tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post951808888662692730..comments2024-03-27T22:04:50.705-03:00Comments on Cinco Solas: Aquele que está unido a Cristo produz frutoAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/07618187112559577322noreply@blogger.comBlogger37125tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-49226294335562794032012-02-18T20:03:51.133-02:002012-02-18T20:03:51.133-02:00É pro povo em geral, não somente você. Agora que v...É pro povo em geral, não somente você. Agora que vi essa do 'galho arrastando o chão', resolvi perguntar o que cada personagem desta parábola significa.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-71407545569431066042012-02-18T19:29:51.345-02:002012-02-18T19:29:51.345-02:00Crédulo, essa pergunta é pra mim? Sinceramente, nã...Crédulo, essa pergunta é pra mim? Sinceramente, não entendi...Netohttps://www.blogger.com/profile/08932524527659168150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-18794360724610713902012-02-18T19:01:31.212-02:002012-02-18T19:01:31.212-02:00Posso fazer mais uma pergunta?
De onde vieram os g...Posso fazer mais uma pergunta?<br />De onde vieram os galhos?<br /><br />Aliás, é interessante notar que Paulo usa uma analogia semelhante. Vou dar uma lida.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-70394081407025641272012-02-18T16:34:33.465-02:002012-02-18T16:34:33.465-02:00André, minha opinião é parecida com o seu ultimo c...André, minha opinião é parecida com o seu ultimo comentário. Jesus está querendo fazer uma distinção de quem realmente está conectado à Ele (fruto), com os que parecem estar conectados a Ele.<br /><br />Pode ser que Ele quis fazer essa distinção justamente para aqueles que já se diziam "povo de Deus", mas que não demonstravam frutos... Como João Batista fez.Netohttps://www.blogger.com/profile/08932524527659168150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-7417752631610115462012-02-18T12:11:30.998-02:002012-02-18T12:11:30.998-02:00A questão dos judeus se considerarem a videira, eu...A questão dos judeus se considerarem a videira, eu já conhecia.<br /><br />Mas o seu último parágrafo é esclarecedor. Irei analisar com cuidado seu argumento.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-56200327438033779122012-02-18T10:15:20.011-02:002012-02-18T10:15:20.011-02:00Os Judeus diziam que ELES eram a videira plantada ...Os Judeus diziam que ELES eram a videira plantada por Deus. Mas Jesus diz que não, que ELE era a videira VERDADEIRA.<br /><br />Essa parábola é a mesma das ovelhas. As minhas ovelhas conhecem a minha voz e me seguem. Eu sou a videira verdadeira e quem está em mim dá fruto. Se não dá fruto, o agricultor a levanta. Os ramos que já dão fruto são limpos para que deem mais fruto.<br /><br />Os fariseus não eram ramos conectados à videira verdadeira (Cristo) por isso seriam lançados fora, secariam e seriam lançados no fogo.<br /><br />O texto não é necessariamente soteriológico para definir se é possível perder salvação ou não. Mas para dizer quem é salvo e quem não é. Os salvos estão na videira, e esses são tratados pelo agricultor para que deem fruto, levantando-os ou podando-os. Os não salvos não estão na videira, esses são lançados fora, secam e vão para o fogo.Teologia Etchttps://www.blogger.com/profile/17851907751442056134noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-40595429939084897142012-02-18T01:32:59.294-02:002012-02-18T01:32:59.294-02:00O versículo 2 fala sobre o trato com os ramos que ...<b>O versículo 2 fala sobre o trato com os ramos que estão na videira e "podem" dar frutos.<br />O versículo 6 fala sobre o trato com os ramos que não fazem mais parte da videira (sem necessariamente dizer com isso que foram arrancados pelo agricultor).</b><br /><br />Mas, quem tem poder para tirar ramos da videira?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-25262606556564297232012-02-17T21:45:04.607-02:002012-02-17T21:45:04.607-02:00Nunca havia ouvido ou lido sobre esse possível sig...Nunca havia ouvido ou lido sobre esse possível significa. De prima, acho que não combina muito bem levantar e lançar no fogo. Mas vou analisar a possibilidade com mais cuidado. Descobrindo algo, posto.<br /><br />Em Cristo,<br /><br />ClóvisClóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-2754582458215441342012-02-17T20:57:03.989-02:002012-02-17T20:57:03.989-02:00Clovis, Neto, Zwinglio e Hélio
