tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post3389413481407354778..comments2024-03-27T22:04:50.705-03:00Comments on Cinco Solas: O que é cessacionismo?Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/07618187112559577322noreply@blogger.comBlogger13125tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-39816080712992782612013-10-17T11:13:13.098-03:002013-10-17T11:13:13.098-03:00Perfeito.Perfeito.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-14923514743734881732012-10-20T19:32:10.498-03:002012-10-20T19:32:10.498-03:00Você concorda com o exposto no link indicado, Edua...Você concorda com o exposto no link indicado, Eduardo?<br /><br />Em Cristo,Clóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-50883908006447247142012-10-20T15:02:20.207-03:002012-10-20T15:02:20.207-03:00 A maioria dos cessacionistas creem que, embora De... A maioria dos cessacionistas creem que, embora Deus possa e ainda faça milagres hoje, o Espírito Santo não mais usa indivíduos para realizar sinais miraculosos.<br /><br />fonte: http://www.gotquestions.org/Portugues/cessacionismo.htmlEduardo Erminio Marinnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-290439338395141472011-08-23T07:47:35.527-03:002011-08-23T07:47:35.527-03:00Existe um estudo muito serio a partir da biblia, s...Existe um estudo muito serio a partir da biblia, sao 6 aulas sobre o espirito santo que valem a pena escutar neste endereço: http://www.estudosdabiblia.net/espirito.htmAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-32132458346495531552011-04-27T10:02:04.830-03:002011-04-27T10:02:04.830-03:00refutação... cadê???refutação... cadê???Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-87073060974258003732011-04-13T18:33:22.258-03:002011-04-13T18:33:22.258-03:00O Espírito Santo é eterno e continua a agir em fav...O Espírito Santo é eterno e continua a agir em favor do povo. É o Espírito Santo quem convence o pecador ao arrependimento.<br />Os dons Espirituais estão escritos na Bíblia: 1 Coríntios 12.8-10. José Carlos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-30511596257363765002009-10-12T20:18:21.315-03:002009-10-12T20:18:21.315-03:00Qual argumento cessacionista você gostaria de ver ...Qual argumento cessacionista você gostaria de ver refutado? Se for o que se baseia em 1Co 13:8, posso indicar boas refutações já feitas em outros blogs.<br /><br />Se tiver em mente alguma mais específica, favor indicar.<br /><br />Em Cristo,<br /><br />ClóvisAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-91821119777168906182009-10-12T16:49:37.636-03:002009-10-12T16:49:37.636-03:00Pois bem, se os argumento cessacionistas são tão f...Pois bem, se os argumento cessacionistas são tão frágeis e refutáveis. Refute-os...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-77353847061484038352009-01-21T12:04:00.000-02:002009-01-21T12:04:00.000-02:00Saudações, irmão.Que a Paz e a Graça de nosso Senh...Saudações, irmão.<BR/>Que a Paz e a Graça de nosso Senhor Cristo Jesus sejam contigo.<BR/><BR/>Em primeiro lugar, dou graças a Deus por ti, porque muito me alegro quando vejo mais um irmão que, do meio do presente caos carismático, emerge para crer nos princípios da Reforma - que nada mais são do que a Sã Doutrina Bíblica. <BR/><BR/>Quanto a sua exposição a respeito do cessacionismo, complemento-a lembrando que nem todos cessacionistas crêem no fim de TODOS OS DONS e que só o cessacionismo moderno crê no fim de TODOS OS DONS EXTRAORDINÁRIOS.