A providência de Silas Malafaia

Da primeira parte de uma pregação do pastor Silas Malafaia, baseada em Is 46:13, extraio o seguinte trecho, que sintetiza o ponto de vista do pregador, sendo que no restante da pregação ele se dispõe a provar essa proposição:

"Deus está no controle. Daí você pergunta: de que? E eu respondo: de tudo. Deus está no controle de tudo. Mas para que não haja confusão, pois existe uma corrente, da teologia da predestinação fatalista, que pode querer deturpar a minha palavra, e eles se confundem, exatamente aí, porque Deus está no controle de tudo, então Deus determina tudo e você não tem vontade nenhuma. Mas eu queria dizer aqui duas coisas para começar, fazer duas afirmativas, que são importantes, para que a gente daqui prá frente desenvolva e prove que o Deus que nós servimos está no controle de todas as coisas. A primeira: estar no controle não significa manipular o processo 24 horas por dia, sete dias na semana, 30 dias no mês, 365 dias no ano e toda vida. Estar no controle, não significa manipular o processo o tempo todo. E a segunda afirmativa completa a primeira. Estar no controle é você ter o poder e a autoridade para intervir, na hora que você quer, do jeito que você quer e como você quiser."


Antes de entrar no assunto propriamente dito, como sempre são necessários alguns esclarecimentos quase se dispõe a comentar as posições defendidas por não calvinistas. A primeira é que a predestinação, conforme entendida pelos reformados, não é fatalista, mas planejada e realizada por um Deus justo, sábio e bom. Além do mais, o assunto é menos sobre predestinação e mais sobre providência divina, distinção teológica importante. A segunda é que a providência divina não implica, bíblica ou logicamente, em anulação da vontade humana. O calvinismo histórico não nega a vontade humana, nega apenas que nos caídos essa vontade seja boa e livre.


A posição do pastor Silas Malafaia sobre a providência é clara. Deus detém o controle sobre tudo, mas não o exerce plenamente, intervindo apenas em algumas situações. Ele poderia determinar tudo o que acontece, mas permite ao homem escrever sua história, sendo que apenas em algumas vezes Ele guia a mão do homem sobre o papel. Essa posição livra o pastor da acusação de deísmo, corrente filosófica que admite que Deus criou este mundo, estabeleceu leis físicas para regê-lo e depois de colocá-lo para funcionar se afastou e nele não intervém. Mas, apesar disso, não representa a providência divina conforme as Escrituras, como veremos.


Segundo a Bíblia e contrariamente ao que afirma o pastor, Deus controla todas as coisas, em todos os lugares e em todo o tempo. Deus não apenas supervisiona o trabalho humano olhando por sobre seus ombros e agindo apenas quando o homem erra. O controle providencial de Deus é absoluto e não existe um só átomo dissidente no Universo. Este é o ensino das Escrituras Sagradas.

O homem não tem uma existência autônoma de Deus, mas como reconheceu o salmista "Tu, Senhor, preservas os homens e os animais" (Sl 36:6). A igreja primitiva reconhecia isso ao dizer que "Ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais" (At 17:25) e que por isso "nEle vivemos, e nos movemos, e existimos" (At 17:28). E quando a Bíblia diz que Deus dá tudo o que o homem precisa para viver não está dizendo que Ele dotou a natureza de leis que permitem dela tirar alimentos, mas que Ele "prepara a chuva para a terra, faz brotar nos montes a erva" (Sl 147:7-8). Por isso Davi orou "em ti esperam os olhos de todos, e tu, a seu tempo, lhes dás o alimento" (Sl 145:15) e nós oramos "o pão nosso de cada dia dá-nos hoje" (Mt 6:11).


Deus controla, não apenas tudo o que acontece, mas o tempo em que cada coisa acontece. O sábio Pregador disse que "tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou" (Ec 3:1-2). Quem determinou o tempo de todas as coisas? Jó responde "visto que os seus dias estão contados, contigo está o número dos seus meses; tu ao homem puseste limites além dos quais não passará" (Jó 14:5). Davi pediu a Deus "dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim e qual a soma dos meus dias" (Sl 39:4) porque entendia que Deus sabia e já havia determinado a duração de seus anos.


Mais, Deus controla o coração e os feitos dos homens. Salomão disse ao final da vida "deveras me apliquei a todas estas coisas para claramente entender tudo isto: que os justos, e os sábios, e os seus feitos estão nas mãos de Deus" (Ec 9:1). Ele já havia dito "como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor; este, segundo o seu querer, o inclina" (Pv 21:1) e "os passos do homem são dirigidos pelo Senhor; como, pois, poderá o homem entender o seu caminho?" (Pv 20:24). A verdade bíblica incontestável é que "todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?" (Dn 4:35).