Algum comentário qu...Clovis, Neto, Zwinglio e Hélio<br />Algum comentário quanto à minha participação? Gostaria de ter a opinião dos senhores sobre o que apresentei.Teologia Etchttps://www.blogger.com/profile/17851907751442056134noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-44147070375903530882012-02-17T16:37:35.949-02:002012-02-17T16:37:35.949-02:00Talvez não sejam os mesmos ramos. Não há nada no p...Talvez não sejam os mesmos ramos. Não há nada no próprio texto que conecte os ramos que secam e são jogados no fogo com os ramos que foram levantados. Acho que a associação está mais pela força da tradução "cortar".<br /><br />Não sou agricultor de vinhas, mas acredito que alguns ramos podem quebrar com a ação do vento, ou animais, sei lá... O versículo 6 diz que o ramo que não permanece nEle... Quem seca e é lançado no fogo é o ramo que não está nEle, pois o ramo que está nEle frutifica. Se o primeiro ramo estava nEle, por que não frutificou?<br /><br />No versículo 2 a ênfase está em <b>estando em mim</b> - Todo o ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o "levanta".<br />No versículo 6 a ênfase está em <b>não estando nele</b> - Se o ramo não permanece nele é lançado fora, seca e é lançado ao fogo.<br /><br />Acho que o procedimento natural para o agricultor aos inspecionar a vide seria:<br />1. O ramo está no chão sem fruto, mas ainda conectado à videira = suspende para que dê fruto.<br />2. O ramo está com fruto conectado à videira = poda (limpa) para que dê mais fruto.<br />3. O ramo não permanece na videira = é lançado fora.<br />4. Os ramos que foram lançados fora secarão e serão queimados.<br /><br />O versículo 2 fala sobre o trato com os ramos que estão na videira e "podem" dar frutos.<br />O versículo 6 fala sobre o trato com os ramos que não fazem mais parte da videira (sem necessariamente dizer com isso que foram arrancados pelo agricultor).Teologia Etchttps://www.blogger.com/profile/17851907751442056134noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-50752752830547669952012-02-17T12:32:17.892-02:002012-02-17T12:32:17.892-02:00Não tinha ouvido nada semelhante, mas como os &quo...Não tinha ouvido nada semelhante, mas como os "ramos <i>levantados</i>" são lançados no fogo?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-27542929567953395942012-02-17T12:12:39.326-02:002012-02-17T12:12:39.326-02:00Olá amigos,
Há uma nota de rodapé da Bíblia de Gen...Olá amigos,<br />Há uma nota de rodapé da Bíblia de Genebra que mostra uma possível tradução para "cortar". O verbo "airó" também é traduzido em outros versículos como "erguer", "levantar" - ex. Lucas 17:3 <i>levantar</i> a voz.<br /><br />Os ramos da videira precisam estar elevados do chão e crescem presos a cercas para que os cachos cresçam pendurados. Se o ramo estiver caído no chão ele não dá fruto porque os cachos não vingam em contato com o solo, além do mais os ramos que estão suspensos bloqueiam a luz do sol. O agricultor precisa suspender os ramos caídos para que eles peguem a luz do sol e possam pender os cachos.<br /><br />Conclusão... se o ramo está nEle, deveria dar fruto. Se não dá fruto (porque está caído) ele levanta (para que dê fruto) e os que já dão frutos Ele poda (limpa) para dar mais frutos.<br /><br />Já ouviram alguma coisa nesse sentido? Achei interessante e faz muito sentido. O que acham?Teologia Etchttps://www.blogger.com/profile/17851907751442056134noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-17448401446943661682011-09-08T15:11:15.804-03:002011-09-08T15:11:15.804-03:00Gledson, a Paz!
