilustração:

    Predestinação Restrita: Deus abre a porta da salvação e diz "quem quiser pode entrar".
    Predestinação Condicional: Deus abre a porta da salvação e diz "quem quiser pode entrar, mas tem que se santificar primeiro"
    Predestinação Incondicional: Deus abre a porta da salvação e diz "Você não quer entrar, mas vou mudar seu coração e você me amará como Pai, e desejará morar comigo por toda a eternidade"

    ResponderExcluir
  8. Caro Ednaldo,

    parece-me que esta idéia do teísmo aberto (embora eu mesmo não conheça nada sobre isso) está correta.

    Veja bem que no versículo abaixo, a palavra diz "agora" sei:

    Gn 22:12 Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.

    O salmo 139 diz que não podemos atingir esta ciência de Deus... então por que tentamos tanto isso? - 6 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.

    Existe um processo para que Deus chegue a nos conhecer: SENHOR, tu me sondaste. Nem tudo é assim tão óbvio para Deus, ele precisa sondar.

    Abraços,

    Roger

    ResponderExcluir
  9. Finalmente um a que posso chamar de HEREGE, sem nenhum problema. (rsrsrs) Eu sei da coerência do TA, porém essa coerência é unicamente humana. A Luz da Bíblia contextualizada e interpretada corretamente, ele não tem valor nenhum, pois não é simplesmente uma heresia é BLASFÊMIA.

    Acerca do Gn 22:12 leia Gn 22:12 Por Jonh Gill, que está no monergismo.com.

    Resposta, a sua pergunta do porque tentamos atingir o conhecimento (ciência) de Deus, Oséias 6:3 "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor", não é porque não podemos atingi-la que não devemos nos esforçar. Também não conseguiremos perfeita santificação nessa vida, mas não é por isso que não devemos nos esforçar para isso.

    Acerca do seu "papo" sobre Deus sofrer um processo de cognição, esse é um mal que está sobre a humanidade a muito tempo, criar um deus a sua imagem e semelhança, seja isso colocado em uma imagem de pedra ou metal, ou simplesmente dentro da mente humana caída.

    Ednaldo.

    ResponderExcluir
  10. Oh, o calvinismo é a verdade!!!

    Morram todos os arminianos!!!

    Pare com isso!!!!

    Calvino não é Deus!!!!

    Escreva sobre as incoerências do calvinismo também, pois o pior cego é o que não reconhece a cegueira!!!!

    o calvinismo pode ser mais coerente do que o arminianismo, mas não A VERDADE como você defende.

    Aliás, o seu blog existe só para isso? Para dizer que o calvinismo é verdadeiro e o arminianismo mentiroso????

    Fale de Jesus, do ES, do evangelho, da Bíblia... Ou no céu só entram calvinistas???

    Deus é calvinista?????

    O Diabo é arminiano????

    Pare de bobagem, meu irmão!!!!

    Seu blog tem um título legal, mas só fala de calvinismo!!!!

    Escreva sobre outros assuntos!!!!

    Uma verdade verdaeira não precisa ser reafirmada toda hora!!!!!

    Já encheu as paciências esse assunto!!!!

    E olha que eu gosto de navegar nos blogs e gostaria muito que vc escrevesse outras coisas, pois escreve bem.

    Mas os calvinistas são o tempo todo inseguros e têm de ficar escrevendo contra os arminianos e para dizer que o calvinismo é perfeito!!!

    Estou escrevendo esse montão porque me parece que vc não tem autocrítica.

    Pare de fazer a vontade desses calvinistas que sempre comentam as suas postagens, admirados da sua sabedoria.

    Eu sei que vc pode ser diferente, pois aparenta ser mais humilde do que a maioria dos calvinstas.

    Tô anônimo, mas seja coerente. Escreva coisas mais úteis para o povo de Deus.

    ResponderExcluir
  11. Caro anônimo,

    Obrigado pela sua visita e por sua franqueza. Nas próximas vezes, caso queira, deixe seu nome. Gosto de me dirigir às pessoas chando-os pelo nome. Mas fique à vontade para fazer o que lhe parecer melhor.

