tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post3652174691050590864..comments2024-03-27T22:04:50.705-03:00Comments on Cinco Solas: Em tudo dai graçasAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/07618187112559577322noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-48997041937033596092012-02-14T17:04:45.974-02:002012-02-14T17:04:45.974-02:00Palavras poderosas, obrigado.Palavras poderosas, obrigado.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06437217795149271122noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-44776798966662888062011-12-26T17:57:12.922-02:002011-12-26T17:57:12.922-02:00O sentido dessa afirmação é metafísico, ou refere-...O sentido dessa afirmação é metafísico, ou refere-se a uma determinada natureza de pensamento? Obviamente, a vida e toda capacidade humana somente tem Deus como origem. Mas o contexto dessa fala é, em absoluto, dirigido ao sentido de que todo pensamento deve ter Deus como Autor, como Capacitador, e que ninguém pensa a não ser por Ele?<br /><br />O v. 4 de 2 Cor 3 fala da <i>confiança</i> que temos em Deus, por intermédio de Cristo. Assim, o verso 5 refere-se a essa confiança, que não existiria sem Deus. Desse mesmo modo, o v. 6 possui um <i>também</i>, indicando a continuidade da argumentação (ligada ao verso anterior), e diz que <i> o qual nos fez <b>também</b> capazes de ser ministros de um novo testamento</i>.<br /><br />A capacidade de confiar e tornar-se ministro do Evangelho é toda de Deus. Fica, dessa forma, explicado que o v. 5 refere-se à capacidade de ter qualquer <b>bom pensamento</b> e etc. Ensina que o homem não pode ter pensamento bom, por si mesmo, sem Deus. O contexto então está tratando da graça. O homem somente pode realizar algo, de bom, em Cristo, assim como qualquer pensamento nobre e bom tem Deus como fonte. O contexto explica tudo muito naturalmente. Tendo em mente a caracterização do “nada” e do “não sejamos capazes, por nós, de pensar coisa alguma”, os textos tem a graça como assunto principal. Lucio Navarro afirma que a graça é necessária <b>para realizar qualquer obra, por mínima que seja, meritória para a vida eterna</b>. O mérito é de Deus, mas Ele capacita o homem para que o mérito também seja dele e, no final, tudo vem de Deus.<br /><br />Clarke diz dessa passagem de João que não seria “possível fazer qualquer bem sem Ele”(Cristo) e Gill diz: “nada que seja espiritualmente bom”.<br /><br /><br /> <b> Sem mim nada podeis fazer</b>.<br /><br />Até logo.Gledsonnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-66045964882483013592011-12-26T17:54:38.800-02:002011-12-26T17:54:38.800-02:00Clóvis, uma palavrinha sobre a graça.
Eu sou a v...Clóvis, uma palavrinha sobre a graça.<br /><br /><br /><b><i>Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. </i></b>(Jo 15:6)<br /><br />Pensando, no plano metafísico, a afirmação contida nessa passagem, e deslocando-a do seu contexto, poder-se-ia dizer que quem está em Cristo dá fruto e quem nEle não está, não pode fazer nada. Esse “nada” seria considerado absolutamente, ou seja, fora de Cristo o homem ficaria sem ação e movimento!<br /><br />Então, todos estariam em Cristo, tanto os salvos, como os perdidos, pois são dotados da capacidade de mover-se no mundo e fazer muitas coisas! Ou todos estariam em Cristo, desafiando o contexto da passagem, pois podem realizar obras. Doutra forma, muitos que estão sem Cristo estariam como que inertes.<br /><br />Se fôssemos pensar que tudo o que o homem faz depende de Cristo, pois sem Ele não há possibilidade de obra, então seria cabível acreditar que, até mesmo, os mais vis crimes seriam cometidos por quem estivesse em Cristo, pois fora dele não poderiam agir e, como agiam, estariam nEle! Como o contexto é importante!<br /><br />O texto afirma que nada pode ser feito sem Cristo. E é verdade! O <b>nada</b> da afirmação é informado pelo contexto. A videira é Cristo, e para dar fruto o ramo tem de estar nEle: <i>como a vara de si mesma não pode dar fruto</i>(v. 4). Trata-se portanto de produção de frutos! Que são frutos? Que é o fruto mencionado? Certamente, não se refere a qualquer feito, ação, movimento, obra, mas a uma determinada obra, ou a um tipo específico de obras.<br /><br />Essas obras, contidas no conceito de <i>fruto</i> são o objetivo do trabalho do Pai nos ramos que estão em Cristo, o Qual limpa a vara <i> para que dê mais fruto</i>. Então, esse fruto só pode estar de acordo com a Vontade de Deus, já que <i> toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira</i>. A ausência de fruto determina a tirada do ramo! De fato, no v. 3 esclarece que os que produzem fruto são os que estão <i>limpos</i>! Coisa interessante. Em 2 Coríntios 3:5 está escrito: <i> Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus</i>. Será que o homem não pensa, absolutamente, nada sem Deus? <br /><br />...Gledsonnoreply@blogger.com