A "injustiça" de Deus

Predestinação é uma palavra que provoca alergia em muita gente. É só dizer que Deus predestinou alguns para a salvação enquanto os demais foram deixados no pecado, que a grita é geral. “Isso é injustiça!”, “Deus é injusto!”.

Bem, seja como for, os escritores sagrados falam da predestinação. Paulo, por exemplo: “Porque Deus nos escolheu nele [Cristo] antes da criação do mundo [...]. Em amor nos predestinou…” (Ef 1.4-5).

Mas o fato de Deus não ter predestinado todos para a salvação seria “injustiça”? Pensemos.

Todos os homens, sem exceção, são pecadores; portanto, se todos fossem abandonados na perdição, isso seria plenamente justo da parte de Deus. Todos e cada um receberiam a justa paga pelo seu pecado. Mas Deus, que é soberano, decidiu escolher alguns e tirá-los dessa condenação, ou seja, ele não quis que todos perecessem, mas que alguns fossem salvos.

Desse modo, ele continuou sendo justo para com os que se perdem, pois são pecadores, mas demonstrou misericórdia para com os seus eleitos, os quais ele perdou em Cristo na cruz.

“Ah! Mas eu acho que ele deveria salvar todos”, diz alguém. Responde Deus: “Não me é lícito fazer o que quero do que é meu?” (Mt 20.15). Acho bom você ir se acostumando com a soberania de Deus.

José Moreno, um bispo anglicano que aceita a soberania de Deus.

7 comentários:

  1. Estava com saudades de uma postagem que causa alergia! O autor da postagem parece um relógio quebrado, temos que admitir: está certo algumas vezes. Quando diz que os escritores sagrados falam em predestinação, por exemplo. E quando diz que Deus é soberano é chover no molhado. Mas quando diz que "Deus predestinou alguns para a salvação enquanto os demais foram deixados no pecado" isso é de causar alergia até mesmo em quem não é alérgico. Se o leitor for atento e ler por completo o capítulo 1 de Efésios citado na postagem irá perceber que a predestinação aconteceu depois que Paulo e os Efésios creram no Senhor.

    Quem recebe a paga pelo que fez isso é justiça! Mas se a dívida de alguns é perdoada o amor prevalece, mas a justiça se perde. Complicado isso! Se Deus, sendo soberano, decidiu tirar alguns da condenação, não poderia ter feito assim com todos, já que Ele é todo amor? Dizer que é mistério de Deus não cabe nem na cabeça de um alfinete! Insistimos: se Deus, o Grande Eu Sou, tinha e tem o poder de salvar a quem Ele quer, por que não O faz? Por que o Senhor Jesus teria que morrer por alguns e deixar a grande maioria amargando nas trevas sem fim? Não teria capacidade de morrer por todos? Deus não agiu com prudência e sabedoria? Sendo assim, a história de que Deus amou a todos e mandou anunciar o evangelho a todos tem que ser melhor explicada. Se o Senhor morreu por alguns e Deus predestinou apenas alguns não existe boas novas. A mensagem do evangelho seria uma mensagem massacradora, devastadora, arrasadora. Misericórdia!
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  2. Vamos ver se entendi. Paulo diz que Deus escolheu antes da fundação do mundo e ao mesmo tempo depois que Paulo creu? Então Paulo creu antes da fundação do mundo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo o que se passa no kairós um dia se manifesta no chronos.

      Excluir
    2. Como já postei, a predestinação dupla(que Deus Predestinou uns para desgraça o outros para a Graça) é um ensino diabólico. Digo diabólico, porque tal ensino está a dizer que Deus predestinou Lúcifer para ser satanás e milhares de anjos para serem demônios. É, justamente que o diabo quer que as pessoas pensam: que Deus que predestinou o tentador. Que predestinou um homem para trazer o pecado(Rom.5:12) ao mundo por Soberania. E, com isso insinuam que os atos de Cristo na Cruz foi uma farsa, já que os que serão salvos já estavam predestinados.
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      foram deixados no pecado

      Excluir
    3. Meu querido. Você está chamando de diabólicos gente que dedicou a vida ao Reino inclusive alguns dos primeiros a trazer o evangelho ao Brasil. Não concordar tudo bem mas isso não te dá o direito de dizer uma asneira deste tamanho.

      Excluir
    4. Disse: "é um ensino diabólico", e não especificamente todas as pessoa que ensinam.E, e disse o porque. Se foi Deus que predestinou para a desgraça, esse ensino está a dizer que foi Deus que deixou no pecado.Esse ensino está a dizer que foi Deus o culpado por escolher ou predestinar uns para a desgraça. Agora veja Jesus reconhecendo que por trás das palavras de Pedro estava o diabo, não significando como isso que Pedro era diabólico:"Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens" (Mateus 16:23).
      Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

      Excluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.