    Permita-me comentar rapidamente suas palavras. Você disse "Oh, o calvinismo é a verdade!!! Morram todos os arminianos!!!". Este não é o tom deste blog. O calvinismo não é a verdade e os arminianos são meus irmão amados em Cristo. Todos os crentes arminianos que encontrei eram melhores crentes do que eu e nenhum deles desperta ódio ou desejo de morte em mim, pelo contrário, glorifico a Deus pela vida deles. Sirvo numa igreja de inclinação arminiana, arminianos me amam e cuidam de mim.

    "Escreva sobre as incoerências do calvinismo também, pois o pior cego é o que não reconhece a cegueira!!!! o calvinismo pode ser mais coerente do que o arminianismo, mas não A VERDADE como você defende."

    O calvinismo é admitido como coerente por vários arminianos que eu conheço, inclusive por você, como se desprende dessas palavras. Porém, ele não é a verdade, a Bíblia é a verdade. Não nego isso e não afirmo o contrário neste blog.

    "Aliás, o seu blog existe só para isso? Para dizer que o calvinismo é verdadeiro e o arminianismo mentiroso????"

    Eu fiz uma apresentação comparativa entre calvinismo e arminianismo, inclusive desfazendo algumas más interpretações calvinistas sobre o arminianismo. Considero que fui bem imparcial. Outros arminianos também consideram assim. Leia e diga o que acha. Está em http://cincosolas.blogspot.com/2007/08/breve-comparao-entre-arminianismo-e.html

    Mas a proposta do blog é apresentar a verdade bíblica sob uma perspectiva pentecostal e reformada. Por isso você encontrará proporcionalmente uma quantidade maior de posts sobre o calvinismo e o pentecostalismo que sobre outros tema. Geralmente, os blogs são temáticos, este não foje à regra.

    "Fale de Jesus, do ES, do evangelho, da Bíblia... Ou no céu só entram calvinistas???"

    Acho que você deveria dar uma olhada mais abrangente no blog. Na barra a direita, sob o título "Temas" verá que falo de diversos assuntos, entre os quais cristologia, paracletologia e bibliologia. Fique à vontade para navegar.

    "Deus é calvinista????? O Diabo é arminiano????"

    Deus não é calvinista mesmo. Já sobre o diabo não sei dizer. Geralmente ele se parece com o que desejamos que ele se pareça. Se quiser que ele seja calvinista, ele se mostrará assim. Se quiser que ele seja arminiano, ele até assinará os artigos da remonstrância na sua frente. Não sei o que ele é porque isso não me interessa.

    "Seu blog tem um título legal, mas só fala de calvinismo!!!! Escreva sobre outros assuntos!!!!"

    Obrigado por gostar do título do blog. Já é um começo. Pena que não tenha gostado do restante.

    "Uma verdade verdaeira não precisa ser reafirmada toda hora!!!!! Já encheu as paciências esse assunto!!!!"

    Eu não compreendo bem a sua indignação. Primeiro, se o que está escrito é a "verdade verdadeira" não devia provocar revolta. Segundo que, como você bem disse, há outros blogs net afora. Eu por exemplo não gosto de blogs políticos (esquerda versus direita, liberal versus conservador), então simplesmente não os visito. Mesmo assim, gostaria que você visitasse este blog e deixasse seus comentários críticos. Ajudam-me a repensar o que escrevo.

    "E olha que eu gosto de navegar nos blogs e gostaria muito que vc escrevesse outras coisas, pois escreve bem."

    Obrigado por gostar do meu estilo. Mas ficaria mais feliz se gostasse do conteúdo. Prefiro a verdade mal escrita que o erro apresentado com maestria.

    "Mas os calvinistas são o tempo todo inseguros e têm de ficar escrevendo contra os arminianos e para dizer que o calvinismo é perfeito!!!"

    Não, meu irmão, o calvinismo não é perfeito. Agora "vemos em parte" até que "venha o que é perfeito". No máximo, o calvinismo é a tentativa mais bem sucedida de representar, de forma sistêmica, a verdade bíblica. Mas mesmo este ponto está aberto a discussões.

    "Estou escrevendo esse montão porque me parece que vc não tem autocrítica."

    Por favor, critique sempre que achar algo que você perceba que não está correto. Preciso que faça isso.

    "Pare de fazer a vontade desses calvinistas que sempre comentam as suas postagens, admirados da sua sabedoria."

