Determinismo e oração


Se Deus já tem tudo determinado por que orar?

"E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve" 1Jo 5:14

A pergunta acima foi feita por uma irmã amada, cristã fiel e sincera para com Deus. É legítima e merece a melhor resposta que puder ser dada, de acordo com o ensino claro das Escrituras Sagradas. Tentarei fazer isso, embora talvez não seja a pessoa mais indicada para a tarefa.

Examinemos em primeiro lugar a premissa. Será que todas as coisas estão previamente determinadas por Deus ou o futuro é uma realidade aberta? Se nem todas as coisas ou coisa nenhuma estiverem eternamente fixadas, então não há problema a ser resolvido quanto ao sentido da oração. Há, porém, duas possibilidades: contigência e certeza. Num universo contingente, os acontecimentos não estão previamente determinados e tudo pode acontecer ou não. No extremo dessa posição estão os modernos neoteístas, que afirmam que o futuro não existe, mas é uma realidade a ser construída e nós somos os arquitetos e construtores. Como o futuro não existe e todas as ações livres podem vir ou não a acontecer, nem Deus pode conhecer o futuro. Porém, a maioria dos arminianos coloca-se numa posição intermediária, advogando uma providência geral, onde nem tudo está determinado, apenas o que Deus decidiu determinar. Os calvinistas, por sua vez, são deterministas. Confessam que "Desde toda eternidade, Deus, pelo muito e sábio conselho da sua própria vontade ordenou livre e inalteravelmente tudo o que acontece..." (CFW, III, 1).

A certeza de todos os eventos é uma implicação lógica da onisciência. Se o conhecimento de Deus é infinito e infalível, então desde toda eternidade Ele sabe tudo o que vai acontecer. Não é mera previsão baseada na suposição do tipo "se tais e tais condições ocorrerem, então tal evento também ocorrerá". O conhecimento de Deus é perfeito e exaustivo. Ora, tal conhecimento obrigatoriamente causa a futurição de todos os eventos. Então, se Deus desde a eternidade sabia qual seria a resposta que daria à oração, essa e somente essa poderá ser a resposta. Porém, embora reconheçam a implicação lógica da onisciência divina, que por si só elimina a possibilidade de um universo contingente, os calvinistas não atribuem a determinação de todas às coisas à presciência divina. Ressaltam que "Ainda que Deus saiba tudo o que pode e há de acontecer em todas as circunstâncias imagináveis, Ele não decreta coisa alguma por have-la previsto como futura..." (CFW, III, 2).

Quando a CFW diz que Deus decreta tudo o que acontece, diz que Ele fez isso livremente, de acordo com o conselho de Sua vontade. Portanto, a determinação divina precede o seu conhecimento perfeito, o que é uma questão de lógica. Para que algo seja conhecido, precisa antes existir, se não de fato, pelo menos na mente de quem o antevê. Portanto, a ordem lógica (não cronológica) é a determinação seguida da presciência. Deus vê o que determinou que faria.

Mas essa não é uma doutrina baseada na lógica, pois a Bíblia ensina a determinação divina, afirmando ela é eterna. Deus diz "desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade; que chamo a ave de rapina desde o Oriente e de uma terra longínqua, o homem do meu conselho. Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei este propósito, também o executarei" (Is 46:10-11). A determinação divina é desde "antes dos tempos eternos" (2Tm 1:9), pois "desde os dias antigos o tinha determinado" (Is 37:26); e permanece inalterada através do séculos, conforme declara o salmista: "o conselho do Senhor dura para sempre; os desígnios do seu coração, por todas as gerações" (Sl 33:11). A determinação divina inclui todas os eventos, mesmo os chamados eventos fortuitos. Assim, a Bíblia diz que "a sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda decisão" (Pv 16:33). Essa verdade ficou bem clara no caso de Jonas (Jn 1:7) e Matias (At 1:24-26). Quando "um homem entesou o arco e, atirando ao acaso, feriu o rei de Israel por entre as juntas da sua armadura" (1Rs 22:34) foi porque Deus havia determinado que a flecha, "casualmente", acertaria o alvo. Estão incluídos na determinação divina cada dia de todas pessoa: "Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda" (Sl 139:16).