Você disse:
"POR FAZER, ANAL...Gledson, a Paz!<br /><br />Você disse:<br /><i>"POR FAZER, ANALISE ESSA CONCLUSÃO:<br /><br />a) Quem está em Cristo pode frutificar e quem não está é infrutífero."</i><br /><br />Não concordo, Gledson, principalmente no trecho "PODE frutificar" e pelas mesmas razões que apresentei ao Zwinglio.<br /><br />Jesus afirma que "<b>todo</b> aquele que está nEle, dá muito fruto" e, que "Quem não está nEle não dá fruto". Além disso, mais adiante no NT, lemos essa declaração de Paulo: "<b>SE</b> alguém está em Cristo, <b><i>nova criatura é</i></b>; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."<br /><br />Logo, é impossível alguém estar em Cristo e não apresentar frutos. Se não apresenta frutos, jamais esteve nEle.<br /><br />Um abraço.Netohttps://www.blogger.com/profile/08932524527659168150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-40863980242760376352011-09-08T14:56:41.929-03:002011-09-08T14:56:41.929-03:00Zwinglio,
Após MUITA demora, voltei para responde...Zwinglio,<br /><br />Após MUITA demora, voltei para responder.<br /><br />na sua mensagem de 27/07/2011 - 18:26, você disse:<br /><br />"Quem não está, não está de fato e a conclusão óbvia é que não produza. Isso é o que esclarece a segunda.<br /><br />Caso deixemos o texto falar por si mesmo, é isso o que ele apresenta literalmente falando. Caso partamos com pressupostos inflexíveis, ele dirá o que quisermos, porém, nunca o que ele de fato diz."<br /><br />Acontece, Zwinglio, que realmente uso de "pressupostos inflexíveis". Os pressupostos que estou usando aqui são: "Quem não está não dá fruto", e "se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."<br /><br />Logo, é impossível alguém estar em Cristo e não apresentar frutos (como Ele mesmo disse). Logo, em consequencia, se a pessoa não deu fruto, jamais esteve realmente nEle.Netohttps://www.blogger.com/profile/08932524527659168150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-57619923614519283532011-08-03T21:17:01.513-03:002011-08-03T21:17:01.513-03:00Hélio,
Sinto-me aliviado após seus esclarecimento...<b>Hélio</b>,<br /><br />Sinto-me aliviado após seus esclarecimentos, já que eu não acredito que "determinadas obras são essenciais para manter a salvação pela graça", nem que "a fidelidade a DEUS de maneira sinergísitca é a causa da nossa salvação".<br /><br />Um grande abraço ao irmão.Paulo Cesar Antuneshttps://www.blogger.com/profile/07595419893522109729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-86041431696830485812011-08-03T18:24:15.653-03:002011-08-03T18:24:15.653-03:00“A acusação de "salvação pelas obras" já...<i><b>“A acusação de "salvação pelas obras" já era esperada.”</b></i><br /><br />Caro irmão Paulo.<br /><br />Não é uma acusação, é um fato. Se alguém ensina que devemos ser fiéis a DEUS com nossas obras implicando isso ao fato de estarmos sujeitos de, na falta delas, sermos condenados perdendo assim nosso estado de graça ensina com TODAS AS LETRAS salvação pelas obras, embora negam veemente que assim procedem, logo não é uma acusação.<br /><br /><i><b>“Não sei se a acusação foi para mim ou para qualquer outro.”</b></i><br /><br />Não foi especificamente para você, no entanto se acredita que o exercício de determinadas obras são essenciais para manter a salvação pela graça (o que já é uma contradição, pois a graça já não é graça se entrar em contraste com as obras) a mensagem poderá servir para reflexão, não leia em tom de “acusação”. <br /><br /><i><b>“fato é que todos aqueles que defendem fidelidade a Deus de maneira sinergística é acusado de ensinar salvação pelas obras.”