    Amado, eu procuro fazer a vontade de Deus. Amo e valorizo os irmãos que comentam meus posts, sejam favoráveis, sejam contrários. E se alguém se admira de minha sabedoria, é que se admiram com qualquer coisa. Pois sabedoria não está entre minhas riquezas. Deus sabe o quanto preciso aprender e saber usar o que aprendi.

    "Eu sei que vc pode ser diferente, pois aparenta ser mais humilde do que a maioria dos calvinstas."

    Esse é meu medo. O que eu aparento. Sei que aparento ser melhor do que sou em todos os sentidos. Mas Deus me conhece e sabe que não estou com essa bola toda. O melhor negócio do mundo é comprar Clóvis pelo preço que vale e vender pelo que aparenta valer.

    E irmão, ore para que eu tenha a verdadeira humildade que aparento.

    "Tô anônimo, mas seja coerente. Escreva coisas mais úteis para o povo de Deus."

    Tenho tentado ser útil ao povo de Deus no que escrevo. A culpa é minha se tenho falhado nisso.

    Mais uma vez obrigado pelos seus comentários, e por favor, não deixe de se manifestar com franqueza.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  12. Roger,

    Obrigado pelos seus comentários e perdoe-me a demora na resposta.

    Estamos plenamente de acordo com o fato da supremacia da Bíblia sobre qualquer sistema teológico, que por serem elaborados por homens são sempre imperfeitos ou no mínimo incompletos.

    Porém discordamos, pelo menos em parte, que qualquer sistema levado às últimas conseqüências lógicas descamba na heresia. Pois há diferença entre ultimas conseqüências lógicas e extremismo, este sempre viola as leis da lógica para manter uma posição. E tem também a questão dos paradoxos. O calvinismo e a própria Bíblia tem a sua dose de paradoxos, os quais embora incompreensíveis e inexplicáveis são logicamente válidos. Eu não tenho problemas com paradoxos.

    Acontece que minha análise do arminianismo e suas incoerências, eu não estou tratando de extremismos (não acusarei os arminianos de pelagianos) nem de paradoxismos. Levantarei as incoerências internas do arminianismo.

    Quanto às conseqüências lógicas do calvinismo, reconheço que a predestinação resulta numa certeza que pode ser chamada de determista. Mas e daí, o determinismo é uma heresia? Então sou um herético assumido, pois sou determinista. Agora, se você achar que o determinismo é igual ao fatalismo pagão, então direi que não sou fatalista e que a única coisa que o determinismo cristão tem em comu com o fatalismo pagão é a certeza.

    Finalmente, concordamos que os caminhos de Deus não são os nossos caminhos.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  13. Caro Clóvis,

    obrigado pela resposta. Me satisfez. Se não entendi melhor o calvinismo, pelo menos te conheci um pouco mais.

    Ainda nem acredito que você se deu o trabalho de responder ao Anônimo com tantas "flores".

    Enfim, o Blog é seu...

    E de qualquer forma me agrada vir aqui.

    Abrçs,

    Roger

    ResponderExcluir
  14. Roger,

    Eu é que te agradeço pelo prestígio ao Cinco Solas. Sei que o fuso horário explica um tanto, mas você é quase sempre um dos primeiros a comentar.

    Quanto à minha resposta ao irmão que preferiu se manter no anonimato, entendo que qualquer pessoa que se digne a ler e comentar o que eu escrevo, merece minha consideração e resposta.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  15. "O arminianismo é indiscutivelmente o sistema soteriológico mais popular"

    Não é. O sistema soteriológico mais popular é o pelagianismo. O problema é que as pessoas costumam colocar arminianismo e pelagianismo no mesmo saco furado e contam pelagianos como se fossem arminianos. Eu diria até que o número de arminianos no Brasil é inferior inclusive ao de calvinistas.

    "Mas isso não se deve nem a um pretenso embasamento bíblico e menos ainda à consistência lógica"

    Mesmo eu discordando, você pode até dizer que o arminianismo não tem embasamento bíblico, mas afirmar que o arminianismo não tem consistência lógica já é forçar a barra. O arminianismo é perfeitamente coerente da mesma forma que o calvinismo. Suas idéias são coerentes entre si.

