Heresias recicladas

Heresias de vários tipos não são novas. Durante a Reforma havia um profeta chamado Thomas Munster, que acreditava ser a Bíblia muito difícil de interpretar. Era preciso um intérprete sacro, o qual não era a Igreja, mas o testemunho interno do Espírito.

A Bíblia, declarava ele, era apenas papel e tinta. "Bíblia, Babel, bolha!", proclamava. Usando a mesma Escritura como os atuais supostos profetas, ele justificava sua posição doutrinária com a declaração: "... a letra mata, e o Espírito vivifica" (2Co 3:6). Lutero respondeu que a letra sem o Espírito estava morta, mas ambos não devem estar mais separados que a alma do corpo. Lutero disse que ele precisava de uma palavra firme de Deus, não as experiências fantásticas de um profeta dos dias de hoje.

Quanto aos sonhos, visões e revelações de Munster, Lutero, lembrando que o Espírito Santo é representado na Bíblia como pomba, disse que não daria ouvidos a Munster, mesmo que "ele tivesse engolido o Espírito Santo, com penas e tudo". Munster se tornou o pai de todos os que crêem na infusão do Espírito que deixa de lado as Escrituras.

Leia a íntegra do artigo em Heresias Recicladas Desde o Dia da Reforma.
Erwin Lutzer

11 comentários:

  1. Infelizmente o Movimento Pentecostal pratica esse tipo de "teologia" em nosso meio. O que nos difama grandemente pois entramos em total decadência por falta de discernimento. A hermenêutica no texto onde se encontra o texto da "letra mata" fala do pentateuco, fala de toda lei cerimonial e moral do AT. Não fala sobre o estudo das Escritas em sí.

    Parabéns pelas considerações...

    Jeferson K.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, sou membro de uma igreja (uma das maiores denominações) do movimento pentecostal e aprendi desde cedo, inclusive nas aulinhas da EBD, que "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;" (2 Timóteo 3.16)

    Nenhum sonho ou revelação, ou profecia ou o que quer que seja pode ser colocado acima das Escrituras, nem mesmo equiparado a elas. Sou pentecostal, e aprendi assim.

    Sei lá, vai ver eu estou no 'Movimento Pentecostal' errado, né, J. K.?

    ResponderExcluir
  3. Jeferson,

    Acho que sua generalização não é precisa. Pois o Movimento Pentecostal tem a Bíblia como única regra de fé, prática e conduta. O que tenta fazer é manter a letra e o Espírito inseparados.

    Agora, é fato que no meio pentecostal há muitos místicos que relevam o estudo cuidadoso das Escrituras a um segundo plano, sem faltar os que deprezam completamente o exame da Bíblia. Mas não dá de generalizar.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  4. Isaac,

    Eu também sirvo numa igreja pentecostal, desde à minha chamada à fé. E é uma igreja que tem a Escritura em alta conta e preza o seu estudo. Meu pastor enfatiza a autoridade da Bíblia, como o padrão frente ao qual tudo o mais deve ser provado.

    Neste domingo, ele me cedeu o púlpito, e minha mensagem foi o Sola Scriptura, ressaltando a Bíblia como suficiente para nos guiar aqui na terra e nos preparar para o céu.

    Então, pode ser que nós dois estejamos em movimentos errados...

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  5. Eita vontade de ver o Clóvis pregando!

    =)

    ResponderExcluir
  6. NA atualidade moro em umA cidade que a assembleia de Deus é daqueles tempo que homem não usa bermuda, mulher não passa 'base' nem corta as pontas do cabelo.
    >>São bemn misticos ainda<< (do tipo pentecostal, dizem, dos anos 50...)
    A Bíblia é um livro onde encontra-se 'versos soltos' e falam nada com coisa nenhuma, falam em linguas sem parar, chama os tradicionais de 'igrejas de Jezabel, frias e sem O Espírito'... etc, etc.

    Ou seja, o equivoco que o Jeferson foi acusado, não é generalização, é um fato histórico!

    Graças a Deus que isso está deixando de existir, nesse sentido podemos dizer que o movimento pentecostal está voltando-se mais para Bíblia. >>Embora não a tenha a abandonada<<, mas as 'experiencias diretas com Deus' parecia SIM, TRATAR A BÍBLIA COMO LETRA MORTA.

    ResponderExcluir
  7. a maioria dos pentecostais eles criticam muito as outras denominações pelo fato de acharem elas frias,pois se os irmãos não pularem e falar linguas estranhas, pra eles não são crentes,aqui onde eu moro tem igrejas pentecostais que as mulheres não podem nem se depilar, usar perfume, e assim a maioria so foca linguas estranhas, e o resto eles ignoram.

    ResponderExcluir
  8. Neto,

    Você se frustraria. Eu prefiro ensinar e definitivamente pregação não é meu forte. De qualquer modo, que opera pela Palavra é o Espírito Santo.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  9. Ao irmão Clóvis e aos leitores.
    Tem um artigo sobre esse assunto,que deve ser considerado: http://espada.eti.br/p174.asp
    Se alguém puder, leia esse artigo e comentem aqui sobre ele.
    A apostasia está desmedida hoje mas temos uma âncora firme no coração e os irmãos que amamos nessa fé.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. A paz,

    Então, talvez minhas palavras pareceram um tanto quanto persuasivas. Eu também sou de uma igreja pentecostal, mas não vejo problema em dizer que tais coisas foram consequência deste movimento como o próprio Luciano falou acima, isto é histórico. Mas caros irmãos não vivemos em movimentos mas sim no Evangelho, então para que ficar protegendo tais movimentos.

    A igreja que vou também presa palavra de Deus. Na frase eu generalizei realmente, mas não foi por mal, desculpe aos ofendidos.

    Obs: Se tua igreja crê na Bíblia como única regra de fé como diz o próprio Clóvis, com certeza vive no Evangelho e não em movimentos...

    abração a todos...

    Jeferson K.

    ResponderExcluir
  11. Clóvis, tudo bom?

    Aonde que você residi? também gostaria de ver sua pregação...

    hehe

    abração

    Jeferson K

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.