Sola Gratia

SOLA GRATIA: A Erosão do Evangelho

A Confiança desmerecida na capacidade humana é um produto da natureza humana decaída. Esta falsa confiança enche hoje o mundo evangélico – desde o evangelho da auto-estima até o evangelho da saúde e da prosperidade, desde aqueles que já transformaram o evangelho num produto vendável e os pecadores em consumidores e aqueles que tratam a fé cristã como verdadeira simplesmente porque funciona. Isso faz calar a doutrina da justificação, a despeito dos compromissos oficiais de nossas igrejas.

A graça de Deus em Cristo não só é necessária como é a única causa eficaz da salvação. Confessamos que os seres humanos nascem espiritualmente mortos e nem mesmo são capazes de cooperar com a graça regeneradora.

Tese 3: Sola Gratia

Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual.

Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada.

Fonte: Declação de Cambridge

34 comentários:

  1. Nos nossos dias, vemos uma profusão de pseudo-evangelhos centrados na pessoa do homem,buscando satisfazê-lo em tudo ou aliená-lo da realidade verossimel de Deus. Muito me alegro em ver na grande rede, pessoas dispostas a divulgar a verdadeira confissão evangélica sem nenhuma modificação antropocêntrica. Parabéns e paz! I Pedro 2.2

    ResponderExcluir
  2. A graça é para quem?, só para os "Eleitos" ou para todos conforme João 3:16 ?

    ResponderExcluir
  3. Mr Danielz,

    onde está escrito em Jo 3.16, isso que você afirmou?

    João 3.16 fala muito, mas ele NÃO FALA muitas das coisas que vocês afirmam que ele fala.

    Você já viu a versão original, em GREGO, do famoso João 3.16? Literalmente é "Assim, pois, amou o Deus o mundo, de sorte que o Filho o Unigênito deu, para que todo o que crê em Ele não pereça, pelo contrário, tenha vida eterna." (Fonte: Novo Testamento Interlinear, de Waldyr Carvalho Luz). Ou seja, o significado real é "Porque Deus amou o mundo, DE TAL MANEIRA que nos Deus Seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna". O "De tal maneira" na maioria das vezes é mal interpretado. Não significa "Deus amou todos os homens sem exceção com tamanho amor...", mas significa "Deus amou o mundo, de forma que deu Seu Filho..." O "mundo" aqui, não significa "todos os homens sem exceção", mas "todos os homens sem distinção", pois mais a frente é dito que somente aquele que crê é salvo.

    ResponderExcluir
  4. Walter,

    A Deus seja toda glória, e que Ele nos conceda a graça de prosseguir.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  5. Danielz,

    O que me diz da resposta do Neto?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  6. é claro para TODO AQUELE que nele crer, se eu creio e aceito o seu sacrifício estou salvo, vc tbm, e juntamente com todas a pessoas da terra.

    Deus conhece os salvos pq é Deus, mais não significa que posso cruzar o braços só pq estou salvo. Quem foi salvo, pode se perder ainda, pois só permanece salvo aquele que anda com Jesus,sendo batizado,guardando os seus mandamentos não para ser salvo sim pq é salvo.
    (1João 2:3e4)( Apoc 14:7e12)(Eclesiastes 12:13)(joão 14:21)

    "Ide, POR TODO o MUNDO,(não à algumas pessoas) E PREGAI O EVANGELHO (somente aos salvos?) não, à TODA CRIATURA". (Marcos 16:15) [ênfase e parênteses acrescentados]

    "QUEM Crêr e Ser Batizado será salvo" (Marcos 16:16) ele não faz ascepção de pessoas aqui ou qualquer distinção.

    não tire o texto do contexto.

    que Deus te ilumine e abra seus olhos!

    ResponderExcluir
  7. pessoal, um conselho á todos vcs,

    Atentem somente às escrituras, o Papa, o Lula, O Calvino, o Danielz todos e mais todos são falhos, LEIA A BIBLIA, tire os olhos desses homens acima e outros tbm, e leia a biblia.

    Deus quer salvar a todos, não somente alguns, aquele que crer será salvo, simples.
    esse foi seu objetivo desde antes da fundação do mundo. que todos vivêssemos, e não morrêssemos.

    Deus é Amor acima de TUDO e TODOS, não um Deus de guerra igual vêem por ai.

