tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post9196754577837660351..comments2024-03-27T22:04:50.705-03:00Comments on Cinco Solas: Por que nem todos creem, segundo Wesley?Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/07618187112559577322noreply@blogger.comBlogger17125tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-25083401704680045892012-10-29T17:51:59.834-02:002012-10-29T17:51:59.834-02:00Eu tenho essa Fides e inclusive já li o artigo, qu...Eu tenho essa Fides e inclusive já li o artigo, que aliás é a primeira parte. Até onde pude julgar, a apresentação do Heber Campos é correta.<br /><br />O problema é que o Wesley pendula entre uma posição e outra, sem uma distinção clara à que tipo de graça está se referindo, causando dificuldades até mesmo para seus intérpretes favoráveis.<br /><br />A sua dica é boa.<br /><br />Em Cristo,Clóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-18060644512755432172012-10-24T12:18:12.050-02:002012-10-24T12:18:12.050-02:00A paz irmãos. Dêem uma olhada nesse texto publicad...A paz irmãos. Dêem uma olhada nesse texto publicado na última Fides Reformata. É um texto do Dr. Heber Campos, em uma revista acadêmica, por isso, acredito que irá ajudar muito no entendimento da tradição wesleyana.<br /><br />http://mackenzie.br/fileadmin/Mantenedora/CPAJ/Fides_Reformata/17/17_1artigo2.pdf<br />Vagner Rodrigueshttp://twitter.com/v4rodriguesnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-47641318006939273442012-10-04T15:55:55.689-03:002012-10-04T15:55:55.689-03:00Porém, Deforming Blindness, há que se admitir que ...Porém, Deforming Blindness, há que se admitir que para Wesley, um homem totalmente depravado é uma abstração lógica. Ou seja, não existe nenhum homem que esteja numa condição de depravação total. Para Wesley, a depravação total é hipotética e não real.<br /><br />Portanto, depravação total é uma doutrina distintiva do calvinismo.<br /><br />Em Cristo,Clóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-54118707911069451692012-10-04T15:46:22.165-03:002012-10-04T15:46:22.165-03:00Caro anônimo,
Reconheço certa dificuldade em ente...Caro anônimo,<br /><br />Reconheço certa dificuldade em entender o wesleynismo. Mas, segundo me consta, não é privilégio meu. Alguns especialistas na teologia de John Wesley, e me refiro a arminianos-wesleyanos, reconhecem que a falta de sistematização, aliada ao que consideram genialidade de Wesley, tornam complicado entender alguns pontos em sua doutrina.<br /><br />Mas você menciona um ponto em que a resposta "que Wesley daria é simples". A quem Deus dá o dom da fé? Segundo você, a resposta dele seria "a quem não resiste a graça preveniente". Mas será mesmo simples assim a resposta dele?<br /><br />Por exemplo, ele diz "eu creio que a graça que traz fé, e portanto, salvação, é irresistível naquele momento". Mas ele diz, também, "eu não nego que, em algumas almas, a graça de Deus é tão irresistível que eles não podem senão crer e ser finalmente salvos". Aqui parece que ele está falando que a graça (preveniente?) não é irresistível para todos, mas para "algumas almas", pois em seguida ele se refere "a todos aqueles em quem ela não opera assim irresistivelmente".<br /><br />A primeira pergunta que lhe faço é a seguinte: de que graça ele está falando, da graça preveniente ou da graça regeneradora?<br /><br />A segunda é: a fé então não é um dom, mas uma recompensa aos que não resistem a graça preveniente?<br /><br />E a terceira: se a graça preveniente não é, pelo menos num momento, irresistível, como livrar Wesley do semi-pelagianismo romano?