tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post2053829300877501559..comments2024-03-27T22:04:50.705-03:00Comments on Cinco Solas: A expiação universal torna Deus injustoAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/07618187112559577322noreply@blogger.comBlogger109125tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-81195289099117297442011-03-22T19:54:09.070-03:002011-03-22T19:54:09.070-03:00Como a expiação é meu assunto favorito, vou deixar...Como a expiação é meu assunto favorito, vou deixar alguns comentários.<br /><br />A objeção aqui apresentada não é nova. É bem antiga. E ela já foi exaustivamente respondida por vários arminianos, vários calvinistas de 4 pontos, e - surpreendam-se! - vários calvinistas de 5 pontos também.<br /><br />Acredito que a resposta que Shedd dá a esta objeção é suficiente:<br /><br /><i>Objeta-se que é injusto exigir punição pessoal de qualquer um da raça humana se uma punição vicária igual em valor a essa dívida de toda raça tiver sido paga em satisfação à justiça. A injustiça alegada nesta objeção pode significar injustiça ao incrédulo que é pessoalmente punido ou pode significar injustiça em relação ao que a lei divina tem o direito de exigir, por conta do pecado do homem. Um exame mostrará que não há injustiça feita em nenhum dos casos. Quando um incrédulo é pessoalmente punido por seus próprios pecados, ele recebe o que merece, e não há nenhuma injustiça nisto. O fato que uma expiação vicária foi feita, e que é suficiente para expiar seus pecados, não impede a justiça de puni-lo pessoalmente por eles, a menos que possa ser mostrado que ele é o autor da expiação vicária. Se assim for, então de fato ele poderia reclamar da satisfação pessoal que é exigida dele. Neste caso, a mesma parte faria duas satisfações pelo mesmo pecado, um vicário e um pessoal. Quando, portanto, um incrédulo sofre por seu próprio pecado, ele recebe a devida recompensa de suas obras, Lc 23.24. E visto que ele não fez a expiação vicária “pelos pecados de todo mundo”, e portanto não tem mais reivindicação ou direito a ela, ou a quaisquer de seus benefícios, do que um habitante de Saturno, ele não pode exigir dispensa de punição pessoal por essa razão.</i> (William G. T. Shedd, Dogmatic Theology, 2:443)Paulo Cesar Antuneshttps://www.blogger.com/profile/07595419893522109729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-74027385882351573502010-01-12T15:45:04.620-02:002010-01-12T15:45:04.620-02:00Neto,
Eu não pulei nada.. e nem deixei de salient...Neto,<br /><br />Eu não pulei nada.. e nem deixei de salientar nada... quando uma fala ou outra sua não foi destacada por mim... é porque ela era repetitiva... logo...<br />.<br />No demais, o que eu propus desde o início a respeito de João 3 está claro... assim como está claro que foi você quem não conseguiu se ater à proposta em si... quanto ao restante de tudo... o que interessa está aí para que todos leiam e tirem suas conclusões...<br />.<br />Prefiro analisar João 3 e o caso Nicodemus à luz do contexto imediato... e depois passagens como João 7:50 e 19:39 que, lançam luzes, senão definitivas, quase definitivas sobre os resultados da PREGAÇÃO DO EVANGELHO por Jesus a Nicodemus... do que ficar catando textos com um tom calvinista para fundamentar perspectivas calvinistas e para justificar acusações que nem o Texto faz...<br />.<br />No demais... abraços arminianos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-27267980496538730892010-01-12T14:52:26.314-02:002010-01-12T14:52:26.314-02:00Continuando:
Você:
"Outra coisa, mais umavez...Continuando:<br /><br />Você:<br />"Outra coisa, mais umavez seu calvinismo estanque, determinista, frio... lhe induz a fazer outra afirmação sobre a subjetividade Nicodemus: “se bem que ele não cria nisso”... que raios de juiz é você?!!"<br />Eu não sou juiz. Jesus é:<br />"Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e NÃO ACEITAIS O NOSSO TESTEMUNHO. Se vos falei de coisas terrestres, E NÃO CRESTES, como crereis, se vos falar das celestiais?"<br /><br /><br />Você:<br />"e quando ela fala dele nas duas outras passagens demonstra-o, de alguma maneira, favorável à causa do Cristo e ao Cristo... não dá para conceber isso..."<br />Apenas desatenção:<br />"Não duvido que, depois disso, um tempo depois, Nick foi salvo."<br /><br /><br />Você:<br />"A prédica de Jesus não era EVANGELHO? Essa para mim foi a gota d’água..."<br />Sim, realmente, foi um BAITA vacilo meu... Não me expliquei como devia.<br />Você disse que a saudação de Nicodemus "deu uma deixa" pra pregação do Evangelho. E eu quis dizer que, assim que Jesus recebeu a Nicodemus, ele não pregou o Evangelho... A primeira coisa que fez, foi confrontar o legalismo.<br />Peço perdão. Me expressei pessimamente.<br /><br /><br />Você:<br />"Não inventei nenhum Jesus... falei dAquele que é apresentado no capítulo 3."