    "...dou graças a Deus pelo fato dos arminianos conviverem bem com essa incoerência, pos o arminianismo levado às últimas consequencias lógicas descamba na heresia"

    Que coincidência. É o que penso a respeito do calvinismo. Se levado às últimas conseqüências, o calvinismo descamba na heresia. Mas, como vc, dou graças a Deus pelo fato dos calvinistas serem, em sua maioria, incosistentes e conviverem bem com essa inconsistência.

    "Deus escolheu aqueles que Ele previu iriam crer e perseverar. Porém, os arminianos crêem também que a fé é um dom de Deus. Então temos uma das duas alternativas seguintes"

    Por que duas alternativas apenas? Por que não três ou quatro? Não é pelo fato de vc enxergar apenas duas que há apenas duas. Eu, no mínimo, vejo uma terceira, que é a que darei como resposta para sua suposta incoerência no arminianismo.

    "a) Deus dá a fé a todos... b) Deus não dá a fé a todos"

    Dar a fé, o que seria isso? Deus não tem fé pra dar pra ninguém. O que Deus faz não é dar fé mas, pela sua graça, possibilitar que alguém creia. O ensino arminiano é que sem a graça de Deus ninguém pode crer mas essa graça não é irresistível. Portanto, Deus não dá a fé a todos nem dá a fé a alguns, mas a fé está disponível a todos se estes tão somente não fizerem resistência à graça de Deus.

    Colocando os devidos pingos nos is, vc verá que não há inconsistência nenhuma.

    Paz.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do comentário do anonimo. Principalmente de sua noção de graça resistível.

    A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.

    Deus está oferecendo, chamando, escolhendo. Cabe ao homem sempre ter sede, responder ao chamado e também escolher.

    Enfim a coisa é complexa e não adianta querermos resumí-la em um ou dois fatores. Existe toda uma história de vida, toda uma cultura, todo um coração. E Deus tem também seus recursos que são usados pela trindade, graça, escrituras, testemunhos, milagres, sinais, natureza e etc.

    Ainda acho que Calvino e Arminio contribuiram para a teologia, mas um não deve ser entendido longe do outro. Um necessita do outro para que permaneçamos no equilíbrio.

    Abraços,

    Roger

    ResponderExcluir
  17. Caro irmão anônimo,

    Muito obrigado mesmo pelos seus comentários. Com certeza enriqueceu bastante este tópico. Permita-me algumas considerações.

    "O sistema soteriológico mais popular é o pelagianismo."

    Sim, acho que você tem razão, mas...

    "O problema é que as pessoas costumam colocar arminianismo e pelagianismo no mesmo saco furado e contam pelagianos como se fossem arminianos."

    ... quem se coloca no mesmo saco arminianos são os pelagianos. Duvido que alguém diga "sou pelagiano", mais provavelmente dirá "sou arminiano"...

    "Eu diria até que o número de arminianos no Brasil é inferior inclusive ao de calvinistas."

    Se considerarmos arminianos que tem como referência Armínio, sim. Mas daí teríamos que chamar de calvinistas os que tem como referência Calvino, e voltarim a ser minoria.

    "Mesmo eu discordando, você pode até dizer que o arminianismo não tem embasamento bíblico, mas afirmar que o arminianismo não tem consistência lógica já é forçar a barra."

    Pensarei nisso.

    "Mas, como vc, dou graças a Deus pelo fato dos calvinistas serem, em sua maioria, incosistentes e conviverem bem com essa inconsistência."

    De nossas perspectivas, então, estamos empatados.

    "Por que duas alternativas apenas? Por que não três ou quatro?"

    Fique à vontade para sugerir outras.

    "Não é pelo fato de vc enxergar apenas duas que há apenas duas. Eu, no mínimo, vejo uma terceira, que é a que darei como resposta para sua suposta incoerência no arminianismo."

    Isso.

    "Dar a fé, o que seria isso? Deus não tem fé pra dar pra ninguém. O que Deus faz não é dar fé mas, pela sua graça, possibilitar que alguém creia."

    Não entendi muito bem. Deus não dá a fé, apenas cria a oportunidade de alguém crer? Interessante este ponto.

    "O ensino arminiano é que sem a graça de Deus ninguém pode crer mas essa graça não é irresistível."