</b></i><br /><br />Se você acredita que “a fidelidade a DEUS de maneira sinergísitca” é a causa da nossa salvação, esta ensinado de forma clara e inequívoca, salvação pelas obras.<br /><br />Ninguém aqui afirma e defende que o crente não deve ser fiel, muito pelo contrário, assim o cremos sabendo perfeitamente que o próprio DEUS pela sua misericórdia, amor, benignidade e fidelidade, <i>“nos confortará e guardará do maligno” II Ts 3:3</i>, pois ele é poderoso para <i>“nos edificar e dar herança entre todos os santificados” At 20:32</i>, uma vez que Ele <i>“opera em nó tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” Fl 2:13</i>, por tudo isso devemos saber <i>“em quem temos crido, e estarmos certos de que ELE é poderoso para guardar o nosso depósito, até àquele dia” II Tm 1:12</i>, pois <i>“somos salvos pela sua graça por meio da fé e isso não vem de nós é dom de DEUS, não vem das obras para que ninguém se glorie.” Ef 2:8-9</i><br /><br /><i><b>“Eu sei que muitos realmente ensinam que devemos praticar boas obras a fim de manter a nossa salvação, mas isso não é verdadeiro de todos.”</b></i><br /><br />Concordo. Se alguém repousa a manutenção da sua salvação na prática de boas obras esta pregando salvação pelas obras negando veemente a suficiência do sacrifício de Cristo como a única obra que salva o homem pecador.<br /><br /><i><b>“Mas se alguém me mostrar que a fé em Deus, da maneira apresentada aqui, é uma obra, estou disposto a mudar a minha opinião.”</b></i><br /><br />Quem exerce a fé em DEUS é o homem, mas a fé é um dom de DEUS (Ef 2:8) da mesma maneira que não é de todos (II Ts 3:2).<br /><br />Como tudo o que tange as nossas almas nos direcionando ao caminho de graça provém de DEUS, temos que estas coisas são infalivelmente atribuídas única e exclusivamente à sua graça, amor, misericórdia e benevolência para conosco.<br /><br />DEUS te abençõeHéliohttps://www.blogger.com/profile/08829890872124821428noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-40826670292509898862011-08-03T08:20:46.500-03:002011-08-03T08:20:46.500-03:00A acusação de "salvação pelas obras" já ...A acusação de "salvação pelas obras" já era esperada. Não sei se a acusação foi para mim ou para qualquer outro, fato é que todos aqueles que defendem fidelidade a Deus de maneira sinergística é acusado de ensinar salvação pelas obras.<br /><br />Eu sei que muitos realmente ensinam que devemos praticar boas obras a fim de manter a nossa salvação, mas isso não é verdadeiro de todos.<br /><br />Deixando um pouco a imagem da videira de Jesus, e passando para a da oliveira de Paulo, se alguém é cortado, isso se deve exclusivamente à incredulidade. As boas ou más obras não são levadas em consideração tanto para ser salvo quanto para permanecer salvo.<br /><br />Mas se alguém me mostrar que a fé em Deus, da maneira apresentada aqui, é uma obra, estou disposto a mudar a minha opinião.Paulo Cesar Antuneshttps://www.blogger.com/profile/07595419893522109729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-81103896785874290212011-08-03T06:31:31.898-03:002011-08-03T06:31:31.898-03:00Afirmar que os crentes nascidos de novo, salvos pe...Afirmar que os crentes nascidos de novo, salvos pela graça de DEUS, regenerados pelo Espírito Santo podem não produzir bons frutos e com isso serem cortados, condenados e lançados fora para serem queimados é COM TODAS AS LETRAS pregar salvação por obras.