tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post1599191258528033986..comments2024-03-27T22:04:50.705-03:00Comments on Cinco Solas: O crente fraco e a perda da salvaçãoAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/07618187112559577322noreply@blogger.comBlogger40125tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-11938047648397113762012-12-14T20:29:05.044-02:002012-12-14T20:29:05.044-02:00Se a salvação pode ser perdida ( aniquilada )...me...Se a salvação pode ser perdida ( aniquilada )...me preocupa então, a crença num "deus" paradoxal, que nos manda preocuparmos com a salvação do próximo, sem que possamos ter garantido a nossa.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-27532633423418663142012-12-14T20:24:28.898-02:002012-12-14T20:24:28.898-02:00Se está se referindo a Adão e Eva como "perde...Se está se referindo a Adão e Eva como "perdedores da salvação", sua premissa exegética é equivocada.<br />Salvo é quem precisa se livrar da condenação do pecado.<br />Adão e Eva, antes da queda, não estavam sob jugo da condenação do pecado, porque simplesmente não tinham pecado.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-70591863122132086782012-04-21T18:05:55.480-03:002012-04-21T18:05:55.480-03:00O que queres dizer com isto? Que nos embananamos c...O que queres dizer com isto? Que nos embananamos com exegeses de versos como João 6, Romanos 9, Efésios 1 - enquanto vocês tentam de todo jeito provar que Deus criou boa parte da população apenas para mandá-los para o gehenna? Explique-se...<br /><br />Meia dúzia? Posta aqui! Eu posso aumentar quilometricamente a conta... E se quiser encarar, comece com a expiação limitada... hahaha!<br /><br />P.S.: que tal ler um pouquinho do que você ataca, só pra ter algum conhecimento de causa? Afinal, tem muito arminiano que lê as obras calvinistas e pouco calvinista que manja mesmo de arminianismo...credulohttp://credulo.wordpress.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-55736564069564691032012-04-21T08:51:26.175-03:002012-04-21T08:51:26.175-03:00O que sei é que enquanto os calvinistas tem meia d...O que sei é que enquanto os calvinistas tem meia dúzia de versículos complicados para explicar... os arminianos... vish! Tem a Bíblia quase inteira... Mamãe querida!!!Maicon Custódiohttps://www.blogger.com/profile/03310692911329795838noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-53009587113132295592012-03-29T17:19:20.684-03:002012-03-29T17:19:20.684-03:00André,
esse seu último comentário transpira a já ...André,<br /><br />esse seu último comentário transpira a já conhecida presunção teológica de calvinistas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-2223988265004665812012-03-25T15:31:16.557-03:002012-03-25T15:31:16.557-03:00Péssima Analogia.Péssima Analogia.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-76238733076541559872012-03-25T11:22:41.203-03:002012-03-25T11:22:41.203-03:00André,
Eu não defendi, em momento nenhum, que uma...<b>André,</b><br /><br />Eu não defendi, em momento nenhum, que uma palavra tem o mesmo significado em todo lugar em que ela aparece.<br /><br />Mas nesse versículo que você colocou, 1Co 8.10, o significado da palavra <i>oikodomeo</i> é o mesmo de Rm 14.19. A diferença é que em 1Co 8.10 Paulo está sendo irônico. É como se ele dissesse: "Vocês devem edificar o irmão fraco para o bem, mas agindo dessa forma, vocês estarão edificando-o para o mal."Paulo Cesar Antuneshttps://www.blogger.com/profile/07595419893522109729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-34325245231246742872012-03-25T08:01:07.360-03:002012-03-25T08:01:07.360-03:00Paulo Cesar Antunes,