Nós tendemos a atribuir a Deus as coisas boas que acontecem, livrando-o do constrangimento pelas coisas más. Porém, o mesmo Senhor diz "Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas" (Is 45:7). Paulo em Romanos escreve "porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!" (Rm 11:36). Jesus foi "entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus" (At 2:23) para os homens "fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram" (At 4:28). Portanto, quando perguntamos o que está incluído na determinação divina, a resposta bíblica é "todas as coisas" (Rm 8:28; 11:36).

Pelo exposto até agora, sabemos que não podemos negar a certeza de todos os eventos pela determinação divina. Resta então responder a pergunta propriamente dita: por que orar?

Em primeiro lugar, note-se que não há contradição entre determinação e oração. A oração somente estaria em oposição à determinação divina se o objetivo dela fosse alterar os propósitos de Deus. Porém, o conselho do Senhor referente a todas as coisas é infinitamente sábio e bom, portanto jamais necessita ser mudado. Seria atrevimento blasfemo pensar que Deus intenta fazer algo mas nós, por sabermos o que é melhor, o persuadimos através da oração a mudar a executação de sua vontade perfeita. Além disso, o designio do Senhor é eterno e imutável e mesmo que o homem quisesse não poderia impedir ou alterar o que Deus determinou. Sendo assim, não há nenhuma contradição entre a oração confiante e a certeza de que todas as coisas estão preordenadas por Deus. Mesmo assim, por que orar?

Não oramos para informar a Deus de nossas necessidades, Ele já as sabe todas. Tampouco queremos convencê-lo a nos dar a sua bênção, pois isso Ele quer, e quando não recebemos é porque Ele nos abençoou negando o que resultaria em mal para nós. Também não oramos para manipular leis espirituais estabelecidas em nosso favor. Qualquer uma dessas motivações é falsa e antibíblica.

Seria uma resposta suficiente para os crentes obedientes dizer que oramos porque Deus nos ordenou a orar. Por que Deus disse "Orai sem cessar" (1Ts 5:17) temos "o dever de orar sempre e nunca esmorecer" (Lc 18:1). Mas podemos acrescentar algo mais a essa resposta. Primeiro que a certeza do decreto divino não tira o significado da oração. Deus disse que faria chover, mesmo assim Elias orou por chuva. Daniel sabia que Deus tinha determinado 70 anos de cativeiro, ao fim dos quais o povo poderia voltar à terra de Israel, mesmo assim orou a respeito. Através de Jeremias Deus disse a Israel que lhes daria o fim que desejavam, e em seguida ordenou que o invocassem. Jesus sabia que Lázaro iria ressuscitar, ainda assim pediu ao Pai. Ele também sabia que nenhum de seus escolhidos se perderia, mas orou para que Deus os guardasse. A certeza é um estímulo e não desencorajamento à oração. Em segundo lugar, é da vontade de Deus que seus propósitos se realizem pelos meios por Ele determinados, e a oração é um deles. Assim, havendo promessa divina, podemos pedí-la com fé, crendo que somos partícipes da realização do plano de Deus na terra. Finalmente, devemos reconhecer que não sabemos orar como convém e que dependemos do Espírito Santo para orar de forma eficaz. Isso porque ao orar não devemos ter a presunção de conformar a ação de Deus à nossa vontade, e sim nos entregarmos ao Espírito Santo para que nossa oração reflita a vontade divina em nossa vida. "Faça-se a Tua vontade" (Mt 6:10; 26:42) foi a oração ensinada e feita por Jesus.

Em conclusão, gostaria ainda de afirmar que a oração tem objetivos que vão além de atender as nossas necessidades neste mundo. Através dela honramos a Deus, adoramos a Ele e reconhecemos a nossa dependência em tudo. Além disso, desfrutamos de uma comunhão e intimidade com Deus que nenhuma bênção recebida neste mundo é comparável. Portanto, afirmemos a soberania de Deus sobre todas as coisas e oremos confiantes de que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm 8:28).