    Jesus chamou a atenção dos Farizeus dizendo em outras palavras:
    Voces Examinam tanto as escrituras procurando nelas a vida eterna, e não perceberão ainda que elas falam de mim?(outras palavras para contexto do comentario)conferir(João 5:29)

    Jesus tem Duas testemunhas em (apocalipse 11)quem são o Velho e Novo Testamentos, semelhante a castiçais ou lampadas (salmos 119:105)e dois ramos de oliveira (São João 14:26; 15:26; 16:13-15; I Pedro 1:21)

    Que Deus os Ilumine, e começem a praticar Seriamente o "SOLA SCRIPTURA".

    ResponderExcluir
  8. Olá Mr Danielz!

    "é claro para TODO AQUELE que nele crer, se eu creio e aceito o seu sacrifício estou salvo, vc tbm, e juntamente com todas a pessoas da terra."
    Concordamos!

    "Deus conhece os salvos pq é Deus, mais não significa que posso cruzar o braços só pq estou salvo."
    Concordamos!²

    "Quem foi salvo, pode se perder ainda, pois só permanece salvo aquele que anda com Jesus,sendo batizado,guardando os seus mandamentos não para ser salvo sim pq é salvo."
    Como alguém que nasceu de novo "morre de novo"? E quando ele retorna, ele "nasce novamente"? Pode explicar?

    "Ide, POR TODO o MUNDO,(não à algumas pessoas) E PREGAI O EVANGELHO (somente aos salvos?) não, à TODA CRIATURA". (Marcos 16:15) [ênfase e parênteses acrescentados]
    Realmente o IDE é para pregarmos a TODOS. Mas nunca dissemos o contrário. Então qual a discordancia?

    ""QUEM Crêr e Ser Batizado será salvo" (Marcos 16:16) ele não faz ascepção de pessoas aqui ou qualquer distinção."
    Novamente, CONCORDAMOS! ³

    Então, onde está havendo desentendimento?

    "Atentem somente às escrituras, o Papa, o Lula, O Calvino, o Danielz todos e mais todos são falhos, LEIA A BIBLIA, tire os olhos desses homens acima e outros tbm, e leia a biblia."
    É o que fazemos, Mr Danielz. Antes eu dava ouvido à teologia de homens.

    "Deus quer salvar a todos, não somente alguns, aquele que crer será salvo, simples.
    esse foi seu objetivo desde antes da fundação do mundo. que todos vivêssemos, e não morrêssemos."
    Mr Danielz, se o OBJETIVO (não falo de desejo (sentimento), mas de objetivo) de Deus é salvar a todos, e mesmo assim alguns são condenados, o que aconteceu? Deus falhou?

    "Deus é Amor acima de TUDO e TODOS, não um Deus de guerra igual vêem por ai."
    Não, Deus não é amor acima de tudo. Você está supervalorizando UM dos atributos de Deus ACIMA dos demais. Deus é amor SIM, mas não é amor acima dos demais atributos dEle. Ele também é Justiça, Bondade, Ira, e aí por diante. Se você pegar UM dos atributos e exalta-lo ACIMA dos demais, você está criando um Deus segundo a sua vontade e imaginação, que não é o Deus da Bíblia. Ele ficará todo distorcido em sua concepção, e toda a sua teologia, como um efeito dominó.

    "Que Deus os Ilumine, e começem a praticar Seriamente o "SOLA SCRIPTURA"."
    Amém!

    Um grande abraço, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  9. Não Deus não falhou, quer salvar a todos, OS QUE ACEITAREM sua salvação, não um grupo escolhido à dedo, mas todos que abraçarem seu concerto.

    Deus é Amor, e antes de sua Ira, o amor prevalece, Antes de Sua Justiça, o Amor prevalece.

    Se o salário do pecado é a morte,e se todos pecamos, pq nós e o resto da humanidade estamos vivos?, pq Deus é Misericordioso primeiro, antes de julga-lo, esperando que todos cheguem ao arrependimento.(2 Pedro 3:9)

    se Deus já tivesse o seu grupo de salvos, pra que estaríamos aqui ainda?
    isso não tem lógica.

    e sim se o MEU OBJETIVO é te dar um presente, Você, somente vc poderá recusá-lo. mais ainda tenho um objetivo, mesmo que vc rejeite.

    a salvação é um presente, para TODO AQUELE que quiser ser salvo.