<br /><br />Em Cristo,Clóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-38075222564582469932012-10-04T11:46:57.066-03:002012-10-04T11:46:57.066-03:00André, algum tempo atrás o Dr. Ken Gentry disse qu...André, algum tempo atrás o Dr. Ken Gentry disse que "Calvinismo é o que ocorre aos arminianos que lêem suas Bíblias".Ednaldohttp://divinitatisdoctor.blogspot.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-47247469715889840302012-10-04T05:55:15.569-03:002012-10-04T05:55:15.569-03:00Um amigo arminiano ontem ficou desnorteado e pediu...Um amigo arminiano ontem ficou desnorteado e pediu pra parar com o papo quando mostrei pra ele o texto de atos 13:48... ficou mudo, porque dissera que era invenção dos calvinistas esta história de ser salvo apenas os predestinados e que isso não está na Bíblia. Conclusão, arminiano lê pouco a Bíblia! O cara leu o versículo como se nunca tivesse lido o livro de atos.André R. Fonsecanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-71179673232403289332012-10-04T05:50:22.641-03:002012-10-04T05:50:22.641-03:00Pergunte por aí no seu meio e veja quem realmente ...Pergunte por aí no seu meio e veja quem realmente entende o que um calvinista quer dizer quando afirma a depravação total do homem, ou perseverança dos santos.<br /><br />Quem já nasceu em lar reformado pode ser até um pouco diferente, mas para uma boa parcela dos calvinistas a realidade é de ex-arminiano. E ainda aqueles que "nasceram" calvinistas carregam a concepção comum de quem é Deus inicialmente sem orientação bíblica/teológica. Refiro-me ao dualismo Deus bom e o mal, pra ser bom precisa querer salvar todos, do contrário é injusto etc... De acordo com o progresso nos estudos sobre o assunto, porque é preciso ter coragem para encarar as realidades apresentadas pelo calvinismo que fere o senso comum, ele começa a enxergar a coisa diferente.<br /><br />Os arminianos que conheço ou ficam travados e repetem os mesmos versículo sem contexto como um mantra para não se deixar convencer que enxergou uma nova realidade conflitante com suas crenças ou simplesmente ignoram os argumentos calvinistas e os textos bíblicos apresentados.André R. Fonsecanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-61955632056211891892012-10-04T05:41:42.980-03:002012-10-04T05:41:42.980-03:00Graça preveniente é uma boa palavra que não explic...Graça preveniente é uma boa palavra que não explica a contradição criada pelo seu comentário. Se ele afirma que estão mortos e não podem gerar em si mesmos a vida (ou fé), a graça preveniente deveria então operar em todos, fazendo de todos vivos para responder ou resistir.<br /><br />Vamos dividir a coisa em camadinhas? Está morto para a fé, não pode responder positivamente à salvação, mas está vivo para responder positivamente à graça preveniente?<br /><br />Quantos mais ad hocs vocês, Arminianos, gostariam de adicionar ao argumento para torná-lo válido?<br /><br />E quanto a ser evidência de que não entendemos nada ou temos uma visão distorcida do Arminianismo, podemos dizer o mesmo a respeito de vocês... aliás, os interpretações mais estúpidas sobre calvinismo são as dos arminianos, tipo: se já está eleito, então pra que pregar? Então é robozinho! São idiomatismos judaicos, etc...André R. Fonsecanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-38158669787591382212012-10-04T00:52:44.253-03:002012-10-04T00:52:44.253-03:00Chega a ser engraçado ouvir de um calvinista que W...Chega a ser engraçado ouvir de um calvinista que Wesley era um "calvinista enrustido" ou que ele não consegue entender como Wesley poderia ter dito isso e ainda assim atacar o Calvinismo. Isso é indicativo de que o calvinista não faz ideia do que seja o Arminianismo, ou mais precisamente, que ele tem uma visão completamente distorcida do Arminianismo. Wesley é um legítimo arminiano, senão o maior de todos, pelo menos o mais famoso.