Ok... vamos ficar com os sign...Paulo Cesar Antunes,<br />Ok... vamos ficar com os significados estritos das palavras oikodome, kataluo e apollumi e trabalharemos a tradução exegética do texto abaixo. <br /><br />Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, reclinado à mesa em templo de ídolos, não será οικοδομεω /oikodomeo/, sendo a sua consciência fraca, a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?<br /><br />Podemos concluir então que Paulo está dizendo que o irmão fraco é <i>edificado, tem promovido o crescimento em sabedoria cristã, afeição, graça, virtude, santidade, bem-aventurança e<br />cresce em sabedoria e piedade</i> ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos?<br /><br />*As palavras em negrito foram retiradas do dicionário strong do programa The Word.Teologia Etchttps://www.blogger.com/profile/17851907751442056134noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-18511588207548565472012-03-25T07:33:43.418-03:002012-03-25T07:33:43.418-03:00Para os amigos que estão defendendo uma acepção es...Para os amigos que estão defendendo uma acepção estreita da palavra apollumi neste post, só para serem coerentes, deveriam voltar lá no post do leandro quadros e concordarem com ele quanto à acepção da palavra kosmos. A final o cara tinha razão, né?!Teologia Etchttps://www.blogger.com/profile/17851907751442056134noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-82598868341880812622012-03-24T09:38:52.979-03:002012-03-24T09:38:52.979-03:00Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tro...Ora, àquele que é poderoso para vos <b>guardar de tropeçar</b>, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória (Judas 24).<br /><br />Há condições para que Deus faça isso?<br /><br />Basta ver a exortação do verso 21: "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus..."<br /><br />Nenhuma condenação para quem está em Cristo, em obediência, já que esse não anda segundo a carne(Romanos 8,1).<br /><br />E se o salvo começar a andar "segundo a carne"? Estará ele em Cristo, fora de qualquer condenação, inclusive a eterna?<br /><br />Depois de mostrar que os que tem o Espírito de Deus e de Cristo andam segundo a vontade de Deus, ao contrário dos que estão em condenação, vem a exortação no verso 13:<br /><br />"Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis."<br /><br />Morrereis? Como? Fisicamente? Se viverdes segundo a carne morrerão, perderão a vida física. É isso?<br /><br />O contraste com "vivereis" responde: Se...mortificardes as obras do corpo vivereis. Como? Viveremos para sempre, sem passar nunca pela morte física?<br /><br />Então, morrereis eternamente(=sereis condenados), ou vivereis eternamente(=sereis salvos).<br /><br />O pressuposto da "preservação dos santos", que orienta a leitura de 1 Coríntios 8,11 e Romanos 14,15 deve ser questionado.Gledsonnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-52376377860244245092012-03-22T15:49:07.459-03:002012-03-22T15:49:07.459-03:00Sobre Girdlestone, o Clóvis diz,
Girdlestone (Syn...Sobre Girdlestone, o <b>Clóvis</b> diz,<br /><br /><b>Girdlestone (Synonyms of the Old Testament: Their Bearing on Christian Doctrine), afirma que a palavra pode denotar “desperdício” ou “lesão que torna o objeto inútil para a finalidade desejada” e cita como exemplo a terra, que foi “destruída” pelo Dilúvio e como tal ficou imprópria para morada do homem.</b><br /><br />Esta afirmação também está correta. Mas, mais uma vez, não recebemos toda a opinião do autor. Isso é curioso, porque o autor diz o que ele pensa sobre o significado da palavra <i>apollumi</i> em 1Co 8.11. Por que, então, não ir direto ao ponto ao invés de citar a sua opinião sobre o significado da palavra quando ela está ligada a objetos (que não é o caso de 1Co 8.11) e não a pessoas?<br /><br />O autor diz,<br /><br /><i>Novamente, a palavra é aplicada ao ato de perecer ou ser destruído da face da terra na morte, quando o corpo físico, que é o templo da vida, se torna inabitado, e um contraste é feito entre o poder daqueles que podem causar a morte do corpo e daquele que pode destruir corpo e alma no Geena. É neste sentido que a morte é falada em Mt 2.13.... e provavelmente em Mt 18.14; Rm 2.12; 14.15; 1Co 8.11.</i> p. 435<br /><br />Segue o link para esta obra: <a href="http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&id=D3YcA72rnqQC&q=deluge#v=onepage&q=deluge&f=false" rel="nofollow"><b>AQUI</b></a>.Paulo Cesar Antuneshttps://www.blogger.com/profile/07595419893522109729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-85567227834180791852012-03-22T13:22:48.706-03:002012-03-22T13:22:48.706-03:00Zwinglio,