    Que Deus te ilumine e te de Sabedoria. ;)

    ResponderExcluir
  10. quer dizer que se eu sou salvo hj, eu sou salvo para sempre?
    posso desrespeitar os mandamentos de Deus, como adulterando, mentindo, roubando?

    parece que para eu permanecer salvo preciso andar na linha não é?

    explique, ai outra teoria.

    ResponderExcluir
  11. Danielz,

    Caso se comprove sua inclinação maligna, que o manterá de forma contumaz, nos pecados acima descritos, e tais atos levados à efeito de forma desenfreada por toda sua vida, seu desejo não será para salvação. O ímpio de mente cauterizada pelo pecado, que insiste em viver em tal rebelião, não perguntará à Deus por salvação a despeito de suas más obras, alegando sua eleição, antes se distanciará por sua vontade, o que o levará
    à realidade do versículo abaixo:

    1 João 2:19 Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.

    Graça e Paz
    Mizael

    ResponderExcluir
  12. Mr. Danielz,

    Graça e Paz!

    "Não Deus não falhou, quer salvar a todos, OS QUE ACEITAREM sua salvação, não um grupo escolhido à dedo, mas todos que abraçarem seu concerto."
    Você não disse que "Deus quer salvar a todos"? E agora já mudou? "Deus quer salvar aqueles que aceitarem sua salvação"? Mudou de opinião?

    "Deus é Amor, e antes de sua Ira, o amor prevalece, Antes de Sua Justiça, o Amor prevalece."
    Mr Danielz, você pode me provar (Biblicamente falando) que o amor de Deus é "superior" à Sua Justiça e à Sua Ira, por exemplo?
    A frase "Deus é amor" é muito conhecida e é verdadeira. O problema é usar esse versículo e esquecer das outras partes da Bíblia. E o trecho de Dt 4.24, que diz "Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso."?

    O famoso texto de "2 Pedro 3:9" fala da igreja presente e futura (leia o contexto), e não do mundo todo.

    "se Deus já tivesse o seu grupo de salvos, pra que estaríamos aqui ainda?
    isso não tem lógica."
    Antes de responder, preciso entender... o "pra que estaríamos aqui ainda" se refere ao mundo como um todo?

    "e sim se o MEU OBJETIVO é te dar um presente, Você, somente vc poderá recusá-lo. mais ainda tenho um objetivo, mesmo que vc rejeite. a salvação é um presente, para TODO AQUELE que quiser ser salvo."
    Sim, isso é verdade! A grande questão que é ignorada é: Mas QUEM QUER SER SALVO? Tem alguém que quer?


    "quer dizer que se eu sou salvo hj, eu sou salvo para sempre?
    posso desrespeitar os mandamentos de Deus, como adulterando, mentindo, roubando?"
    A pergunta é se "um salvo pode desrespeitar os mandamentos de Deus e ainda sim ser salvo?" A resposta é: SIM! Ele pode (no sentido de ter a opção), mas ele NÃO QUER!!!!
    Um salvo não vai querer pecar. Ele ODEIA o pecado! Se ele peca aqui ou acolá, é porque é fraco e ainda possui corrupção no seu coração. Mas ele logo retorna ao caminho porque DEUS o traz de volta!
    Se alguém se diz salvo, mas essa "salvação" dura alguns meses ou anos... E ele torna ao mundo, e nunca mais volta, esse tal nunca foi salvo de verdade.

    Você fez mais perguntas, mas infelizmente não respondeu as minhas. Por favor, responda: "Como alguém que nasceu de novo "morre de novo"? E quando ele retorna, ele "nasce novamente"? Pode explicar?"

    "parece que para eu permanecer salvo preciso andar na linha não é?"
    Não, é ao contrário. Você andará na linha por ser salvo. Que salvação é essa, com um botão "ON/OFF"? Eu não vejo isso na Bíblia!

    Mr Danielz, está querendo comprar a Salvação com sua obediencia? Já parou pra pensar nisso?
    Você pode dizer "não, eu não". Mas não está correndo o risco não de comprar a salvação, mas "pagar o aluguel" dela, achando que você tem poder para a manter com seus próprios esforços? Se não teve dinheiro pra comprar, da onde vai tirar pra manter?