<br />Esse é o problema. Jesus é apresentado na Bíblia toda. Parece que você o "isola". E mesmo que for para poder extrair o máximo que puder do texto, poderá ficar com falhas.<br /><br /><br />Você:<br />"Em momento nenhum coloquei em cheque a inerrância e inspiração bíblica..."<br />De certa forma, sim, quando disse, mesmo que inconcientemente, que João poderia não ter sido totalmente fiel e preciso na descrição do acontecimento.<br /><br /><br />Você:<br />"Jesus não é duro com os soberbos? Eu achei isso? Pra que serve o inferno então meu caro? Não me faças rir..."<br />Falo dos soberbos EM VIDA. Jesus tinha formas diferentes de tratar pessoas diferentes.<br /><br /><br />Mas saiba que recebo sim seu conselho de respeitar a Divindade das Escrituras.<br /><br /><br />Para encerrarmos esse debate:<br />1-Nicodemus tinha conclusões acertadas sobre Jesus? (ponto que você pulou)<br />Você:<br />"Essas últimas palavras mostra que Nicodemus vinha tirando conclusões acertadas sobre Jesus..."<br />Eu:<br />"Conclusões acertadas? Zwinglio, depois EU quem coloco no texto o que EU quero? rs<br />Nicodemus NÃO CRIA em Jesus de fato! Ele não tinha NENHUMA conclusão acertada. Você não leu o comentário de JESUS (e não do "Neto")? "Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e NÃO ACEITAIS O NOSSO TESTEMUNHO. Se vos falei de coisas terrestres, E NÃO CRESTES, como crereis, se vos falar das celestiais?". Essas frases foram ditas DIRETAMENTE para Nicodemus. Nicodemus NÃO CRIA!<br /><br />2-Baseado nessa resposta acima, Nicodemus cria que Jesus era o Messias?<br /><br />3-Nicodemus foi à casa de Jesus buscando a Ele de verdade, ou por curiosidade?<br /><br />4-Jesus o recebeu, como Ele recebe a TODOS os que O buscam (Mt 11.28) ou confrontou as crenças de Nicodemus?<br /><br />5-Qual a intenção de Jesus confrontar as crenças do Fariseu?<br /><br />Vamos levar o debate adiante!Netohttps://www.blogger.com/profile/08932524527659168150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-56869403864668552472010-01-12T14:49:56.274-02:002010-01-12T14:49:56.274-02:00Olá, Zwinglio.
Uau... Suas respostas estão carreg...Olá, Zwinglio.<br /><br />Uau... Suas respostas estão carregadas de "palmadas"... Mas eu percebi que você usa isso para desviar o foco do debate, e dar a impressão, para quem está lendo, que você está vencendo o debate...<br />Principalmente, porque você "engole" coisas importantes. Não digo nada quando deixamos partes insossas pra trás... Mas ignorar pontos importantes é desleal.<br /><br />Vamos lá. Tentarei ser resumido e preciso.<br /><br /><br />Como eu disse antes, usei sim uma lente, e não nego. Mas você não aceita o fato que essa "lente" não são MEUS PRESSUPOSTOS, e sim, o conjunto doutrinário da Bíblia.<br />Problema: Você fala que eu usei pressupostos, querendo dizer que eu "pensei calvinisticamente", uma artimanha para já me acusar de "tendencias" na interpretação. Mas não mostra onde eles estão errados.<br /><br /><br />Você:<br />"Torna-se alguém que não fala a verdade por desatenção. Veja como me pronunciei inisistentemente em minha última fala:"<br />Só porque você usou a palavra "parece", não significa que não quis dar ao texto os SEUS pressupostos. A diferença, creio, é que você foi mais cuidadoso do que eu.<br /><br /><br />Pergunto agora eu: o que tem haver o que eu disse com a doutrina da inspiração? E mais: exageros na Bíblia não faltam em forma de hipérboles. Logo, se fosse o caso de algum exagero joanino, seria assim mesmo inspirado o texto... outra coisa: dizer que foi João quem escreveu o texto não implica em dizer que ele inventou alguma coisa... minha proposta é outra... é só ler com atenção...<br /><br />Ponto final. Se João foi inspirado, ele não "exagerou" nada, mas mostrou na integra e com fidelidade tudo que aconteceu.<br /><br /><br />A reação de Jesus? Leia, Zwinglio. Confrontação. Esse é o martelo e a Dureza. Jesus confrontou a segurança de salvação do fariseu.<br />E eu não disse que era um Jesus como no Templo.<br /><br />Ah sim, eu não disse que Nicodemus não se converteu. Leia:<br />"Não duvido que, depois disso, um tempo depois, Nick foi salvo."<br /><br />Você:<br />"Pense meu caro: se Nicodemus não fosse ter com Jesus, este não iria pregar naquela noite à aquele... a pregação de Jesus foi resultante da ação de Nicodemus... ação e reação... sabe como é?"<br />E qual foi a ação que causou reação "ida de Nicodemus ao encontro de Jesus?"<br />Esse ponto você pulou ou esqueceu:<br />"O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos." Provérbios 16:9Netohttps://www.blogger.com/profile/08932524527659168150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-87132620290840758182010-01-12T12:45:19.007-02:002010-01-12T12:45:19.007-02:00Ao invés de D.A. Carson...prefiro a Bíblia...