<br /><br />Quem assim o faz nega até a morte, ensinam explicitamente a salvação por obras à moda católica, mulçumana e espírita de ser e depois a travestem de "graça".<br /><br />Por que não asssumem logo de vez em alto e bom tom: "Nós ensinamos e acreditamos em salvação por obras!!!"<br /><br />Alguns comentaristas esqueceram de um detalhe sobre a vara que dá frutos: A vara esta em CRISTO <b>e CRISTO esta nele</b>!<br /><br /><i>"Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, <b>e eu nele</b>, esse dá muito fruto; porque, sem mim, nada podeis fazer." Jo 15:5</i><br /><br />Tem vara que esta em CRISTO, e destarte, CRISTO não esta nele!<br /><br />Isso é estranho?<br /><br />De maneira nenhuma, vemos outros exemplos semelhantes nas escrituras.<br /><br />1 - Pessoas que tentariam passar pela porta estreita e não conseguiriam entrar. Lc 13:24<br /><br />e<br /><br />2 - O "penetra" na festa dos escolhidos de DEUS. Mt 22:12<br /><br />Como pode uma vara estar em Cristo e Cristo não estar nele?<br /><br />Como pode muitas pessoas tentarem passar pela "porta estreita", Jesus Cristo, e não conseguirem?<br /><br />Como pode você entrar nas bodas do Cordeiro e logo depois ser expulso?<br /> <br />O que temos?<br /><br />Pessoas que procuram união com Cristo pelos próprios méritos.<br /><br />Estão em Cristo de alguma forma, tentam passar pela porta estreita e surgem no meio dos convidados das bodas do Cordeiro, mas CRISTO NÃO ESTA NELES.<br /><br />Essa turma até profetiza, expulsam demônios, fazem muitas maravilhas, no entanto NUNCA foram conhecidos do Senhor, pois <i>"os que dantes conheceu..."</i>, bem... creio que todos conhecem esta passagem de Rm 8: 29-30Héliohttps://www.blogger.com/profile/08829890872124821428noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-72316195639473035852011-08-01T15:38:11.049-03:002011-08-01T15:38:11.049-03:00Neto,
Premissas:
1 - Cristo afirma que a vara que...<b>Neto,<br /><br />Premissas:<br />1 - Cristo afirma que a vara que está nEle dá muito fruto (Jo 15.5)<br />2 - Cristo afirma que a vara que não está nEle não pode (não consegue) dar fruto (Jo 15.4)<br />3 - Cristo afirma que a vara que está nEle, mas não dá fruto, Deus a tira (verso 2)<br /><br />... Possíveis Conclusões(*): A-A Bíblia se contradiz.</b><br /><br />Você colocou a Bíblia como possivelmente entrando em contradição, embora eu saiba que você nem sequer admite esta hipótese, porque colocou as premissas de forma diferente de como está em João. Da forma como você colocou, eu não teria dúvidas em assinalar a resposta A: A Bíblia é contraditória!<br /><br />No entanto, a ênfase toda de João, cap. 15, é a "permanência" em Cristo, não meramente estar nele.<br /><br /><i>4 - Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim...<br /><br />5 - Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto...<br /><br />6 - Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora...<br /><br />7 - Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós...<br /><br />8 - Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos...<br /><br />9 - Permanecei no meu amor.<br /><br />10 - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor...</i><br /><br />Como podemos ver, não é questão de não haver "união orgânica de fato", de "estar aderido mas não ligado intimamente à videira", ou de ser "vara infrutífera que nunca esteve em Cristo de fato", que seria a opção que você escolheria. Se a vara não está em Cristo, ela não é vara de maneira alguma, e dizer que ela é uma "vara infrutífera", não sendo ela uma vara, não acrescenta nada nem faz o menor sentido. A questão é a permanência. <br /><br />Todas são varas, todas participam da seiva da videira. A diferença é que algumas permanecem e outras não, e essas que vão perdendo a razão de estarem na videira, e consequentemente não geram frutos, são cortadas.<br /><br />Mas eu mesmo não estou convencido de que estes versículos apoiam a doutrina da apostasia final. Isso não está bem claro, embora muitos elementos parecem apontar nesta direção.Paulo Cesar Antuneshttps://www.blogger.com/profile/07595419893522109729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-69784362769345742462011-07-31T12:44:46.253-03:002011-07-31T12:44:46.253-03:00Concordo com o Zuinglio Rodrigues. O Neto fez boa ...Concordo com o Zuinglio Rodrigues. O Neto fez boa análise, mas concluiu erroneamente.<br />Há três fatos aí:<br /><br />1. Há varas infrutíferas EM Cristo, são cortadas ou estão ameaçadas a ser.<br /><br />2. As varas em Cristo dão muito fruto (entende-se as que são frutíferas e foram limpas).<br /><br />3. Varas fora de Cristo não dão fruto.<br /><br />Então, as varas que nunca estiveram em Cristo estão impossibilitadas de frutificarem. As que estão, podem ou não frutificar.<br /><br />As que frutificam, o Pai faz a limpeza de forma que deem mais frutos.<br /><br />Sem contradição alguma. POR FAZER, ANALISE ESSA CONCLUSÃO:<br /><br />a) Quem está em Cristo pode frutificar e quem não está é infrutífero.<br /><br />Até logo.Gledsonnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-24185212697450249062011-07-27T18:26:27.777-03:002011-07-27T18:26:27.777-03:00Neto, paz!
"1 - Cristo afirma que a vara que...Neto, paz!<br /><br />"1 - Cristo afirma que a vara que está nEle dá muito fruto (Jo 15.5)<br />2 - Cristo afirma que a vara que não está nEle não pode (não consegue) dar fruto (Jo 15.4)<br />3 - Cristo afirma que a vara que está nEle, mas não dá fruto, Deus a tira (verso 2)"<br /><br />Não há contradição, mas três condições.<br /><br />A primeira é fato, mas não integra o todo do que se quer dizer a respeito dos que estão nEle. Ele dá muito fruto sim.<br /><br />No entanto, apesar de estar na condição de frutificar, é possível que a vara não corresponda; e é isso o que denota a terceira com vistas a AMPLIAR o que fora dito na primeira em relação aos que nEle estão.<br /><br />Quem não está, não está de fato e a conclusão óbvia é que não produza. Isso é o que esclarece a segunda.<br /><br />Caso deixemos o texto falar por si mesmo, é isso o que ele apresenta literalmente falando. Caso partamos com pressupostos inflexíveis, ele dirá o que quisermos, porém, nunca o que ele de fato diz.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-20343460814755508452011-07-27T18:19:09.359-03:002011-07-27T18:19:09.359-03:00Este comentário foi removido pelo autor.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-14863537173901400912011-07-27T14:17:02.568-03:002011-07-27T14:17:02.568-03:00Gledson e Zwinglio (quanto tempo!)