    Como pagar um preço infinito?

    Reflita.

    Um abraço, Deus abençoe;

    ResponderExcluir
  13. E acrescento:

    Se alguém "salvo" não quer pecar pra não perder a salvação, pode ser que tal nunca foi salvo.

    ResponderExcluir
  14. Neto,

    Pode ser. Mas é mais provável que ele não está compreendendo bem a salvação. Conheço muitos cristãos sinceros que acreditam que depois de serem salvos, manter a salvação é por conta deles.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  15. Clóvis,

    sim, tem razão.
    Eu quis dizer sobre os que concientemente creem e teimam contra a Bíblia que a salvação e o "aluguel" dela dependem deles.

    ResponderExcluir
  16. Meu irmão,desculpa a demora por retornar as respostas pois estou sem tempo ultimamente.. ;)

    Continuando...

    Deus quer salvar a todos,isso é um presente para TODOS, infelizmente são POUCOS que aceitam, Deus conhece os salvos, claro, mas a salvação é para todos,não um numero estimado de pessoas, a salvação é para TODOS, e são poucos os que ACEITAM a salvação.

    A salvação não pode ser obrigada, se assim fosse todos estariam salvos, pois esse é o plano divino.

    Apartir do momento que eu sou salvo, preciso viver como salvo, para concretizar a fé que estou salvo.

    A Guarda de mandamentos não é para se salvar, e sim pq estou salvo guardo os mandamentos.

    Jesus disse, se me amais guardais meus mandamentos.

    a partir do momento que nasci de novo, posso sim morrer de novo, pq para morrer basta está vivo nesta terra.

    tanto que a biblia jamais condena o re-batismo, se a pessoa depois de batizada renuncia a Cristo, e depois se arrepende outra vez e é rebatizada.

    em (Efes. 4:5) Paulo diz que existe um só senhor,uma só fé, e um só tipo de batismo, pq se o batismo significa renascimento, e a pessoa morre na fé, ela pode sim ser rebatizada.

    vemos isso quando paulo encontra os homens que não conheceram a Jesus e foram batizados antes de Jesus por João batista no batismo do arrependimento e não conheciam o espirito santo(ver Mat. 4:4; 28:19 e 20; João 16:13), eles não renunciaram a fé, mas persistiram e conheceram o verdadeiro messias e rebatizados.

    Quando sou batizado, vivo como salvo, guardando os mandamentos, vivendo como cristão, pois fui salvo em cristo, começo a vida eterna e aguardo a continuação quando Jesus voltar na glorificação, quando eu cair, e sempre caímos em pecado de novo, pedimos perdão e continuamos firmes, pois não renunciamos a Cristo. (O Reino dos Céus não é para quem nunca caiu, e sim para quem caiu e aprendeu a se levantar todas a vezes)

    e devo guardar TODOS os mandamentos de Deus, não nove e sim dez, tbm as leis de alimentação, de mordomia, e etc, incluindo o "bastante debatido" sábado como dia santo (Gen 2,2e3).


    Que Deus nos abençoe nesses ultimos dias em que vivemos... abraço

    ResponderExcluir
  17. Amado irmão Mr. Danielz, leia o que o PR. John Piper tem a dizer quanto a sua questão. Espero que sejas abençoado com esta leitura o quanto fui. Em Cristo, Nele e para Ele.
    (1) A doutrina da graça irresistível não significa que toda influência do Espírito Santo não pode ser resistida. Significa que o Espírito Santo pode sobrepujar toda resistência e tornar sua influência irresistível. Em Atos 7:51, Estevão diz aos maiorais dos judeus: “Homens de dura cerviz, incircuncisos de coração e de3 ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis”. E Paulo fala sobre entristecer e apagar o Espírito (Efésios 4:30; 1 Tessalonicenses 5:19). Deus dá muitas ordenanças e comandos que são resistidos. Na verdade, toda a história de Israel no A.T é repleta de resistência, como a parábola dos lavradores maus mostra (Mateus 21:33-43); cf. Romanos 10:21. A doutrina da graça irresistível significa que Deus é soberano e pode sobrepujar toda a resistência quando quiser. “Segundo a sua vontade ele opera com o exercito dos céus e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão” (Daniel 4:35). No céu está nosso Deus e tudo faz como lhe agrada “(salmo 115:3). Quando Deus empreende cumprir seu propósito soberano, ninguém pose resistir-lo com sucesso. Isto é o que Paulo ensinou em Romanos 9:14-18, que fez seu oponente dizer: “De que se queixa ele ainda? Pois, quem jamais resistiu à sua vontade?” Ao que Paulo responde: “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura pode o objeto perguntar a quem o fez: porque que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para fazer um vaso para honra e outro para desonra?” (Romanos 9:20b).