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Ab...Ao invés de D.A. Carson...prefiro a Bíblia...<br />.<br />Abraços!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-24320172037569967152010-01-12T12:43:47.537-02:002010-01-12T12:43:47.537-02:00Mais uma das suas:
“Onde você viu o Evangelho send...Mais uma das suas:<br />“Onde você viu o Evangelho sendo pregado alí? Onde? Foi dita uma verdade espiritual. Mas não era o Evangelho.”<br />.<br />A prédica de Jesus não era EVANGELHO? Essa para mim foi a gota d’água... exatamente no contexto de Jo3:16 você vem me dizer isso... não se preocupe em se explicar não, pois não há nada que você diga,ou que qualquer um outro diga, que irá me convencer que em João 3 não encontramos o EVANGELHO.<br />.<br />Bom... pra fechar esse bloco, respondo-lhe às suas seguintes acusações:<br />.<br />-usou um "Jesus inventado", pois parece mais fruto da imaginação humana do que da Palavra;<br />.<br />-> Não inventei nenhum Jesus... falei dAquele que é apresentado no capítulo 3. Ou seja,falei de um Jesus extremamente pedagógico, que PREGA O EVANGELHO a um homem e que não chama-o [Nicodemus] de hipócrita... aliás, quem bota essa palavra na boca de Jesus e de João é você. .. você não é fraco não hein?!!! <br />.<br />-parece que discorda da inerrancia e inspiração bíblica;<br />.<br />-> Em momento nenhum coloquei em cheque a inerrância e inspiração bíblica... porém coloquei em cheque, em todo tempo, sua capacidade de articular-se metodologicamente quanto ao uso da hermenêutica... quer saber: não passaste no teste...<br />.<br />-acha que Jesus não via o coração, e, pior, não era duro com os soberbos (para o bem deles), diferenciando do Jesus Bíblico;<br />.<br />-> Jesus não é duro com os soberbos? Eu achei isso? Pra que serve o inferno então meu caro? Não me faças rir... fazes comigo exatamente o que faz com Nicodemus: acusa-me sem procedência... com base nas suas impressões... a única diferença é que estou aqui para me defender, ao passo que Nicodemus... “bater em cachorro morto” é fácil...<br />.<br />-usou uma "lente" filosófica, arminiana e, pior, que parece fruto de "Diante do Trono", que apresenta uma teologia que está mais pra ursinhos carinhosos do que para a Bíblia. Não é a Pessoa de Deus e Jesus apresentada nas Escrituras.<br />.<br />-> Em relação a essas suas últimas palavras digo o seguinte: apenas falo do que está no texto, nada mais e nada menos... o meu foco é a HERMENÊUTICA e não a AUTOCOMPREENSÃO... prática que lhe é peculiar... mas, saiba: pior do que “uma teologia que está mais pra ursinhos carinhosos” [acusação infundada... pois creio em um Deus que é fogo consumidor] é essa sua prática que favorece a AUTOCOMPREENSÃO em detrimento da HERMENÊUTICA... ação típica da proposta interpretativa de Schleiermacher... aqui sim há o desprezo à ORIGEM DIVINA DAS ESCRITURAS... cuidado...<br />.<br />Finalmente, esperarei suas repostas e assim darei por encerrada nossa conversa sobre João 3... se na sua resposta surgir algo novo, disponho-me a lhe dar umas palmadas hermenêuticas..Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-87507228509676501702010-01-12T12:42:40.218-02:002010-01-12T12:42:40.218-02:00Mais uma demonstração deque você está perdido?