<BR/><BR/>O cessacionismo da época de Calvino e Lutero dizia (baseado na exegese dos últimos capítulos de Zacarias e no capítulo 9 de Daniel, além das reflexões sobre 1 Coríntios sob iluminação do texto de Efésios) que os dons revelatórios e os "sinais do Apostolado" são característicos do primeiro século, contudo que podem surgir (com autoridade não-canônica ou como vicário do cânon ausente) quando a Soberania de Deus deseja - para socorro da Igreja, geralmente diminuindo na proporção em que a Igreja se estabelece, porque, dentre outras coisas, cedem parte do tempo para a presença do cânon com um aprofundamento da Doutrina. Esta diminuição não era vista como prejuízo, mas como um equilíbrio bem vindo. Este cessacionismo também defende que o dom de línguas "se encerra por si mesmo" (que é o que significa a expressão relacionada a este dom em 1 Coríntios 13) por ser ele um "sinal para os incrédulos" - ainda que, igualmente, pela Soberania de Deus, geralmente no campo missionário ou em situações especiais, possa eventualmente ocorrer. Quanto ao dom de línguas, este cessacionismo entende 1 Coríntios como afirmando que, quando ele se manifesta sem interpretação, se torna um sinal de egoísmo e de julgamento.<BR/>Quanto ao dom de profecia, como seu aspecto revelatório cessa no primeiro século, e como ações de categorias adjuntas à revelação diminui com o desenvolvimento da Igreja, ele tende a se tornar um dom que promove "aprendizado, edificação, exortação e consolação" em lugar de um dom revelacional/preditivo. Um estudo da vida de John Knox e dos puritanos Escoceses é muito esclarecedor quanto a isto. Charles Spurgeon também escreve de maneira muito interessante sobre o assunto em duas ocasiões que se complementam muito bem: 1) Sua Autobiografia quando descreve o que podemos chamar de ocorrência profética oriunda de uma Providência Especial de Deus.<BR/>2) Um belo sermão chamado "Uma Palavra aos que Procuram Sinais e Prodígios" onde ele traça, com a maestria que eu não possuo, algumas das conseqüências da crença neste tipo de cessacionismo.<BR/><BR/>Quanto aos outros dons como Discernimento de Espíritos, Sabedoria, Conhecimento e etc., como a Escritura SILENCIA a respeito da exata natureza desses dons, estes cessacionistas que eu descrevo especulam sobre suas aplicações e ocorrências nos dias de hoje (lembramos das famosas visões de Lutero). Mais uma vez recomendo a leitura de Puritanos, desta vez de Samuel Rutherford, William Perkins e Richard Baxter, no que escreveram a este respeito.<BR/><BR/>Farei agora, duas críticas pontuais nas quais não posso me estender, mas que espero servirem de reflexão:<BR/>1 ) Infelizmente tem ocorrido uma supervalorização dos dons extraordinários e uma subvalorização dos dons ordinários. Não são, segundo 1 Coríntios 12:28, os dons de Socorro e Governo superiores ao dom de línguas? E os mestres superiores aos operadores de milagres? <BR/>2 ) Muitas vezes os Cristãos se confundem ao avaliar a Escritura à luz da experiência, em lugar de considerar a experiência sob a Luz da Escritura. Isto faz com que eventos sobrenaturais que não são dons sejam considerados dons ou que determinado dom seja tomado por outro e que, com este pressuposto, o assunto seja avaliado. Por exemplo, se um determinado irmão ora e uma pessoa é decididamente curada de uma grave doença, isto é necessariamente um dom de cura? Ou Deus agradou-se de ouvir ao "justificado em Cristo" que clamava, misericordiosamente atendendo-o porquê "muito pode a oração do justo em seus efeitos"? Um homem que prenuncia certo evento e se entrega à oração clamando ao Senhor por isto, e é atendido. Este homem teria o dom de profetizar ou, simplesmente, o dom da fé (lembremos de George Müller)?<BR/><BR/>Sinceramente, creio que os Reformados precisam debruçar-se sobre o assunto e cunhar uma precisa e sistemática "Teologia dos Milagres", em auxílio aos irmãos pentecostais que são, muitas vezes, presas para falsos profetas e charlatães e em auxílio aos irmãos reformados que muitas vezes não conhecem um Deus Vivo e que nos Vê.<BR/><BR/> ----<BR/><BR/>Resumo minha colaboração da seguinte maneira:<BR/>Um homem não precisa ser pentecostal, nem precisa ser "Sovereign Grace" (seguidor de John Piper e Wayne Grundem) para crer na manifestação sobrenatural de Deus, inclusive na manifestação de dons espirituais. Se os dons forem tomados com seriedade, se for pautado pela Escritura quanto à qualidade e efeito que o dom deve ter, se for pautado pela Escritura quanto ao momento e circunstância lícita para a manifestação do dom, bom, se for assim, há muito espaço na tradição Reformada, especialmente na teologia Puritana, para que a Doutrina e a