    ResponderExcluir
  18. (Parte 2)Mais especificamente, graça irresistível se refere à obra soberana de Deus de sobrepujar toda a rebelião do nosso coração e trazer-nos à fé em Cristo Jesus para que possamos se salvos. Se nossa doutrina da depravação total é verdadeira, não poderia existir salvação sem a realidade da graça irresistível. Se estamos mortos em nossos pecados, totalmente incapazes de nos submetermos a Deus, então nunca creríamos em Cristo a menos que Deus sobrepujasse a nossa rebelião. Alguns podem dizer: “Sim, o Espírito Santo pode nos trazer a Deus, mas podemos usar nossa liberdade para resistir ou aceitar esse trazer”. Nossa resposta é: sem a graça salvífica, sempre usaremos nossa liberdade para resistir a Deus. É isso que significa ser “incapaz de se submeter a Deus. Se uma pessoa se torna humilde o bastante para se submeter a Deus é porque Deus deu-lhe nova e humilde.. Se uma pessoa permanece endurecida e orgulhosa para se submeter a Deus, é porque essa pessoa não recebeu tal espírito disposto. Mas para vermos isso mais persuasivamente devemos olhar para as Escrituras. Em João 6:44 Jesus diz:" Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer”. Este trazer é o trabalho soberano da graça sem a qual ninguém pode ser salvo da sua rebelião contra Deus. De novo alguém diz: “Ele traz todos os homens, não apenas alguns”. Mas isso simplesmente evita a implicação clara do contexto de que o “trazer” do Pai é o motivo de alguns crerem e outros não. Especificamente, João 6:64-65 diz: “Contudo há descrentes entre vós. Pois Jesus sabia, desde o princípio quais eram os que não criam e quem o havia de trair. E prosseguiu: Por causa disso, é que vos tenho dito: Ninguém pode vir a mim, se o Pai, não lhe for concedido”. Perceba duas coisas: Primeiro, veja que ir a Cristo é chamado de um dom. Não é somente uma oportunidade. Ir a Cristo é “dado” a alguns e não a outros. Segundo, perceba que a razão de Jesus dizer isso é explicar por que “há descrentes entre vós”. Nós podemos parafrasear assim: Jesus sabia desde o princípio que Judas não creria nele, a despeito de todos os ensinamentos e convites que recebeu. E porque sabia isso, ele explica isso com as palavras: ninguém pode vir a mim se pelo Pai não lhe for concedido. Judas não foi concedido a Jesus. Havia muitas influencias boas na sua vida. Mas a decisiva, o dom da graça irresistível, não foi dada. 2Timóteo 2:24-25 diz: “Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender e sim deve ser brando para com todos; apto para ensinar, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa que Deus não só lhe conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade”. Aqui, como em João 6:65, arrependimento é chamado de dom de Deus. Perceba, ele não está meramente dizendo que a salvação é um dom d e Deus. Esta dizendo que o pré- requisito para a salvação também é um dom. Quando uma pessoa ouve um pregador chamá-lo ao arrependimento, ele pode resistir a esse chamado. Mas se Deus conceder-lhe arrependimento, não poderá resistir porque o dom é a remoção da resistência. Não sentir vontade de se arrepender é o mesmo que resistir ao Espírito Santo. Assim, se Deus concede o arrependimento, isso é o mesmo que remover a resistência. Esse é o motivo de chamarmos essa obra de Deus de “graça irresistível”.