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E...Mais uma demonstração deque você está perdido?<br />.<br />Eu disse:<br />"Essa é uma acusação infundada. Observe que quem escreveu o texto foi João e não Nicodemus. A força sentimental e emocional no texto não é a de Nicodemus e sim a do autor."<br /><br />Você disse:<br />Posso perguntar: E daí? Você crê então que João, inspirado, "exagerou", ou colocou algo que não aconteceu, ou que não foi fiel ao que aconteceu, ou "sentimental demais", ou algo parecido?<br />.<br />Pergunto agora eu: o que tem haver o que eu disse com a doutrina da inspiração? E mais: exageros na Bíblia não faltam em forma de hipérboles. Logo, se fosse o caso de algum exagero joanino, seria assim mesmo inspirado o texto... outra coisa: dizer que foi João quem escreveu o texto não implica em dizer que ele inventou alguma coisa... minha proposta é outra... é só ler com atenção... <br />.<br />Eu disse:<br />"Como você pode saber que tais palavras são de adulação? Você julga o peso sentimental e emocional de um ou de outro?"<br /><br />Você disse:<br /><br />Pela reação de Jesus, pelas respostas de Jesus, pelo TGEB (pois Jesus teve algumas reações parecidas com outras pessoas que o adulavam), pelo fato de Nicodemus não haver crido.<br />.<br />Qual é essa reação de Jesus mesmo? Aqui está a distância que nos separa. Eu vejo um Jesus que pedagogicamente instrui um líder religioso... e não um Jesus revoltoso como no Templo; e não um Jesus taxando –o de hipócrita como fez com os pares de Nicodemus em outra ocasião... eu falo do que está EXPLÍCITO no texto... você disse: “Ele tratou Nicodemus com dureza e com o "martelo"... onde está esse martelo, essa dureza... <br />Nicodemus não se converteu? Sem querer ser taxativo como você, pois apenas digo o que os texto dizem... em João 7:50 e 19:39, PARECE que nós temos um Nicodemus, pelo menos, seguidor secreto de Jesus... teria sido ele tal seguidor por causa da experiência de João 3? Fica a pergunta... e depois vem as especulações... não é?<br />.<br />Eu disse:<br />"Jesus não começou a pregar pra Nicodemus do nada. Nem tampouco foi apenas por Sua iniciativa pessoal. Nicodemus foi o fomentador de tal prédica."<br /><br /> Você disse:<br />Foi do "nada" sim. Nicodemus apenas o saldou, e disse que Jesus era "de Deus" (se bem que ele não cria nisso). E Jesus já partiu DIRETO para o novo nascimento. Porque? Confrontar a segurança de salvação de Nicodemus.<br />.<br />Pense meu caro: se Nicodemus não fosse ter com Jesus, este não iria pregar naquela noite à aquele... a pregação de Jesus foi resultante da ação de Nicodemus... ação e reação... sabe como é? <br />Outra coisa, mais umavez seu calvinismo estanque, determinista, frio... lhe induz a fazer outra afirmação sobre a subjetividade Nicodemus: “se bem que ele não cria nisso”... que raios de juiz é você?!! Você fala o que o texto não diz; você fala mal de um homem que a Bíblia o cita em apenas 3 capítulos, e do mesmo livro... e quando ela fala dele nas duas outras passagens demonstra-o, de alguma maneira, favorável à causa do Cristo e ao Cristo... não dá para conceber isso...<br />.<br />ContinuaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-49823083061349522052010-01-12T12:41:40.104-02:002010-01-12T12:41:40.104-02:00Neto,
Vamos lá.
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Lhe propus de antemão que apena...Neto,<br /><br />Vamos lá.<br />.<br />Lhe propus de antemão que apenas se concentrasse no contexto imediato do "caso Nicodemus"... que prestasse atenção a objetividade daquele acontecimento... e isso sem cruzamento com outras referências, pois ao fazer isso já se estaria construindo o pensar calvinista[foi no que deu]... ora, você acha que com o cruzamento de referências eu não posso dar contornos arminianos ao fato? Era pra ser uma coisa de cada vez: 1° EXPOR APENAS O QUE DIZ O TEXTO... mas você foi incapaz... um bom intérprete tem que se despir o máximo possível de seus pressupostos ao se aproximar do objeto a ser analisado... me parece que você é “devoto” [inconsciente] de GADAMER que propunha não ser possível a neutralização dos pressupostos pelo leitor... me chama a atenção você vibrar por ter contrariado A MINHA proposta inicial com a TGEB [coisa que orientei (sem citar diretamente a TGEB) que evitasse nos primeiros momentos]e ainda achar que me pegou de surpresa... acorda irmão... você precisa estudar um pouco mais sobre hermenêutica... evite o “NO TEXTO” e adote o ”DO TEXTO” na sua busca pela extração do entendimento do objeto de análise...<br />.<br />Síntese: chamar Nicodemus de hipócrita, dizer que ele adulou a Jesus, que a busca dele foi legalista, é uma leitura “NO”... são especulações...malabarismos interpretativos que os calvinistas gostam de fazer... como eu já disse aqui, são malabarismos do tipo Cirque Du’Soleil...<br />.<br />Bom, vamos à seguinte acusação sua:<br />“O que eu percebi foi que VOCÊ quis colocar no texto o que ele não diz.”<br />.<br />Torna-se alguém que não fala a verdade por desatenção. Veja como me pronunciei inisistentemente em minha última fala:<br />.<br />“Uma leitura honesta dos versos 1 e 2, parece, repito, parece, demonstrar que as intenções de Nicodemus eram sinceras sim”<br />.<br />Veja quantas vezes uso o verbo PARECER apenas nessa frase. Isso é coisa de quem quer impor alguma coisa? Você diz que ele é hipócrita, eu digo que ele PARECE não ser... bem diferente, não? Sabe porque eu tomo esse cuidado, porque o texto não diz que ele era um hipócrita.<br />.<br />Outra fala minha:<br />“para mim, com todas as dificuldades do mundo de captar o real tom do escrito joanino”<br />.<br />Ao passo que eu admito ter dificuldades em captar o tom das palavras do autor, você afirma que captou com precisão... isso sem conhecer pessoalmente o autor; estar distante dele mais de dois mil anos... sem levar em conta que a emoção da letra escrita [de João] é, certamente diferente da letra falada [de Jesus]... isso é que é ter certeza da subjetividade alheia... bom... eu quis impor alguma coisa quando afirmo ser incapaz de ser preciso quanto à subjetividade autoral? No final o que faço é ficar com o que está escrito aqui em João 3... eaidanto algumas conclusões sobre o episódio com João 7:50 e 19:39... textos que falam de Nicodemus... aliás, para nosso debate, essas deveriam ser as próximas Escrituras aserem analisadas para tentarmos concluir melhor as nuances do episódio deJoão 3... e não as tantas que você destacandopara dar suporte às suas conclusões sobre Nicodemus e seus interesses... observe que estou lhe mostrando o melhor caminho hermenêutico a ser percorrido: depois da passagem analisada, procuremos informações dentro do mesmo livro onde está a passagem em questão... é assim que funciona meu caro.<br />.<br />ContinuaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-38794350656100836772010-01-12T11:31:45.794-02:002010-01-12T11:31:45.794-02:00"Qualquer conhecimento genuíno que os seres h..."Qualquer conhecimento genuíno que os seres humanos possuam de Deus depende de Deus se revelar primeiro."<br />D. A. CarsonNetohttps://www.blogger.com/profile/08932524527659168150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-32442840703034620462010-01-12T10:19:06.402-02:002010-01-12T10:19:06.402-02:00...terminando...