<br /><br />Para a pergunta "a quem Deus dá o dom da fé?", a resposta que Wesley daria é simples: àquele que não resiste à graça preveniente de Deus.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-37431611554609544172012-09-27T21:58:19.557-03:002012-09-27T21:58:19.557-03:00Para ser mais preciso, um arminiano/molinista crê ...Para ser mais preciso, um arminiano/molinista crê que a graça divina é extrinsecamente eficaz. Grosso modo: quem creu, creu devido à graça divina; quem não creu, não creu <i>apesar</i> da graça divina.<br /><br />Aliás, 'morto' não deve ser encarado como 'igual cadáver em putrefação avançada', mas 'separado' (tanto no sentido temporal - separar corpo da alma - quanto no espiritual - separado de Deus (Is 59:1-2)).Deforming Blindnesshttp://deformingblindness.wordpress.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-86368673302175014112012-09-27T10:42:50.888-03:002012-09-27T10:42:50.888-03:00Clóvis
Desculpa, faltou o pronome ele nas duas i... Clóvis<br /><br /> Desculpa, faltou o pronome <i>ele</i> nas duas inferências. E com relação a separação entre fé e crer não vou bater o carimbo, ainda, tanto para mim e principalmente para o Wesley.<br /><br /> A questão para mim é que Wesley não responde pq as pessoas não creem de imediato ele somente afirma que a fé é um dom de Deus e pronto, não respondendo a pergunta, pairando implicitamente um fator contingencial humano, como todo e qualquer arminiano foge. Em nenhuma parte do texto tem alguma ligação com o fato do homem não crer, pois não se vê <i>por isso o homem não crê</i>, ou <i>logo o homem jamis crera se Deus conceder fé a ele</i>, ou até mesmo <i>pq a fé é um dom de Deus</i>. Ele só mostra aquilo que Deus faz, não mostra o que Deus deixa de fazer para justificar a ruína humana, ainda,deste homem que concebe que a fé é algo positivo.<br /><br /> Portanto ele somente falou isso na tentativa de encontrar(se é que seja possível), um ortodoxia comum a todo cristão na hipótese dele estar respondendo questões de salvação para uma pessoa impia.<br /><br /> No mais é só<br /><br /> .::::Bryan::::.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-90754897570034681062012-09-26T13:33:44.180-03:002012-09-26T13:33:44.180-03:00Bryan,
Wesley não entra no mérito se Deus não deu...Bryan,<br /><br />Wesley não entra no mérito se Deus não deu a fé AINDA ou se deu e a pessoa a rejeitou. Creio que o quando aqui é irrelevante, daí sua ênfase no "creem de imediato" me parecer um afastamento da questão em si.<br /><br />Wesley está defendendo a fé como <i>"aquela evidência divina, por meio da qual o homem espiritual discerne Deus, e as coisas de Deus. Ela é, com respeito ao mundo espiritual, o que o sentido é com respeito ao mundo natural. Ela é a impressão espiritual de toda a alma que é nascida de Deus"</i>, demonstrando que por isso ela é uma coisa boa.<br /><br />O objetor levanta que sendo a fé coisa tão boa, porque então as pessoas de bom senso ("homens de razão") não creem? E a resposta de Wesley é que nem todos creem porque a fé é um dom de Deus e não há nada que o homem possa fazer para crer por si mesmo. Ou seja, não creem porque não podem crer.<br /><br />Além disso, creio que não podemos separar o ato de Deus dar a fé do crer do homem. Se alguém não creu, é porque Deus não lhe deu a fé, se Deus lhe dá fé, esse alguém irá crer. Nas palavras de Wesley, <i>"no momento em que o homem recebe aquela fé que está acima descrita, ele é salvo da dúvida e medo, e tristeza do coração, através da paz que ultrapassa todo entendimento; da aflição de um espírito ofendido, através da alegria inexplicável; e dos seus pecados; de qualquer tipo que eles foram, de seus desejos depravados, assim como palavras e ações"</i>. Ou seja, a ideia não parece ser de Deus colocando a fé numa mesinha ao lado do moribundo para que ele estenda a mão, pegue e passe a crer.