    ResponderExcluir
  19. (parte 3) Nota: Deveria ser óbvio, a partir disso(do que foi dito nas partes 1 e 2 *), que a graça irresistível nunca implica em Deus forçar-nos a crer contra a nossa vontade, senão teríamos uma contradição Noé termos. Pelo contrário, a graça irresistível é compatível com a pregação e testemunho que tentam persuadir pessoas a fazer o que é racional e o que irá de acordo com seus melhores interesses. (* nota minha)

    ResponderExcluir
  20. E finalmente, irmão Mr. Danielz, o PR. John Piper encerra sua explanação desta forma:
    (Parte 4 e última)1Corintios 1:23-24 diz: “mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para Os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus”. Perceba os dois tipos de “chamado” implicados nesse texto. Primeiro, a pregação de Paulo alcançou a todos, tanto judeus quanto gregos. Esse é o chamado geral do evangelho. Ele oferece salvação a todos aqueles que crerão no Cristo crucificado. Mas por muitas vezes ele cai em ouvidos não- receptivos e me chamado de loucura. Mas então, em segundo lugar, Paulo se refere a outro tipo de chamado, Ele diz que entre aqueles que escutam existem alguns que são “chamados” de um modo que não mais consideram a cruz como loucura, mas como sabedoria e poder de Deus das trevas para a sua luz? Se TODOS aqueles que são chamados desse modo considera a cruz como poder de Deus, então algo no chamado deve efetuar a fé. Isso é graça irresistível. Isso é mais explicado em 2 corintios 4:4-6: “o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus....porque Deus, que disse: dessa treva resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação da glória de Deus, na face de Cristo” Visto que os homens são cegos para a dignidade de Cristo, um milagre é necessário para que eles cheguem a ver e crer. Paulo compara esse milagre com o primeiro dia da criação quando Deus disse: "Haja luz”. Ele é na verdade uma nova criação, ou um n ovo nascimento. Isso é o que se quer dizer por chamado eficaz em1 coríntios 1:24. Aqueles que são chamados têm os olhos abertos pelo poder criativo de Deus, de forma que não mais vêem a cruz como loucura, mas como o poder e a sabedoria de Deus. O chamado eficaz é o milagre de ter nossa cegueira removida. Isso é graça irresistível. Outro exemplo: isso está em Atos 16:14, onde Lídia esta ouvindo a pregação de Paulo. Lucas diz: “o Senhor lhe abriu o coração, para entender o que Paulo dizia. A menos que Deus abra nosso coração, não aceitaremos a mensagem o evangelho. Esse abrir do coração é o que chamamos de graça irresistível. Outra maneira de descrevê-la é “novo nascimento” ou nascer de novo. Cremos que o novo nascimento é um milagre de Deus que capacita uma pessoa anteriormente “morta” a receber a Cristo e então ser salva. Não achamos que a fé preceda e cause o novo nascimento. Fé é a evidência de que Deus nos gerou de novo. “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao dele é nascido” (1João 5:1). Quando João diz que Deus dá o direito de se tornar filho de Deus a todos os que recebem a Cristo (João 1:12), ele quer dizer que aqueles que recebem a Cristo “nasceram, não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. Em outras palavras, é necessário receber a Cristo para tornar-se um filho de Deus, mas o nascimento que traz uma pessoa para a família de Deus não é possível pela vontade do homem. O homem está morto em seus delitos e pecados. Ele não pode fazer-se novo, ou criar nova vida em si mesmo. Ele deve nascer de Deus. Então, com a nova natureza de Deus, ele imediatamente recebe a Cristo. Os dois atos (regeneração e fé) são tão intimamente conectados que na experiência não podemos distingui-los. Deus nos gera de novo e o primeiro vislumbre da vida na criança recém-nascida é a fé. Assim, novo nascimento é o efeito da graça irresistível, porque é um ato de criação soberana – “não da vontade do homem, mas de Deus”. Fonte: Monergismo.com – “Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:9). WWW.monergismo.com (* nota minha)