Mesmo eventos por nós considerado fortuitos, casuais, são controlados por Deus. A Bíblia declara que "a sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda decisão" (Pv 16:33). Por isso os discípulos oravam antes de lançar sortes: "E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido para preencher a vaga neste ministério e apostolado, do qual Judas se transviou, indo para o seu próprio lugar. E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos" (At 1:24-25).


Deus controla todas as coisas. E Ele as controla de forma completa e absoluta. Isto não deve ser visto como uma ameaça para nós, pelo contrário, deve ser um motivo de conforto, pois somente assim "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm 8:28).

4 comentários:

  1. Pois é nosso Deus é Soberano.
    BEM Soberano.


    No Amor e na Verdade que nos une,
    Vini
    (-V-)

    ResponderExcluir
  2. Clóvis,

    Apesar de sempre passar por aqui pelo Cinco Solas, hoje tirei um tempo especial para me deleitar em artigos antigos e recentes, navegando "di cum força" no seu blog. A qualidade deste blog é incrível, e a criação dele foi providencial.

    Sobre a predestinação e a providência divina, entendo que o maior obstáculo para a sua aceitação não é teológico, e talvez nem intelectual, mas EMOCIONAL: chama-se "Problema do Mal". O homem simplesmente não consegue conceber como um Deus bom pode permitir que o mal atue no mundo, e menos ainda como Deus pode ser a causa primária de tudo que existe, inclusive do mal.

    Infelizmente não tenho a resposta para este paradoxo. Perguntas como estas mantém o meu coração suspenso, apreensivo. Não entendo o porque de muitas coisas. Não conheço a mente de Deus; não fui seu conselheiro... Eu não estava lá no momento da fundação do mundo, quando os nomes dos salvos eram inscritos no livro da vida.

    Apesar de amar a apologética (sobretudo o evidencialismo) vejo-a como uma ferramenta, mas não como "resposta". Ora, nenhum argumento humano, por mais bem articulado que seja, é capaz de convencer um homem cuja vontade é inclinada e má. Os mortos jamais poderão crer de modo salvífico. Ainda que venham a compreender intelectualmente, eles jamais virão a Cristo a menos que o Pai inicie o processo (Rm 3.10-11; Jo 6.44).

    Quando entendemos isso, quando enfim compreendemos que a salvação é obra de Deus (monérgica, infalível e eterna), temos a nossa inteligência humilhada. Aliás, a doutrina da Depravação Total é de todas a mais humilhante, pois massacra o nosso ego, tira as rédeas das nossas mãos. Ela recolhe o piso de sob os nossos pés, e coloca tudo, absolutamente tudo, nas mãos de Deus. Isto é o "Soli Deo Gloria".

    Contudo, apesar de não entender as minúcias deste plano, e mesmo sendo atormentada pelas mesmas questões emocionais-volitivas que envolvem a maldade humana, resigno-me a posição de servo e aguardo o desdobramento desta história pré-conhecida. No presente, vemos o aparente sucesso do mal, porém mesmo o mal está sujeito à soberania daquele que tudo governa. Além disso, se até mesmo o maior crime da história do mundo, o Deicídio (a morte do Filho de Deus) pode ser "redimida" pelo plano soberano de Deus e convertida na maior de todas as conquistas: a redenção da humanidade; quanto mais as nossas mazelas diárias não contribuirão para a glória de Deus, segundo a sua providência?

    "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto"

    Diante do paradoxo, eu apenas exclamo:

    "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!

    Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro para que lhe seja retribuído?

    Porque dele, por ele e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!"

    Fraternalmente,

    Leonardo.

    ResponderExcluir
  3. Gecy Soares de Macedo4 de agosto de 2009 às 16:54

    Não conhecia este Blog dos Cinco Solas. Hoje pesquisando sobre o livre-arbítrio para atender ao de uma ovelha jovem que desejar estudar sobre o assunto acessei esse Blog e, inclusive, estou anexando a resposta que o irmão dá a um desconhecido que defende o livre-arbítrio com bíblico, chegando ao exagero de dizer o assunto é central nas Escrituras, demonstrando um total desconhecimento das verdades centrais das Escrituras que o irmão demonstrou com muito propriedade. Fico feliz por saber que há estudiosos que gastam tempo escrevendo, esclarecendo e tirando dúvidas de irmãos que são salvos em Cristo, mas equivocados quanto à maneira de se processar essa salvação.
    Obrigado.
    Rev. Gecy Soares de Macedo. Pastor da Igreja Presbiteriana do Jabaquara (SP).

    ResponderExcluir
  4. Rev. Gecy,

    Seja bem vindo ao Cinco Solas. Apesar de dedicar algum tempo a este blog, estou muito longe de ser considerado um estudioso. Na verdade, sou um aprendiz bastante lento.

    Que Deus o abençõe, use e abuse do 5Solas.

    Em Cristo,

    Clovis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.