"Aqui,o irmão cai do cavalo......terminando...<br /><br />"Aqui,o irmão cai do cavalo. Jesus não disse a Nicodemus que ele não estava crendo na mesagem celestial, mas diz que ele não acredita em "coisas terrestres"... sobre o que é celestial, Jesus não faz afimarções,e sim faz uma pergunta? "Como crereis, se vos falar das celestias?" Em outras palavras, Ele quis dizer: "Nicodemus, selhe falo do que é do seu mundo, e você tem dificuldades de compreender,como poderás compreender as coisas celestiais? Tudo aqui é perfeitamente natural! Será que você não consegue notar que Jesus trabalha pedagogicamente com Nicodemus para alcançar sua mente e seu coração saturado do judaísmo?"<br />Zwinglio, Jesus prega sobre coisas materias justamente porque Nicodemus ainda não nasceu de novo. Ele é natural, ainda carnal, e não entende as coisas do Espirito. É uma tentativa de confrontar a "certeza de Salvação" do fariseu legalista. Imagine você chegar pra alguem que se acha religioso e salvo e dizer "necessário te é nascer de novo"!! Imagine a confusão, pois "desabou" naquele momento toda a falsa segurança que um fariseu poderia ter. Ele era "principe", era "mestre"!!!! Uma pessoa assim não se acha salva?<br />E essa fala de Jesus prova, que realmente Ele quis confrontar isso. "Você é mestre de Israel e não sabe disso? "Se falo de coisas terrenas e não crê, imagine se falar de coisas celestiais!" "Ei, acorda, você ainda não é salvo!!".<br /><br />Não duvido que Jesus estava querendo salvar aquele homem!!! Não duvido nem um pouco!!! Tanto, que mais pra frente, depois desse encontro, em um conselho de fariseus ele (Nick) defendeu Jesus... E após a crucificação, ele aparece para cuidar do corpo de Jesus! Aparentemente, após o confronto, a soberba do seu coração desmoronou. Se não fosse esse confronto com o que ele cria, jamais iria "descer do tamanco". Jesus, antes de conceder GRAÇA, DESTRUIU a auto-justiça de Nicodemus.<br /><br /><br />Bem, Zwinglio. Após tudo o que você disse, eu posso "devolver" a acusação. O que eu percebi foi que VOCÊ quis colocar no texto o que ele não diz. Além disso, usou uma lente "humana" e arminiana para observar e entender tudo. Eu usei lente sim, não neguei, e te avisei desde o inicio, e foi o TGEB.<br />Mas você:<br />-usou um "Jesus inventado", pois parece mais fruto da imaginação humana do que da Palavra;<br />-parece que discorda da inerrancia e inspiração bíblica;<br />-acha que Jesus não via o coração, e, pior, não era duro com os soberbos (para o bem deles), diferenciando do Jesus Bíblico;<br />-usou uma "lente" filosófica, arminiana e, pior, que parece fruto de "Diante do Trono", que apresenta uma teologia que está mais pra ursinhos carinhosos do que para a Bíblia. Não é a Pessoa de Deus e Jesus apresentada nas Escrituras.<br /><br />Concluindo:<br />Nicodemus não buscou Jesus de verdade. Provas: Jesus mesmo diz, na cara dele, que ele não acreditava nEle.<br />Oh, mas deu uma impressão tão nitida que Nick O buscava, não é? E quantos não são assim hoje em dia? Mas Jesus conhece os corações e, se Nicodemus foi salvo, foi porque DEUS USOU SUA CURIOSIDADE PARA ATRAI-LO PARA ESCUTAR ESSAS PALAVRAS DURAS DO PROPRIO SENHOR. Não duvido que, depois disso, um tempo depois, Nick foi salvo.<br /><br />Um abraço, Deus nos abençoe.Netohttps://www.blogger.com/profile/08932524527659168150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-11893978572640065222010-01-12T10:14:22.972-02:002010-01-12T10:14:22.972-02:00Continuando...