Em conversa antiga lhe informei que tin...Zwinglio,<br /><br />Em conversa antiga lhe informei que tinha dificuldades com esta passagem, mas nunca pensei que ela poderia ir contra o ensino do restante da Escritura no que diz respeito a perda da salvação. Quando mudei o foco da questão, ficou muito mais fácil compreendê-la. E o que eu entendo, é exatamente o que já expus.<br /><br />Evidentemente nossos esforços não são vazios, pois com estes versos, estão tentando "derrubar" o calvinismo, e o Clóvis e eu, mostrando que não é o caso, mas por causa da diferença de pressupostos a coisa vai rendendo.Cristão Reformadohttps://www.blogger.com/profile/17968390917645407390noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-82789664074169788032012-03-22T12:13:41.791-03:002012-03-22T12:13:41.791-03:00Ednaldo,
"E a propósito, essa minha opinião ...Ednaldo,<br /><br />"E a propósito, essa minha opinião se dá porque mesmo o uso do verbo apollumi não depõe de forma alguma contra o calvinismo."<br /><br />Não depõe? Então os esforços de Clóvis [e seu também] são vazios e nada tem a ver com um debate entre arminianos e calvinistas.<br /><br />Qual é mesmo a polarização aqui empreendida?<br /><br />__________<br /><br />Quanto às suas crenças "escabrosas", acredito que não sejam tudo isso. Logo, tenho-no como irmão independente de conhecê-las ou não. :-)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-31139277623587007422012-03-22T12:08:24.571-03:002012-03-22T12:08:24.571-03:00PC,
eu tenho o NCB da CG. Não apresentei os comen...PC,<br /><br />eu tenho o NCB da CG. Não apresentei os comentários porque os achei "tímidos".<br /><br />O NCB bem que poderia se posicionar como o Comentário de Moody:<br /><br />"<b>Parece</b> refere-se à perdição física. O irmão fraco, violando persistentemente sua consciência comendo alguma coisa que ele acha que não deveria comer, peca e torna-se exposto ao pecado mortal."<br /><br />Interessante é que o CM, ao tratar de Romanos 14:15, diz:<br /><br />"<b>Por causa da tua comida não faças perecer. aquele a favor de quem Cristo morreu.</b> Ao discutir a palavra "destruir" (apollumi), Arndt coloca Rm. 14:15 sob o título, <b>"Com referência à destruição eterna"</b> [ênfase minha] (apollumi, Arndt, 1, a., alpha, pág. 94). Conclui-se que questões amorais podem se tornar morais, caso destruam a comunhão de alguém com Cristo."Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-41872305087987737072012-03-22T12:04:51.539-03:002012-03-22T12:04:51.539-03:00E a propósito, essa minha opinião se dá porque mes...E a propósito, essa minha opinião se dá porque mesmo o uso do verbo <i>apollumi</i> não depõe de forma alguma contra o calvinismo.Cristão Reformadohttps://www.blogger.com/profile/17968390917645407390noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-77488049212199265282012-03-22T12:02:17.349-03:002012-03-22T12:02:17.349-03:00Rapaz, se você estivesse inteirado de algumas cren...Rapaz, se você estivesse inteirado de algumas crenças minhas, sequer me saudaria como irmão!! :þCristão Reformadohttps://www.blogger.com/profile/17968390917645407390noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-82111967781555900812012-03-22T11:48:00.711-03:002012-03-22T11:48:00.711-03:00Em cima do que eu disse acima (página 67), eu colo...Em cima do que eu disse acima (página 67), eu coloquei o link, mas ele não fica visível até que alguém passe o mouse por cima.Paulo Cesar Antuneshttps://www.blogger.com/profile/07595419893522109729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-63919362967454384392012-03-22T11:45:30.292-03:002012-03-22T11:45:30.292-03:00Sobre Radmacher, somos informados que,
