tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post4949425348235058824..comments2024-03-27T22:04:50.705-03:00Comments on Cinco Solas: A graça de DeusAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/07618187112559577322noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-30282864342795158632008-11-02T11:54:00.000-02:002008-11-02T11:54:00.000-02:00Valeu Clóvis pela paciência. Depois terei que proc...Valeu Clóvis pela paciência. Depois terei que procurar o Post que vc mencionou.<BR/><BR/>Acho que este tipo de diálogo só funciona assim na base da escrita. Talvez se estivéssemos em uma EBD não teríamos assim tanta graça uma para com o outro. O professor já nos teria pedido para "discutirmos" em outro locar. hehehe!<BR/><BR/>Estarei levando em conta tudo que você bem argumentou para escrever o meu "menos graça". Já vi que será uma tarefa difícil pois a graça de Deus é mesmo um presentão!<BR/><BR/>Fraternalmente,<BR/><BR/>RogerROGÉRIO B. FERREIRAhttps://www.blogger.com/profile/04219439886484326793noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-56199600417131223622008-11-02T11:25:00.000-02:002008-11-02T11:25:00.000-02:00Roger,Paz seja contigo e com os seus,Oi mano pente...Roger,<BR/><BR/>Paz seja contigo e com os seus,<BR/><BR/>Oi mano pentecostal,<BR/><BR/>O irmão fala em <I>"Graça Salvadora condicionada"</I> e eu digo que isso é uma contradição de termos. Ou é graça ou é recompensa pelo preenchimento de alguma condição. A salvação requer fé e arrependimento e a humilhação está presente, porém tudo isso faz parte do pacote "graça". A fé é dom de Deus, que também dá o arrependimento e promove o quebrantamento característico da humilhação. "A minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza", lembra?<BR/><BR/>Você acerta em cheio, quando diz que não viu <I>"em nenhum momento nas escrituras Deus salvando alguém soberbo (sem antes quebrantá-lo)"</I>. Mas esse quebrantamento é obra da graça, da graça invencível. Nas palavras de Agostinho, que as mesmas que causaram repulsa a Pelágio: Deus nos dá o que de nós exige.<BR/><BR/><I>"O que estes fatos mudam em minha ação evangelística, em minha adoração e serviço, em meu relacionamento com os irmãos e fora da igreja?"</I><BR/><BR/>Leia minha resposta em outro post a respeito do assunto. Agora, a nossa concepção da graça muda radicalmente nossa relação com Deus, com a igreja e com o mundo. Com Deus, todo nosso culto é ação de "graça", na igreja exercitamos os "charismata" (dons da graça) e ao mundo oferecemos a graça salvadora.<BR/><BR/><I>"Não sei ao certo como você entende graça salvadora..."</I><BR/><BR/>Eu entendo que toda graça está relacionada à salvação. A nossa salvação é "causada" pela graça. E todas as bênçãos que acompanham a salvação, também são por graça. Para mim, é graça, graça, graça...<BR/><BR/>Uma pessoa salva pela graça, pode experimentar mais ou menos de outras bênçãos que acompanham a salvação pela graça. É o caso, por exemplo, dos charismata, que ter mais ou menos não implica ser mais ou menos salvo, mas com certeza impacta nossa vida cristã e nosso serviço.<BR/><BR/><I>"... eu acho que salvação é algo contínuo, fui, sou, estou sendo e serei salvo."</I><BR/><BR/>Eu creio que fomos salvos (da condenação do pecado - justificação), estamos sendo salvos (do domínio do pecado - santificação) e seremos salvos (da presença do pecado - glorificação). Mas creio também que embora nossa salvação ainda não seja completa, é certo que aqueles que foram justificados serão progressivamente santificados e completamente glorificados.<BR/><BR/><I>"Assim toda graça que Deus me dá é de certa forma salvadora. Por exemplo em Tiago é mencionada a fé que salva, 2:14 Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?