tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post4342109065189439742..comments2024-03-27T22:04:50.705-03:00Comments on Cinco Solas: O Arminianismo WesleyanoAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/07618187112559577322noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-35220154535900241762014-10-06T14:31:50.595-03:002014-10-06T14:31:50.595-03:00Marlon,
Eu conhecia a afirmação de Armínio, inclu...Marlon,<br /><br />Eu conhecia a afirmação de Armínio, inclusive ela se encontra publicada neste blog. Em suma, o que o Hodge diz sobre a doutrina remonstrante (ele não cita diretamente Armínio) é:<br /><br />1. Todos os homens derivam de Adão uma natureza corrupta pela qual se inclinam para o pecado, mas os homens são responsáveis apenas por seus próprios atos voluntários. Cita Apologia pro Confessione Remonstrantum, Edição de Lyden, 1630, p.84 e Limborch, Theologia Christiana, 1715, p. 439 em apoio.<br /><br />2. Negam que o homem, por sua queda, tenham perdido a capacidade para o bem. Cita Confessio Remonstrantium, VI, 6.<br /><br />3. Essa capacidade, por só, não é suficiente para assegurar o regresso da alma para Deus. Confessio Remonstrantium, 6<br /><br />4. Esta graça é oferecida a todos os homens em medida suficiente para capacitá-los a arrepender-se, crer e guardar todos os mandamentos de Deus, Apologia pro Confessione Remonstrantum, p. 162 e Limborch, Theologia Christiana, p. 352<br /><br />5. Aqueles que, de seu próprio livre-arbítrio, e no exercício daquela capacidade que lhes pertence desde a Quda, cooperam com esta divina graça, são convertidos e salvos, Confessio Remonstrantium, XVII, 8<br /><br />6. Os que assim creêm são predestinados para a vida eterna, não como indivíduos, mas como classe, Apologia pro Confessione Remonstrantum, p. 102<br /><br />Infelizmente para mim, os textos das citações estão em latim, por isso não sei se o Hodge citou e tirou conclusões corretamente.<br /><br />Em Cristo,Clóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-58112694189309016122014-10-06T14:06:27.094-03:002014-10-06T14:06:27.094-03:00Luís,
Eu não penso que a intenção de Hodge seja d...Luís,<br /><br />Eu não penso que a intenção de Hodge seja desmerecer o arminianismo- wesleyanismo, por discordar de uma posição não implica desprezá-la. Até onde posso avaliar, ele faz uma representação justa do sistema de Wesley, a partir de seus expoentes.<br /><br />Também penso que ambos, agostianismo e wesleyanismo dão igual ênfase nos efeitos da Queda, portanto, dizer que um é a doutrina do Pecado e outra da graça, não faz justiça a nenhum dos dois sistema. Diria que, à parte os efeitos da morte de Cristo, não há diferença entre os dois sistemas.<br /><br />Porém, veremos diferença entre os dois no que diz respeito ao "poder da graça de Deus", se entendida como a graça preveniente. E se o foco for no poder da graça, não vejo como wesleyanismo tenha maior ênfase que o calvinismo, pois embora se admita que quanto à culpa de Adão a mesma é sempre eficaz, irresistível e objetiva, a mesma não é suficiente para salvar. É necessário que os homens "os que empreguem fielmente este dom da graça" para serem "aceitos por Deus no dia do juízo". Ou seja, é correta a conclusão do Hodge que, em última análise, que nos sistemas luteranos, arminianos e wesleyanos a salvação de uma pessoa depende dessa pessoa e não de Deus, ao contrário do calvinismo que sustenta que é a graça de Deus, e não o uso que o homem faz dela, que o salva.<br /><br />Em suma: o calvinismo não atenua nem as consequências do pecado, nem o poder da graça, pelo contrário, afirma que suavizar uma é enfraquecer a outra.<br /><br />Em Cristo,Clóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-20776670671782456132014-10-05T00:54:22.831-03:002014-10-05T00:54:22.831-03:00Olá, Clóvis!
O texto é muito esclarecedor mesmo ...Olá, Clóvis! <br /><br />O texto é muito esclarecedor mesmo quanto ao wesleyanismo. Gostei muito, haja vista eu ser metodista livre. Porém, quanto ao arminianismo clássico, o texto de Hodge não condiz com a verdade. Armínio e os remonstrantes criam na depravação total. Veja:<br /><br />ARMÍNIO<br />"Neste estado [caído], o livre-arbítrio do homem para o verdadeiro bem não está apenas ferido, enfermo, inclinado, e enfraquecido; mas ele está também preso, DESTRUÍDO, e perdido. E os seus poderes não só estão debilitados e inúteis a menos que seja assistido pela graça, mas não tem poder algum exceto quando é animado pela graça divina." Arminius, James The Writings of James Arminius (three vols.), tr. James Nichols and W.R. Bagnall (Grand Rapids: Baker, 1956), I:252<br /><br />TERCEIRO ARTIGO DA REMONSTRÂNCIA<br />Que o homem não possui por si mesmo graça salvadora, nem as obras de sua própria vontade, de modo que, em seu estado de apostasia e pecado para si mesmo e por si mesmo, não pode pensar nada que seja bom – nada, a saber, que seja verdadeiramente bom, tal como a fé que salva antes de qualquer outra coisa. Mas que é necessário que, por Deus em Cristo e através de seu Santo Espírito, seja gerado de novo e renovado em entendimento, afeições e vontade e em todas as suas faculdades, para que seja capacitado a entender, pensar, querer e praticar o que é verdadeiramente bom, segundo a Palavra de Deus [Jo 15.5].<br /><br />Graça e Paz, meu irmão!Marlon Marqueshttps://www.blogger.com/profile/06645043051849297271noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-60945540332260566802014-10-04T19:28:49.219-03:002014-10-04T19:28:49.219-03:00Excelente texto. Apesar da intenção de Hodge de te...Excelente texto. Apesar da intenção de Hodge de tentar desmerecer o Arminianismo-Wesleyano a impressão que ficou foi:<br /><br />1. O Agostinianismo dá uma maior ênfase no poder do Pecado e na Queda do Homem; <br /><br />2. O Wesleyanismo não desconsidera a severidade dos efeitos da queda do homem, mas dá maior ênfase no poder da Graça de Deus. Isto é, onde abundou o pecado, superabundou a graça.<br /><br />Poderíamos concluir então que, de acordo com as ênfases dadas, o Agostinianismo é a doutrina da queda do homem (do pecado) e o Wesleyanismo é a verdadeira doutrina da graça de Deus.<br /><br />Qual das duas visões é a mais coerente com as Escrituras? Sabemos a resposta. <br /><br />Bem esclarecedor esse texto. Obrigado por compartilhar!<br /><br />Que o poder da graça de Deus seja mais forte do que o poder do pecado em nossas vidas. Amém!Felipe Borduamhttps://www.blogger.com/profile/04922648594394412551noreply@blogger.com