Radmache (...Sobre Radmacher, somos informados que,<br /><br /><b>Radmache (The Nelson study Bible) diz que “se o irmão e a irmã fracos veem outros crentes comendo alimentos sacrificados aos ídolos, eles também podem comer, violando suas próprias consciências”.</b><br /><br />Para quem não sabe, a <i>Nelson Study Bible</i> foi traduzida para o português com o título de <i>O Novo Comentário Bíblico (AT e NT)</i> pela Editora Central Gospel.<br /><br />A citação está correta. No entanto, não fui convencido de que os autores apoiariam a posição do <b>Clóvis</b>.<br /><br />Eles dizem em Rm 14.21,<br /><br /><i>Há uma pequena distinção entre tropeçar, ofender e enfraquecer. Paulo usa as três palavras para reiterar que um cristão maduro não deveria provocar a queda de seu irmão na fé (v. 12, 13, 20).</i> p. 400<br /><br />Sobre a liberdade cristã, em 1 Coríntios, eles dizem, na p. 425,<br /><br /><i>Eles tinham liberdade - ou direito - de comê-los com a consciência tranquila. A exceção era se, ao fazerem isso, estivessem destruindo cristãos mais imaturos na fé. Então, por causa destes, o indivíduo deveria abster-se.</i><br /><br />Como os autores não dizem o que eles querem dizer por "queda de seu irmão na fé" e "destruir cristãos mais imaturos na fé", não sei se dá para usar este comentário para apoiar alguma posição. O que eles pretendem transmitir não está bem claro, pelo menos para mim.Paulo Cesar Antuneshttps://www.blogger.com/profile/07595419893522109729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-40350893512274131932012-03-22T11:25:30.059-03:002012-03-22T11:25:30.059-03:00PC,
fui lá e constatei.PC,<br /><br />fui lá e constatei.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-66328425596848509982012-03-22T11:10:59.712-03:002012-03-22T11:10:59.712-03:00Aos poucos estou conseguindo acesso às fontes indi...Aos poucos estou conseguindo acesso às fontes indicadas pelo <b>Clóvis</b>. Ele diz sobre Kittel,<br /><br /><b>Kittel (TDNT), além dos termos destruir e perecer, lista como significados possíveis “perder a posse e andar perdido, como vaguear errante”.</b><br /><br />No entanto, o <b>Clóvis</b> omitiu ou deixou de perceber algo esclarecedor.<br /><br />Quem quiser consultar a obra, pode ir no site do Google Books. Na <a href="http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&id=ltZBUW_F9ogC&q=perish#v=snippet&q=perish&f=false" rel="nofollow">página 67</a>, este dicionário nos fornece o significado de <i>apollumi</i> em 1Co 8.11:<br /><br /><i>Um uso específico do NT com sentido a ou b como base ocorre em 1Co 8.11, etc.... Em vista não está apenas a destruição física, mas um destino irrestaurável de morte eterna.</i>Paulo Cesar Antuneshttps://www.blogger.com/profile/07595419893522109729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-33281992806893587342012-03-22T10:54:46.557-03:002012-03-22T10:54:46.557-03:00Ednaldo,
agora vai! Já preparei sua carteira de m...Ednaldo,<br /><br />agora vai! Já preparei sua carteira de membro do imenso clube <b>Arminianos Futebol Clube</b>. Só falta sua foto e assinatura. <br /><br />Depois desse seu momento de lucidez:<br /><br />"E a propósito, creio [...] que não podemos enfraquecer a força do verbo";<br /><br />E das informações de PC sobre <b>oikodume</b>, <b>kataluo</b> e <b>apollumi</b>, tenho certeza que não demorará para acertarmos os últimos detalhes de sua filiação.<br /><br />:-)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-39150248721759121312012-03-22T10:52:24.434-03:002012-03-22T10:52:24.434-03:00credulo,