    ResponderExcluir
  21. MEU DEUS!!!! MISERICÓRDIA DESTE POVO!!!! CADA DIA QUE PASSA EU VEJO MAIS E MAIS A NECESSIDADE DE SE MPREGAR O EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO COM PRESSÃO TOTAL!!!!! COMO PODE UMA PESSOA CHEGAR A AFIRMAR Q QUE NASCEU DE NOVO PODE DESNASCER DE NOVO E DEPOIS VOLTAR A NASCER!!! ISTO É INDIGNIFICAR O SANGUE DE JESUS CRISTO QUE PEGA E FAZ A OBRA E PONTO. AINDA TEM A IGNORÂNCIA DE AFIRMAR QUE PODE SE REBATIZAR E REBATIZAR E... Q ABSURDO!!!! SE EM EFÉSIOS 4: 4 E 5 FALA CLARAMENTE "Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
    Um só Senhor, uma só fé, UM SÓ BATISMO;". HERESIA HUMANISTA DO DIABO!!! E AINDA FALA Q TEMOS DE LER A BÍBLIA AO INVÉS DE DAR ATENÇÃO A HOMENS!!! Q DEUS NOS USE PELA SUA MISERICÓRDIA PARA PROPAGAR O VERDADEIRO E GENUÍNO EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS NESTA SOCIEDADE DITA "CRISTÃ-EVANGÉLICA" MAS NA VERDADE TEOLOGICAMENTE "HUMANISTA-HERÉTICA", AMÉM.

    ResponderExcluir
  22. ADD SOBRE O BATISMO: O BATISMO É COMO O CASAMENTO, É UMA ALIANÇA E COMO TAL É UNA E NUNCA DEVE SER QUEBRADA... AMÉM.

    ResponderExcluir
  23. Antonio de Oliveira Franco Neto9 de maio de 2011 às 13:50

    AAAFFFFF
    é sempre assim,
    vãs discussões que só causam desentendimentos
    e BLAH, BLAH, BLAH....
    cançado disso

    ResponderExcluir
  24. Vcs calvinistas sao uma piada hahahaha

    ResponderExcluir
  25. Se não fosse a Graça de Cristo no hoje, nós cristão estaríamos vivendo pela só pela lei e nós sabemos que ninguém consegue cumprir a lei. (pela graça sois salvos)

    ResponderExcluir
  26. Se não fosse a Graça de Cristo no hoje, nós cristão estaríamos vivendo pela só pela lei e nós sabemos que ninguém consegue cumprir a lei só Cristo a cumpriu. (pela graça sois salvos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por conseguinte, sem a graça soberana, estaríamos condenados para sempre.

      Em Cristo,

      Excluir
  27. Pq a graça de Deus se manifestou trazendo SALVAÇÃO A TODOS OS HOMENS!!!
    Logicamente, se concentra aos que a aceitarem... Sinceramente não creio que Deus criaria uma criança no ventre da mãe premeditando-a ao inferno! O atributo AMOR de Deus não permitiria tal coisa, e o atributo JUSTIÇA de Deus já foi satisfeito com o sacrifício expiatório de Deus... Essa é a minha teologia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, essa é a TUA teologia, portanto, guarde-a para si e não fale a ninguém. Não leve outras pessoas a cometer o mesmo erro que você. Abçs!

      Excluir
  28. Jesus, esses "teólogos, esses teólogos.....com SUAS teologias!!!

    No Amado

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
  29. Todos estão lendo que bíblia? pois quem disse que para sermos salvos nós é que temos o direito de escolha, quem nos escolhe é Deus e se prevalecemos na sua presença é que teremos um lugar ao seu lado, ou se esqueceram do livro da vida, em apocalipse 20:11 a partir, se a salvação fosse uma escolha do homem todos escolheriam ser salvos, mas Deus disse que aquele que quiser ser salvo abandone o pecado, alguém aqui já conseguiu este milagre de não pecar no dia a dia. vão ler bíblia irmãos e pensar, graça é favor imerecido, mas para recebe - la preciso me aproximar do padrão de Cristo...

    ResponderExcluir
  30. Irmãos, Paz de Jesus, o Ungido, para todos.
    Sejam pacientes e compreensivos uns com os outros nas nossas opiniões. O cristão é um contínuo aprendiz. Não sejam ríspidos nos comentários. Vamos aprender ou ensinar humildemente. Afinal, temos todos o mesmo Espírito, que é Espírito de paz.
    Ósculo santo em vocês, e a Graça salvadora esteja sobre vocês.

    ResponderExcluir
  31. Irmãos, Paz de Jesus, o Ungido, para todos.
    Sejam pacientes e compreensivos uns com os outros nas nossas opiniões. O cristão é um contínuo aprendiz. Não sejam ríspidos nos comentários. Vamos aprender ou ensinar humildemente. Afinal, temos todos o mesmo Espírito, que é Espírito de paz.
    Ósculo santo em vocês, e a Graça salvadora esteja sobre vocês.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.