<br /><br />Pois esse estender de mãos lhe é impossível. <i>"Como ela irá passar das coisas naturais para as espirituais; das coisas que são vistas para aquelas que não são vistas; do mundo visível para o invisível? Que abismo existe aqui! Através de qual habilidade a razão transporá o imenso precipício? Isto não pode ser possível, até que o Altíssimo venha ao seu socorro, e lhe dê aquela fé que você, até aqui, menosprezou"</i>.<br /><br />Temos então que nem todos creem porque Deus não dá a fé a todos, embora todo aquele a quem dá seja <i>"descrente e profano; sobre aqueles que, até àquela hora, era adequados apenas para a destruição eterna"</i>.<br /><br />Sendo assim, cabe perguntar: se nem todos creem porque a fé é uma dom de Deus, decorre que Ele não dá a fé a todos, pois no que concerne a fé verdadeira, o <i>"princípio salvador"</i>, Wesley temia que <i>"você irá encontrar poucos que, até mesmo, professem esta fé, em meio a um grande número daqueles que são chamados crentes"</i>. <br /><br />A quem Ele dá o dom da fé?<br /><br />Em Cristo,Clóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-9793837169435370372012-09-26T10:34:40.814-03:002012-09-26T10:34:40.814-03:00Por que eles não creem de imediato?
A resposta d... <b>Por que eles não creem de imediato?</b><br /><br /> A resposta dele não é uma resposta calvinista em sua completude. Ele não está falando que a pessoa não tenha fé somente pq Deus ainda não a conferiu, ele somente afirma que os dons divinos precedem a qualquer resposta positiva(santa) da pessoa. Agora a partir disso, pode-se inferir duas coisas:<br /><br /> - Ou que ainda não é o momento de Deus dispensar a fé naquela pessoa;<br /> - Ou que aquela pessoa rejeitou a tal dádiva divina mesmo que tenha sido Deus que lhe tenha dado;<br /><br /> Tenha sempre em mente que Wesley crê no que ele chama de livre Graça de Deus. A diferença é sutil, tomem cuidado! Como ele afirma neste mesmo livro ou sei lá oq: <i>"Nenhum mérito, nenhuma santidade no homem precede o amor perdoador de Deus. Sua misericórdia redentora admite coisa alguma em nós, a não ser a mera consciência do pecado e miséria; e para todos que vêem, sentem, reconhecem suas necessidades, e sua completa inabilidade para removê-las, Deus lhes dá livremente a fé, por causa Daquele em quem Ele sempre "se agradou"."</i><br /><br /> .::::Bryan::::.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-68803476388696060452012-09-25T16:06:56.364-03:002012-09-25T16:06:56.364-03:00Será que é porque defender a 'depravação total...Será que é porque defender a 'depravação total' não é uma prerrogativa calvinista? :)<br /><br />Afinal, a doutrina do pecado original é aceito por todos os cristãos exceto os pelagianos (como Finney por exemplo).Deforming Blindnesshttp://deformingblindness.wordpress.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-57020983757253089192012-09-25T14:32:50.294-03:002012-09-25T14:32:50.294-03:00Ele era bipolar kkkk
anderson Demoliner
sola gra...Ele era bipolar kkkk<br /><br />anderson Demoliner<br /><br />sola gratiaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-80191016329903485922012-09-25T13:14:16.172-03:002012-09-25T13:14:16.172-03:00Eu fico curioso pra entender como ele afirmou isso...Eu fico curioso pra entender como ele afirmou isso e ao mesmo tempo combateu tão ferrenhamente o calvinismo..Barrabáshttps://www.blogger.com/profile/16860588441101817055noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-5138410039004860682012-09-25T09:20:10.662-03:002012-09-25T09:20:10.662-03:00Calvinista enrustido :)Calvinista enrustido :)André R. Fonsecanoreply@blogger.com