Qual o real problema em afirmar que a vo...<b>credulo,<br /><br />Qual o real problema em afirmar que a vontade de Deus não foi o suficiente? Afinal, Mateus 23:37 mostra a vontade de Deus não sendo cumprida - bem como 1 Samuel 8, Deuteronômio 29-30 e uma cassetada de vezes em que os homens pecam...</b><br /><br />Iria argumentar algo nesse sentido, mas já que se adiantou, acho que não preciso ir muito longe.<br /><br />Falar em vontade de Deus, sem maiores esclarecimentos, não ajuda muito. É evidente que a vontade de Deus é que "nenhum de todos aqueles que me deu se perca" (Jo 6.39), mas de que vontade de Deus estamos falando?<br /><br />John Piper, por exemplo, acredita que Deus deseja a salvação de cada ser humano. Se o disparate apontado pelo <b>Clóvis</b> é válido, então Piper pode ser acusado de defender um disparate:<br /><br /><i>Se assumirmos que muitos não serão salvos, temos que admitir que a vontade de Deus não lhe foram de serventia para salvá-lo!</i><br /><br />E como também não há nas Escrituras dizendo "todo aquele por quem Cristo morreu deve ser salvo", o disparate só existe na mente do calvinista, não na dos escritores bíblicos. Eles não viam problema em afirmar que a vontade de Deus (dependendo de que vontade de Deus estavam falando) nem sempre é cumprida e que, embora Cristo tenha vindo para salvar o mundo (Jo 3.17), nem todos são salvos (Jo 3.18).Paulo Cesar Antuneshttps://www.blogger.com/profile/07595419893522109729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-91249622925422674992012-03-22T10:37:07.176-03:002012-03-22T10:37:07.176-03:00Ednaldo,
Fico feliz que estamos de acordo (ou qua...<b>Ednaldo,</b><br /><br />Fico feliz que estamos de acordo (ou quase) na interpretação desses versículos.<br /><br /><b>Concordo com o Clóvis, quando expôe "edificar" como a antitese do uso de apollumi neste ponto.</b><br /><br />Aqui eu vou discordar. "Edificar" (oikodome) em Rm 14.19 é o oposto de "destruir" (kataluo) no v. 20, não de "destruir" (apollumi) no v. 15. Este seria outro ponto que eu iria discordar do <b>Clóvis</b>.<br /><br /><i>Oikodome</i> significa "construir, levantar, edificar" e o seu oposto é justamente <i>kataluo</i>, que significa "demolir, por abaixo, destruir". Paulo coloca estas duas palavras em oposição.Paulo Cesar Antuneshttps://www.blogger.com/profile/07595419893522109729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-59533053201678263162012-03-22T10:11:27.777-03:002012-03-22T10:11:27.777-03:00PC,
grato pela informação.PC,<br /><br />grato pela informação.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-39274225201204953192012-03-22T10:05:07.055-03:002012-03-22T10:05:07.055-03:00zwinglio,
Ele se posiciona exatamente como Calvin...<b>zwinglio,<br /><br />Ele se posiciona exatamente como Calvino em seu comentário de Romanos, conforme indicou PC.</b><br /><br />Na verdade, aquela nota não foi escrita por Calvino, mas pelo editor da obra. Mas você não errou: este é o posicionamento de Calvino também. Em seu comentário sobre 1 Coríntios, em 8.11, Calvino diz,<br /><br /><i>É só nos lembrarmos de que estamos nos precipitando de ponta cabeça rumo a uma hecatombe, toda vez que persistirmos em nosso próprio caminho, em franca oposição a nossa consciência.<br /><br />Fora este fato, leio esta afirmação na forma interrogativa: perecerá ele através de teu conhecimento? É como se ele dissesse: "É provável que teu conhecimento conduza teu irmão à ruína? Tens conhecimento do que é certo simplesmente com o objetivo de destruir alguém?" [...] Mas existe ainda mais força na afirmação subsequente, ou, seja, que o ignorante ou fraco também foi redimido pelo sangue de Cristo. Pois não se pode imaginar nada mais mesquinho do que isto: enquanto Cristo não hesitou em morrer para que o fraco não viesse a perecer, nós, de outro lado, não nos importamos um mínimo sequer pela salvação dos homens e mulheres que foram redimidos por tal preço.</i><br /><br />Sobre o v. 12, ele diz,<br /><br /><i>Pois se a alma de cada pessoa fraca custa o preço do sangue de Cristo, então aquele que, por causa de uma porção insignificante de comida, se faz responsável pelo rápido regresso à morte de um irmão redimido por Cristo, mostra quão desprezível, a seus olhos, é o sangue de Cristo.</i>Paulo Cesar Antuneshttps://www.blogger.com/profile/07595419893522109729noreply@blogger.com