    Sei. A graça capacita a crer, mas não torna certo que alguém creia.

    "Portanto, Deus não dá a fé a todos nem dá a fé a alguns, mas a fé está disponível a todos se estes tão somente não fizerem resistência à graça de Deus."

    No final, ficamos assim: tiramos Deus da jogada neste negócio de dar a fé. Ele apenas a deixa ali, disponível.

    Que tal adensarmos essa nossa conversa com algumas passagens bíblicas que substanciem nossas posições?

    Em Cristo,

    Clóvis

    PS.: Você poderia se identificar, assim me livraria do desconforto de te chamar de anônimo e do risco de um fiasco de te chamar por um nome que não é o seu.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia,´
    Parabens pelo Blog...
    É a primeira vez que posto aqui.
    Sobre o que você e o Roger falavam no começo creio que a afirmação de que "o arminianismo levado às últimas consequencias lógicas descamba na heresia" creio que em parte você tem razão. Porém o argumento pode perfeitamente ser usado quanto ao Calvinismo, senão vejamos:
    Arminianismo levado ao extremo = Teísmo Aberto
    Calvinismo levado ao extremo = hipercalvinismo.
    Também acredito que crer que todos já estão predestinados a uma escolha é como transformar os seres humanos em robos automatos.
    De qualquer forma, tanto o calvinismo quanto o arminianismo são doutrinas secundárias e, neste ponto devo concordar com o amigo lá de cima que disse que o importante é pregarmos sobre Jesus e o seu sacrifício por nós pecadores.
    Acho que é isso...
    Um abraço.
    www.teologiainteligente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Caro irmão Lailson Castanha, a sua afirmação está em contradição com as escrituras sagradas, você disse: "só não perecerão os que crerem", com isto que você disse leva-nos a entender que nós cremos e por isso somos destinados à vida eterna, mas não é isso que a bíblia diz: " e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.(Atos 13:48) Não é foram destinados todos os que creram e sim creram todos os que foram destinados.
    Ao irmão Clóvis: parabéns pelos blog, precisamos de mais blogs como este, comprometidos com a fé reformada.
    Graça e paz a todos!!!

    ResponderExcluir
  21. Desculpe pela demora, não sabia que a questão foi reavivada.


    Companheiro GRPS426 , em sua leitura de atos 13. 48 você deixa de perceber que a predestinação no cristianismo não se separa da necessidade da fé em Cristo.

    Leia novamente o versículo levando-se em consideração o seu contexto:

    “ E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.

    Perceba como os versículos precedentes destacam a ideia da necessidade da fé e da aceitação da mensagem.

    Observe e reflita:

    “Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios;” (Atos 13.46)

    Agora eu lanço para você uma pergunta:

    Quem estava ordenado para a vida eterna?

    Não foram os que receberam a palavra, que através da ação da graça preveniente se dispuseram para a vida eterna.?
    A palavra se voltou para os gentios só depois de ser rejeitada pelos judeus. Ou seja, eles, aqueles que rejeitaram, também foram alvejados pela pregação do evangelho, mas, como bem destaca as Escrituras, apesar se serem alvejados pela pregação evangélica, eles a rejeitaram.

    Reflita no seguinte texto, e veja como as escrituras corrobora a tese arminiana:

    “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
    Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;”(Jo 1. 11,12).

    Veja mais algumas afirmações condicionais bíblicas:

    Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do Homem também se envergonhará dele quando vier na sua glória, na glória do Pai e dos santos anjos. (Lc 9.26)
    Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; (2Tm 2.12)
    Onde nesses versículos você tem a liberdade de negar que a salvação não isenta a nossa responsorialidade diante de Deus.
    Observe, o filho do Homem se envergonhará de quem dele se envergonhou. Deus nagará, aquele que o negou. Portanto não erro quando afirmo que "só não perecerão os que crerem”.
    Não falo isso de mim mesmo, falo porque esta escrito, leia comigo:

    “Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
    E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”(At 16.30,31)

    ResponderExcluir
  22. Que legal irmão Castanha. Então é assim; a predetinação depende da fé, mas a fé não depende da predestinação?
    vc disse:"você deixa de perceber que a predestinação no cristianismo não se separa da necessidade da fé em Cristo."