Você:
"Jesus não começou a pr...Continuando...<br /><br />Você:<br />"Jesus não começou a pregar pra Nicodemus do nada. Nem tampouco foi apenas por Sua iniciativa pessoal. Nicodemus foi o fomentador de tal prédica."<br />Foi do "nada" sim. Nicodemus apenas o saldou, e disse que Jesus era "de Deus" (se bem que ele não cria nisso). E Jesus já partiu DIRETO para o novo nascimento. Porque? Confrontar a segurança de salvação de Nicodemus.<br /><br />Outra: Como bom arminiano que é, você sempre crê que a iniciativa parte do homem... Somos tão "independentes"... Nicodemus foi até Jesus, isso é FATO. Mas ele foi por que isso já estava determinado por Deus. "O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos." Provérbios 16:9<br /><br /><br />"Que deixa extraordinária para Jesus pregar o Evangelho. Nicodemus aqui demonstra já saber o que ele precisa saber de início: Jesus, o enviado de Deus. O que o Mestre faz em seguida é ampliar o conhecimento de Nicodemus. Mas isso Ele não fez do nada; mas fez a aprtir das palavras de Nicodemus."<br />Hun... você viu uma deixa para pregar o Evangelho... Jesus NÃO. Porque? "Deus resiste aos soberbos, mas concede graça aos humildes". Você realmente crê que ele pregou o Evangelho pra Nicodemus? Não. Ele confrontou o ensino do fariseu. Realidades espirituais divergentes, para que, possivelmente, o fariseu despertasse. Onde você viu o Evangelho sendo pregado alí? Onde? Foi dita uma verdade espiritual. Mas não era o Evangelho.<br /><br /><br /><br />"Essas últimas palavras mostra que Nicodemus vinha tirando conclusões acertadas sobre Jesus...por conta dessas conclusões préviasé que ele vai até Jesus... a esse conjunto de declarações de Nicodemus [declarações precisas que demonstram que ele estava pronto para o que vinha pela frente] Jesus, com a porta do coração de Nicodemus entreaberta, lhe apresenta a mensagem do novo nascimento. Portanto, meu caro, Jesus não lançou nada em rosto... mas objetivamente pregou o evanglehopara uma pessoa que O procurou com declarações precisas e que precisava ser melhororientado. Sabe você qual foi o resultado desse encontro?"<br />Conclusões acertadas? Zwinglio, depois EU quem coloco no texto o que EU quero? rs<br />Nicodemus NÃO CRIA em Jesus de fato! Ele não tinha NENHUMA conclusão acertada. Você não leu o comentário de JESUS (e não do "Neto")? "Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e NÃO ACEITAIS O NOSSO TESTEMUNHO. Se vos falei de coisas terrestres, E NÃO CRESTES, como crereis, se vos falar das celestiais?". Essas frases foram ditas DIRETAMENTE para Nicodemus. Nicodemus NÃO CRIA!<br /><br /><br /><br />"Não há nenhuma relação, salvo mais explíctas e convincentes explicações suas, essas suas palavras com o verso 8."<br />Tem certeza de que sabe no que os Fariseus criam? Se sabe, esqueceu, para poder dar suporte ao que você crê nessa passagem. Eles acreditavam que era salvos por serem descendencia de Abraão (pelo menos boa parte deles), acreditavam que seriam aceitos por Deus por sua obediencia e compromissos religiosos, e creio que a grande maioria cria que não era pecador.<br />'Uma pessoa que crê que pode comprar a salvação' sendo confrontado com a idéia de que 'a Escolha é de Deus, não do homem'. Livre como o vento. Que choque, não acha?<br /><br /><br />"Está falando daquele momentoou do decurso daSua ação missonária antes daquele encontro? Nicodemus certamente resistiu, em algum momento, à pessoa de Jesus e Sua mensagem... asimi como fizeram oslíderes religosos...mas aqui, nesse contexto, repito, ele está afim de entender melhor as coisas."<br />Eu não duvido que Nicodemus ficou "curioso" com os ensinos de Jesus. Por isso veio ter com ele à noite. Mas daí a dizer que ele estava O buscando de coração, vai contra o texto, contra as Palavras de Jesus e o contexto.<br /><br />...continua...Netohttps://www.blogger.com/profile/08932524527659168150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-71469563765569990562010-01-12T10:12:49.600-02:002010-01-12T10:12:49.600-02:00Olá zwinglio,
Eu avisei... replay: Eu avisei!