<BR/>Esta é a ênfase da carta: o papel da obras, o nosso lado da história, nossa responsabilidade moral. Ou seja tanto nós crentes como incrédulos se quizermos alguma coisa de Deus temos que nos humilhar e isso de forma prática. Aí entra a obediência, o arrependimento. E isso é a demonstração da fé. E assim Deus vai nos dando graça. E assim vamos sendo salvos."</I><BR/><BR/>Concordo interamente com você, desde que você entenda que essa passagem refere-se a crentes.<BR/><BR/><I>"5) Esqueci..."</I><BR/><BR/>Ainda bem, estava ficando sem argumento :-)<BR/><BR/>Em Cristo,<BR/><BR/>ClóvisAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-30363691092021444902008-11-02T01:45:00.000-02:002008-11-02T01:45:00.000-02:00Oi mano pentecostal,vou aqui fazer um longo coment...Oi mano pentecostal,<BR/><BR/>vou aqui fazer um longo comentário. Como meu próximo desafio é escrever sobre "menos graça", deixa eu amadurecer alguns conceitos antes aqui.<BR/><BR/>1) Graça Salvadora condicionada: penso que fé, arrependimento e humildade andam juntos. Não seria o próprio arrependimento um ato de humildade? E com a fé seria diferente?<BR/><BR/>2) Não vejo em nenhum momento nas escrituras Deus salvando alguém soberbo (sem antes quebrantá-lo). Não seria justamente por sentir-se frágil, em perigo e ameaça que alguns se humilham e clamam por misericórdia?<BR/><BR/>3) Esse debate teológico só teria sentido se mostrar consequências práticas em nosso viver. O que estes fatos mudam em minha ação evangelística, em minha adoração e serviço, em meu relacionamento com os irmãos e fora da igreja?<BR/><BR/>4) Não sei ao certo como você entende graça salvadora... eu acho que salvação é algo contínuo, fui, sou, estou sendo e serei salvo. Assim toda graça que Deus me dá é de certa forma salvadora. Por exemplo em Tiago é mencionada a fé que salva, 2:14 Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?<BR/>Esta é a ênfase da carta: o papel da obras, o nosso lado da história, nossa responsabilidade moral. Ou seja tanto nós crentes como incrédulos se quizermos alguma coisa de Deus temos que nos humilhar e isso de forma prática. Aí entra a obediência, o arrependimento. E isso é a demonstração da fé. E assim Deus vai nos dando graça. E assim vamos sendo salvos.<BR/><BR/>5) Esqueci...<BR/><BR/>Acho que era isso, Clóvis,<BR/><BR/><BR/>Um grande abraço,<BR/><BR/>RogerROGÉRIO B. FERREIRAhttps://www.blogger.com/profile/04219439886484326793noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-77261478756554578942008-11-01T08:21:00.000-02:002008-11-01T08:21:00.000-02:00Roger,Seria o caso então, da graça salvadora ser c...Roger,<BR/><BR/>Seria o caso então, da graça salvadora ser condicionada à humildade? Além de fé e arrependimento previstos, será que Deus dá sua graça aqueles que ele vê que são/serão humildes?<BR/><BR/>De forma alguma. Então, como entender o que diz Tiago? Olhando o contexto imediato. Vejamos:<BR/><BR/><B>"Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.</B> Tg 4:5-7<BR/><BR/>A passagem deixa claro que não se trata da graça salvadora dada a pecadores humildes. E sim de crescimento na graça dada a pecadores redimidos. Veja que o versos 5 refere-se ao <B>"Espírito que em nós habita"</B>. Se o Espírito já habita em alguém, esse é filho de Deus. Além disso, Tiago diz que Deus dá <B>"maior graça"</B>. No original, "graça mais forte". Portanto, a promessa aos humildes é que eles experimentarão a graça de Deus com mais intensidade em suas vidas. Como Paulo, que descobriu que o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza.<BR/><BR/>É o que entendo da passagem.<BR/><BR/>Em Cristo,<BR/><BR/>ClóvisAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-57226278117020204382008-11-01T04:18:00.000-02:002008-11-01T04:18:00.000-02:00Curiosamente existe um segredo para se obter a gra...Curiosamente existe um segredo para se obter a graça divina. Um segredo simples: Deus dá graça aos humildes, mas resiste aos soberbos.ROGÉRIO B. FERREIRAhttps://www.blogger.com/profile/04219439886484326793noreply@blogger.com