Teologia sejam experimentadas em Palavra e em Poder, afetando integralmente o homem e da Igreja, com a mão poderosa de Deus estendida para operar em nosso meio. <BR/><BR/>Peço desculpas pelo comentário tão longo e por fazer uma exposição tão "rasteira" sobre um tema tão rico e precioso. Sei que devo ter cometido muitas falhas e que pontos importantes podem estar meio embaralhados. Rogo ao Espírito de Deus que ilumine e guie os Seus Filhos que lerem esta humilde exposição para aprofunda-se no assunto pela Palavra e com o auxílio de tão habilidosos mestres que o Senhor deu à Igreja - como foram, os já referidos Puritanos e Reformados. Se alguém desejar saber mais sobre o assunto, esteja livre para me escrever por e-mail (ou pelo meu blog) e eu poderei falar mais pausadamente, citando e trabalhando os textos Bíblicos referentes ao assunto. Quanto ao porque desta exposição: sou membro de uma Igreja Puritana no Rio de Janeiro (atuamos, com algumas congregações, na região de Angra dos Reis, São Paulo ABC, Teresópolis, Magé, Rio das Ostras e Cabo Frio) e batalhamos contra a Teologia tradicional Pentecostal e neo-pentecostal arminianismo/ pelagianismo/ antropocentrismo/ prosperidade/ confissão positiva etc.), contra o modernismo, contra o relativismo e contra a frigidez intelectual de certos ramos da Reforma - se alguém desejar colaborar conosco ou conhecer-nos, também esteja livre para escrever-me.<BR/><BR/>Quanto ao nome deste ramo citado do cessacionismo, bom, eu agrupei aqui características do Cessacionismo Clássico (original da Reforma) e do Cessacionismo Concêntrico (um desenvolvimento posterior baseado nos trabalhos de Calvino).<BR/><BR/>Oremos para que o Senhor abençoe Sua Igreja e levante homens capazes de expor Sua Palavra com fidelidade, homens que não amem a religiosidade ou o partidarismo, mas que amem ao Senhor e a Verdade que Ele, graciosamente nos deu. Oremos para que toda nossa teologia esteja centrada na Cruz e que não ultrapassemos a Escritura, nem barateemos o precioso Sangue que nos Libertou.Jardim Clonalhttps://www.blogger.com/profile/03944343293420602536noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-66251853114357177222009-01-06T14:11:00.000-02:002009-01-06T14:11:00.000-02:00Concordo que os argumentos não são frágeis. Geralm...Concordo que os argumentos não são frágeis. Geralmente cremos que o que é diferente do que cremos é frágil; isso é normal em todas as religiões e crenças, como também no cotidiano.<BR/>Igualmente não há apenas cessacionistas, os quais crêem que os dons hoje representados pelos pentecostais simplesmente cessaram no 1º século, mas também há a opinião de que alguns dons por eles representados hoje eram originalmente diferentes.<BR/><BR/>Abraços.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-1338943596382803672008-09-23T00:34:00.000-03:002008-09-23T00:34:00.000-03:00Rossane,Obrigado pelo seu comentário. No artigo, f...Rossane,<BR/><BR/>Obrigado pelo seu comentário. No artigo, fiz menção aos principais argumentos cessacionistas, sem me preocupar em defendê-los ou refutá-los.<BR/><BR/>Mas continuo achando-os um bocado frágeis.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-210907638506261972008-09-22T14:16:00.000-03:002008-09-22T14:16:00.000-03:00Sou Cessacionista e mesmo sem querer, o artigo é e...Sou Cessacionista e mesmo sem querer, o artigo é excelente pra defender tal doutrina. Os argumentos a favor do cessacionismo não são nem um pouco frágeis. Gostei!RosSanehttps://www.blogger.com/profile/00678046194605407365noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-57186679528331741282007-07-31T12:09:00.000-03:002007-07-31T12:09:00.000-03:00Há o argumento exegético (referente ao fato de que...Há o argumento exegético (referente ao fato de que "to teleion" - a coisa perfeita ou completa, está no gênero neutro, e se contrapõe a "to ek merous" - as coisas parciais) e há o argumento metafórico (do espelho e seu significado hermenêutico, à luz de Tiago.O Divulgador Fundamentalista Bíblicohttps://www.blogger.com/profile/10391687450634345163noreply@blogger.com