Eu ...Olá zwinglio,<br /><br />Eu avisei... replay: Eu avisei!<br />Eu avisei ANTES que, quer queira, quer não, usamos "lentes" para ler.<br /><br />A "lente" que eu usei, e que foi bombardeada por você, foi a "Tendência Geral do Ensino Bíblico".<br />Por isso, DISCORDO de você quando diz que eu quis "impor sobre o texto [minhas] impressões". Não são minhas. É a "Tendência Geral do Ensino Bíblico (TGEB)". E como bom estudante de teologia que é (ou deve ser), sabe que essa regra é essencial para não se cair em erros e para se ter um entendimento claro e Escrituristico dos acontecimentos.<br /><br /><br />Quer ver?<br /><br /><br />Eu disse que Nicodemus "adulou" Jesus.<br /><br />Você disse:<br />"Essa é uma acusação infundada. Observe que quem escreveu o texto foi João e não Nicodemus. A força sentimental e emocional no texto não é a de Nicodemus e sim a do autor."<br />Posso perguntar: E daí? Você crê então que João, inspirado, "exagerou", ou colocou algo que não aconteceu, ou que não foi fiel ao que aconteceu, ou "sentimental demais", ou algo parecido?<br /><br /><br />"Como você pode saber que tais palavras são de adulação? Você julga o peso sentimental e emocional de um ou de outro?"<br />Pela reação de Jesus, pelas respostas de Jesus, pelo TGEB (pois Jesus teve algumas reações parecidas com outras pessoas que o adulavam), pelo fato de Nicodemus não haver crido.<br /><br /><br />"Outra coisa: João presenciou tal acontecimento ou ele tinha o conhecimento do fato sem ter estado no momento do acontecido? Isso é importante saber para que você possa encontrar pelo menos, o mínimo de apoio, à sua especulação sobre a subjetividade de alguém que você não conheceu de perto e e nem tampouco tem informações suficientes sobre esse sujeito."<br />Então você não crê na inspiração e inerrancia bíblica? Tanto faz, nesse caso em particular, se João estava lá ou não. Pois isso não tem peso pra mudar nada.<br /><br /><br />Jesus é oniciente. E, como eu disse, "Deus resiste ao soberbo, mas concede graça ao humilde". Acho que seu erro parte do fato de que você crê que Deus e Jesus tratam todos iguais. E não é verdade, nem faz parte do TGEB. Basta dar uma leve olhada no NT e verá essa verdade. Os mais soberbos e duros eram tratados com dureza e com o "martelo que esmiuça a penha". Já os humildes, com graça. Ele tratou Nicodemus com dureza e com o "martelo".<br /><br />...continua...Netohttps://www.blogger.com/profile/08932524527659168150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-91008724551165781712010-01-11T15:46:56.959-02:002010-01-11T15:46:56.959-02:00Esse debate parece coisa de penteca, tá pegando fo...Esse debate parece coisa de penteca, tá pegando fogo!! (risos)Cristão Reformadohttps://www.blogger.com/profile/17968390917645407390noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-86402530779208702032010-01-11T15:23:55.911-02:002010-01-11T15:23:55.911-02:00Só para deixar claro:
Com essa fala
"boa in...Só para deixar claro:<br /><br />Com essa fala<br /><br />"boa interpretação perpassa por "ex" e não "ei"."<br /><br />Eu quis abreviar exegese e eisegese... mais especificamente quis dizer que a boa interpretação se "para fora" e não "para dentro".<br /><br />É isso...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-65583959365476735312010-01-11T14:44:12.426-02:002010-01-11T14:44:12.426-02:00Esse unilateralismo soteriológico do calvinismo é ...Esse unilateralismo soteriológico do calvinismo é um desvio da sã doutrina. A Bíblia diz claramente que a fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus. Não se trata de a salvação estar em "poder" ou de "depender" de obras realizadas pelo homem. A questão é que a salvação não se realiza de modo unilateral e isso implica também em que o homem por si não é capaz de se salvar.<br />Sendo assim, é nula a bis in idem, pois os que foram para o inferno em momento algum tiveram pago o preço requerido por seus pecados.<br />Ora, como pode ser "melhor e mais bíblico é crer que Jesus morreu especificamente pelos eleitos" se não há um versículo sequer na Bíblia que sustente tal afirmação?<br /><br />At,<br />Mauro.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-87478567185597016742010-01-11T13:38:58.403-02:002010-01-11T13:38:58.403-02:003 -"Isso vai totalmente contra a "busca&...3 -"Isso vai totalmente contra a "busca" de Nicodemus. Uma busca legalista e hipocrita."<br />.<br />Nãohá nenhuma relação, salvo mais explíctas e convincentes explicações suas, essas suas palavras com o verso 8. <br />. <br />Mais uma vez, como é incrível a sua capacidade de taxar Nicodemus com palavras amargas. E o pior é o seguinte: você faz isso a revelia das próprias palavras de Jesus e da palavra do autor...Jesus não taxou Nicodemus com essas palavras, pois é possível que ase assim tivesse feito, oautor as registraria; também, o autor, conhecedor do acontecimento, sabia perfeitamente se Nicodemus era um "hipócrita" ou não; porém,ele não diznem uma coisa e nem outra. Entre o silêncio de Jesus e do autor sobre taispalavras e o seu alarde, eu prefiro ficar com o Texto Sagrado e o seu silêncio.