Soli Deo Gloria

4 comentários:

  1. O artigo está muito bem escrito, é esclarecedor em muitos aspectos, principalmente no debate entre calvinistas e arminianos. Ainda assim, a questão do porquê orar, uma vez que Deus já determinou o que será feito ainda me parece complicado uma vez que o ensino geral da Igreja (independente de denominação ou filiação teológica) é que devemos orar para conseguir as bênçãos. Tanto é que em algumas denominações se fala em "determinar" a bênção, outras ensinam o jejum até obter a resposta. Ainda há textos que corroboram esses ensinos como, por exemplo, "batei e abrir-se-vos-á". Se a porta vai se abrir, por que bater???? Entretanto, a questão da comunhão com Deus é essencial, neste quesito a resposta é elucidativa, afinal, se gostamos de alguém, gostamos de conversar com essa pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Pastora Eleisa,

    Obrigado pelas suas considerações. permita-me comentá-las rapidamente aqui.

    Como já disse, a certeza da resposta não é desestímulo à oração, pelo contrário. Porém, continua parecendo que se não orarmos, iremos receber de qualquer forma. E a bem da verdade, quanta das bênçãos que recebemos são pedidas em oração? Tenho para mim que se somente recebêssemos o que pedimos, morreríamos em uma semana...

    Quanto ao ensino das igrejas a respeito da oração, ênfases e desvios à parte, não está errado. Oramos para conseguir bênçãos. Se não orarmos não conseguiremos o que Deus determinou que nos daria através da oração. Não vejo problemas aqui, pois creio que Deus determinou tanto o fim (a bênção desejada) como os meios para recebê-la (oração) com igual certeza.

    Eu diria, amada, que orar não é algo natural ao homem. Pode até clamar aos céus em desespero, num momento crítico. Mas no sentido bíblico, a oração resulta da ação do Espírito Santo em nossas vidas, levando-nos à sala do trono, não apenas para fazer pedidos, mas para deleitar-nos na presença do Pai.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Clóvis pelas respostas.
    Creio, sim, que a oração é um momento em que estreitamos nossa comunhão com o Pai. Quando gostamos de uma pessoa, gostamos de estar com ela, conversar com ela. Assim também é com o Pai. Por isso não dispenso a oração da minha vida.
    Na verdade, me parece que nós, cristãos, raramente paramos para pensar na nossa fé e, quando surge algum questionamento, não temos respostas. Este é um fato que temos que mudar. Pensar no que cremos e porque cremos. Isto fortalecerá a nossa fé!

    ResponderExcluir
  4. Um Deus soberano que precisa do homem, veja o que disse o site cinco solas sobre a postagem Se Deus já tem tudo determinado por que orar? A certeza é um estímulo e não desencorajamento à oração. Em segundo lugar, é da vontade de Deus que seus propósitos se realizem pelos meios por Ele determinados, e a oração é um deles. e se o cristão não orar, esses propósitos serão realizados, uma vez que é da vontade de Deus que seus propósitos se realizem pelos meios por Ele determinados, e a oração é um deles?

    O Clovis disse: Se não orarmos não conseguiremos o que Deus determinou que nos daria através da oração. Não vejo problemas aqui, pois creio que Deus determinou tanto o fim (a bênção desejada) como os meios para recebê-la (oração) com igual certeza, se o calvinismo pode crê que Deus determinou que só recebe bençãos quem ora, que seus propósitos sejam realizados por meio da oração, qual o problema em acreditar que Deus determinou que quem cresse é que seria salvo, ele não determinou quem iria crê?

    agora quanto ao aspecto da oração pelos réprobos, como fica? uma vez que é da vontade de Deus que seus propósitos se realizem pelos meios por Ele determinados, e a oração é um deles, posso orar para Deus Repreender a ação de Satanás em cegar o entendimento dos incrédulos, para Deus iluminar e dirigir o réprobo na sua decisão por Cristo, posso orar para Deus conceder o arrependimento é a fé ao Réprobo, os não eleitos?

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.