Não se trata d...Gledson e Zwinglio (quanto tempo!)<br /><br />Não se trata de um "exercício interpretativo", mas uma analise cuidadosa e temerosa do todo bíblico.<br /><br />Acompanhem o raciocínio, e peço que escolham a alternativa mais plausível:<br /><br />Premissas:<br />1 - Cristo afirma que a vara que está nEle dá muito fruto (Jo 15.5)<br />2 - Cristo afirma que a vara que não está nEle não pode (não consegue) dar fruto (Jo 15.4)<br />3 - Cristo afirma que a vara que está nEle, mas não dá fruto, Deus a tira (verso 2)<br /><br />Ou seja, se alguém está em Cristo, esse dá fruto. Se alguém não está em Cristo, esse não dá fruto. Se alguém não dá fruto, logo é cortado.<br /><br />Perante as premissas 2 e 3, onde há uma “contradição” (afinal, a vara que não dá fruto “estava” nele ou não?), podemos deduzir:<br /><br />Possíveis Conclusões(*):<br />A-A Bíblia se contradiz;<br />B-A Vara infrutífera nunca esteve em Cristo de fato, pois se estivesse daria fruto, como Cristo afirmou; e isso confirma diversas passagens sobre falsos cristãos, como Mt 7.22 e 23, e 1 Jo 2.19;<br />C-É possível a um salvo se perder (o que contraria versos como João 6.37, Ezequiel 36.26 ao 27 e Jeremias 32:40)<br /><br />Qual vocês escolhem?<br /><br />Um abraço.<br /><br />*Obs: se existirem mais conclusões possíveis, peço por favor que coloquem.Netohttps://www.blogger.com/profile/08932524527659168150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-11124034775753022882011-07-26T21:36:18.857-03:002011-07-26T21:36:18.857-03:00É incrível como o exercício interpretativo calvini...É incrível como o exercício interpretativo calvinista é chegado a uma "hipótese". <br /><br />A vara está em Cristo e é arrancada = parecia estar em Cristo, mas não estava, por isso não dava frutos.<br /><br />Decaístes da graça = isso não quer dizer isso, mas que supostamente estava na graça.<br /><br />Sr iluminado, provar o dom celestial, tornar-se participante do ES, provar a boa palavra de Deus = nada disso é conclusivo, pois o autor está falando de supostos conversos que experimentaram - mas não experimentaram de verdade - tudo o que experimenta um verdadeiro salvo.<br /><br />O primeiro caso é hipotético, o segundo também, e o terceiro idem. E isso não importa o quanto claras e objetivas sejam as palavras dos escritores.<br /><br />São alertas desnecessário visto 'as impossibilidades' de tais coisas acontecerem realmente. É tudo perda de tempo e desperdício de tinta.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-19712373339855423182011-07-26T20:17:48.591-03:002011-07-26T20:17:48.591-03:00Neto:
Sua hipótese é interessante, porém não desfe...Neto:<br />Sua hipótese é interessante, porém não desfez a dificuldade. Se TODA a vara em Cristo dá fruto, e o verso 2 afirma: a vara em Cristo que não dá fruto, então a contradição ficaria patente. Não haveria como resolvê-la. A posição que apega-se ao verso 6 descontextualiza a passagem, enquanto a que detém-se ao verso 2 não. A posição calvinista deve portanto crer no verso 6 separadamente como o principal para entender a parábola toda. O impossível é explicar a passagem do verso 2. Já a posição católica parece ter o verso 2 como elucidativo e até explicativo para o 6, e, o que é interessante, não deixa-o sem a devida harmonização. Na parábola Cristo é a videira, e Deus Pai é o lavrador, ou agricultor. O Pai trabalha em Cristo, ou nos ramos unidos a Cristo. Naqueles que não produzem fruto Ele faz a poda, enquanto naqueles que produzem, faz limpeza para melhorar a produção. Está portanto claro que o Pai age nos ramos ligados mesmo a Cristo. Só pode ser podado o que está ligado, assim como só pode ser limpo o que está conectado também. É um tratamento às varas, improdutivas e produtivas. A palavra de Cristo limpa os discípulos. É como o que está figurado no trabalho do Pai. Cristo exorta aos discípulos para estarem nEle. Exortação, no verso 4, que indica a liberdade para estar nEle para produzir frutos. Explicação feita no verso 5, com referência ao dito no 4, pois a vara que está em Cristo dará fruto. Se a vara passa a não produzir, então é lançada fora. Parece falar da vontade de permanecer conectado. "Estai em mim" para dar frutos, porque "Se alguém não estiver em mim" não pode. O verso 9, nesse contexto de exortação à permanência no Senhor, explicar que obedecer aos mandamentos faz com que permaneçamos no amor de Cristo. Obedecer aos mandamentos é dar fruto. Nisso é preciso vontade. Vem a graça, a vontade pode aceitá-la ou não, por isso há exortações.<br />Até logo.Gledsonnoreply@blogger.com