Boa vontade: de Deus ou dos homens?

25 de dezembro de 2005

Em épocas natalinas é comum ouvir a expressão "Paz na terra aos homens de boa vontade!". A mim, essa expressão parece um tanto destoante do restante da Bíblia, onde os homens da terra são apresentados como tendo sempre uma má vontade para com Deus e suas ofertas. A bem da verdade, a doutrina da incapacidade do homem é incompatível com a idéia de homens com boa vontade para com Deus, muito embora tal expressão favoreça a teoria do livre arbítrio. Assim, resolvi dar uma pesquisada nas traduções de Lucas 2:14 em português (dei uma olhada nas versões inglesas e em espanhol, mas não as inclui nesta análise). Não é uma pesquisa exaustiva, pois a muitas traduções e versões não tenho acesso. Mas parece-me que é representativa, em se considerando o universo evangélico (não incluí traduções e versões católicos romanas e "livres").

Eis como algumas traduções trazem a expressão:


Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem . (Almeida Revista e Atualizada, 1993)


Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens! (Almeida Revista e Corrigida)


Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens. (Edição Contemporânea de Almeida)


Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. (Almeida Corrigida e Revisada Fiel)


Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens a quem ele quer bem. (Tradução Brasileira)


Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem! (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)


Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor. (Nova Versão Internacional)


Glória ao Senhor, no mais alto dos céus, paz na Terra aos homens a quem Deus quer bem. (O Livro, IBS 2000)


Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade. (João Ferreira de Almeida Atualizada)


Vemos que com exceção da última citação (Almeida Atualizada), nenhuma das outras traz a expressão homens de boa vontade. Enquanto que em todas as demais é Deus quem tem boa vontade para com os homens. Entretanto, o Comentário Adventista diz que a evidência textual favorece a tradução "homens de boa vontade" referindo-se aos "que tenham boa disposição para com Deus". Embora citem em reforço dessa posição Mq 6:8 e Mt 22:36-40, homens naturais de boa disposição para com Deus é uma idéia estranha à Bíblia. Já o Novo Comentário Bíblico diz que "a frase "homens de boa vontade" é um hebraísmo e significa homens que são os objetos da boa vontade de Deus" . Isto me parece bem mais coerente com a preponderância das traduções que falam de boa disposição divina em favor dos homens.


Em seu sermão "O primeiro coral de natal", pregado em 20 de dezembro de 1857, Charles Spurgeon assume que o texto trata de boa vontade divina, pois testemunha "eu não tenho somente ouvido de milhares, senão que os conheço, que são completamente certos que Deus tem uma boa vontade para com os homens; e se você perguntar sua razão, eles darão uma completa e perfeita resposta. Eles dizem: Ele tem uma boa vontade para com os homens porque Ele deu Seu Filho. Não se pode dar maior prova da bondade entre o Criador e Suas criaturas do que quando o Criador deu Seu Filho Unigênito e bem amado Filho para morrer."


Em vista do exposto acima, eu creio que Deus tem uma boa vontade para com os homens e não estes tem uma boa vontade para com Deus.


Soli Deo Gloria!


2 comentários:

  1. Homem de boa vontade?
    Digo que é aquele que tem boa vontade para com o seu próximo.
    Aquele que quer bem para o outro.
    Como posso ser feliz se o meu vizinho tem fome?
    Como posso ser feliz se o meu vizinho tem sede?
    Não tem suas necessidades básicas resolvidas?
    Como posso ser feliz se quem tem que fazer alguma coisa por eles não fazem nada?
    Como posso ser feliz quando me vejo de mão atadas, e impossibilitado de fazer alguma coisa, pois, o afazer do dia a dia, as responsabilidades de nossas vidas nos prende numa rotina que não tem fim.
    E só nos resta assim, assistir a miséria humana crescendo e tomando conta de tudo, a droga, o crime, cada vez mais presente em nossas vidas. Cadê os governantes. Cadê o HOMEM DE BOA VONTADE?
    NÃO EXISTEM neste cenário ainda, mas tenho certeza, que dentro em BREVE aparecerão e tomarão conta não só do nosso Brasil, mas... E ai sim entenderemos esta expressão,
    "Gloria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade".

    FIQUE ATENDO, VEM AÍ:

    “HOMENS DE BOA VONTADE”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece anúncio de minissérie da TV Record... esperar para ver.

      Em Cristo,

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.