    Eu particulamente não tenho muito discurso em torno da fé que temos. O que vejo na Escritura é se Deus vais me arrastar aos pés de Cristo. Depois disso a fé é um meio para receber o que ele me 'obrigou' a aceitar(Jo 6.44). Um detalhe, Deus 'obriga' apenas os eleitos a crer nele.
    Essas palavras serão suficientes para incomodar o arminiano...

    Deus odeia o não eleito, embora consiga de alguma maneira amá-lo*, fazendo o bem a ele...não entendo muito isso, mas sei que é assim. Ele odiou a Esaú.
    *Para Cheung isso que eu disse é absurdo, pois Deus não amaria a quem odeia. porém Cheung se esquece que até os eleitos em dado momento foram objetos do odio (=ira) de Deus enquanto não reberam, no tempo, a aplicação da obra redentora de Cristo por meio do Deus Espírito.

    ResponderExcluir
  23. Sim companheiro, depende da fé. Nós somos justificados pela fé; sem fé é impossível agradar a Deus; e assim como os heróis das Escrituras venceram pela fé, por ele nós também venceremos. Não sou eu que afirmo. O apóstolo Paulo, juntamente com outros escritores sacros afirma de maneira muito clara:

    Deixo para ponderardes uma pequena coletânea de textos sacros que evidenciam a importância da fé:

    E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé. Atos 15:9
    Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Romanos 3:28
    Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Romanos 3:22
    Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. Romanos 9:30
    E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada; Romanos 4:11

    Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5:
    “tudo o que não é de fé é pecado.”( Rm 14.23b)
    Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada
    Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor. Gálatas 5:6

    E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Filipenses 3:9


    O escritor da carta aos Hebreus afirma que os patriarcas, pela fé alcançaram promessas:

    Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Hebreus 11:5

    Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6

    Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem

    Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Hebreus 11:33
    Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas. Hebreus 6:12
    Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:38

    ResponderExcluir
  24. Pedro nos ensina que a finalidade da´fé é a salvação de nossas almas.

    Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. 1 Pedro 1:9

    Companheiro, reflita nessa passagem bíblica, e coloque-a em diante de seu argumento:

    E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
    A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou
    No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,
    Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro. (Cl 1.20-23)

    Perceba que a fé é colocada como condição de um reconciliado. Portanto, sem fé, é impossível agradar a Deus. O justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:38 .

    Tenha menos pressa em atacar, antes de atacar uma ideia reflita. Não existe predestinado sem a necessidade da fé, se não fosse assim, as advertências para não nos movermos da fé não seriam necessárias.

    Seu erro é ficar preso em seus conceitos particulares. Não se prender no discurso em torno da fé, é desfazer do esforço da pregação evangélica da fé.

    Eu não enxergo nas escrituras ideias como as que você usa, por exemplo que Deus vai te arrastar aos pés de Cristo. Percebo Cristo convidando, instruindo e exortando. Ele convida para que o coração em que ele está a porta, seja aberto, nos exorta a vigilância e ao arrependimento, se você ler as cartas direcionada as igreja da ásia perceberá que a relação de Deus com o seu povo não é forçosa e impessoal como você ilustra. Desde os tempos antigos, com o povo de Israel, percebe-se claramente na apostasia de seu povo que no relacionamento entre Deus e os homens não não é retirado do homem o seu livre arbítrio, e essa condição também é percebida na relação de Cristo com a Igreja e nos conselhos dos apóstolos instruindo os crente a se acautelarem e a vigiar afim de não cair da fé e para que a graça sobre eles não seja .(2 Co 6.1).

    Antes de entrar no conceito ódio à Esaú, esperarei a sua reflexão sobre a importância da fé, que você, se não desprezou, diminuiu a sua importância em relação ao peso que as Escrituras lhe dá..

    ResponderExcluir
  25. Irmão Lailson, a fé é um dom dado por Deus aos eleitos desde a eternidade. A predestinação é o plano de Deus para a completa salvação do homem. Se eu tenho fé ( a fé salvívica citada em Ef. 2:8-10) é porque fui predestinado a ter essa fé. Sendo assim a fé é consequencia de ser predestinado e não ser predestinado é consequencia da fé. Não daria base para Atos 13:48.
    Graça e paz!!!

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.