<br />.<br />4 - "Mas, se mesmo assim, achar que estou te enrolando, de uma olhada nas proprias palavras de Cristo:<br />"11 Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e NÃO ACEITAIS O NOSSO TESTEMUNHO.<br />12 Se vos falei de coisas terrestres, E NÃO CRESTES, como crereis, se vos falar das celestiais?"<br />.<br />Meu irmão, o conhecimento de Nicodemus era, digamos, embrionário... a prédica de Jesus para ele naquele momento o deixou estupefato... basta ver a infantilidade da pergunta dele nos verso 4, 9... a maneira como Jesus apresentou o Evangelhopra Nicodemus foi ímpar... cheia de figuras, de profundidade teológica e de implicações insolúveis para a mente humana... <br />.<br />Jesus ao dizer:<br />.<br />"Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e NÃO ACEITAIS O NOSSO TESTEMUNHO."<br />.<br />Está falando daquele momentoou do decurso daSua ação missonária antes daquele encontro? Nicodemus certamente resistiu, em algum momento, à pessoa de Jesus e Sua mensagem... asimi como fizeram oslíderes religosos...mas aqui, nesse contexto, repito, ele está afim de entender melhor as coisas.<br />.<br />"Se vos falei de coisas terrestres, E NÃO CRESTES, como crereis, se vos falar das celestiais?"<br />.<br />Aqui,o irmão cai do cavalo. Jesus não disse a Nicodemus que ele não estava crendo na mesagem celestial, mas diz que ele não acredita em "coisas terrestres"... sobre o que é celestial, Jesus não faz afimarções,e sim faz uma pergunta? "Como crereis, se vos falar das celestias?" Em outras palavras, Ele quis dizer: "Nicodemus, selhe falo do que é do seu mundo, e você tem dificuldades de compreender,como poderás compreender as coisas celestiais? Tudo aqui é perfeitamente natural! Será que você não consegue notar que Jesus trabalha pedagogicamente com Nicodemus para alcançar sua mente e seu coração saturado do judaísmo? <br />.<br />Bom... sinceramente, não está provado o que você disse estar provado. Só está provado [e isso mal,mal] se for legítima sua atitude de dizer oque o texto não diz. Não dápara interpretar a Bíblia impondo aquilo você pensa estar o texto dizendo. A boa interpretação perpassa por "ex" e não "ei".<br />.<br />Só mais uma coisinha: Nicodemus se converteu? Se sim, foi ou não graças a esse encontro que ele buscou junto a Cristo, franqueando a Este, a possibilidade de uma evangelização tão profunda como essa de João 3?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-76071740025714716652010-01-11T13:38:22.390-02:002010-01-11T13:38:22.390-02:00Neto,
Como eu já esperava... você não iria respei...Neto,<br /><br />Como eu já esperava... você não iria respeitar o que está escrito... eu tinha certeza que você iria impor sobre o texto as suas impressões... isso é eisegese... veja suas afirmações:<br />.<br />1 - "Ele veio ter com Jesus, o 'adulou'"<br />.<br />Essa é uma acusação infundada. Observe que quem escreveu o texto foi João e não Nicodemus. A força sentimental e emocional no texto não é a de Nicodemus e sim a do autor. Como você pode saber que tais palavras são de adulação? Você julga o peso sentimental e emocional de um ou de outro? Outra coisa: João presenciou tal acontecimento ou ele tinha o conhecimento do fato sem ter estado no momento do acontecido? Isso é importante saber para que você possa encontrar pelo menos, o mínimo de apoio, à sua especulação sobre a subjetividade de alguém que você não conheceu de perto e e nem tampouco tem informações suficientes sobre esse sujeito.<br />.<br />Emitir um juízo como esse, é, hemreneuticamente, frágil por demais. <br />.<br />Uma leitura honesta dos versos 1 e 2, parece, repito, parece, demonstrar que as intenções de Nicodemus eram sinceras sim... para mim, com todas as dificuldades do mundo de captar o real tom do escrito joanino, o que vemos exalado ali é um interesse genuíno...talvez,pensar assim livra-nos de incorrer em erros interpretativos tais como dizer que ele adulou a Jesus... mesmo você digitando a palavra adulou entre aspas. <br />.<br />2 - "mas Jesus, já o conhecendo, lança logo em rosto uma afirmação que mexeu com as bases da crença legalista de Nicodemus. Você crê que foi por acaso, se Nicodemus nem tocou nesse assunto?"<br />.<br />Irmão, você ler otexto mesmo com atenção? Acho que não, pois dizer o que disse acima me parece que prova isso.<br />.<br />Jesus não começou a pregar pra Nicodemus do nada. Nem tampouco foi apenas por Sua iniciativa pessoal. Nicodemus foi o fomentador de tal prédica. <br />.<br />Preste atenção:<br />.<br />a) "Este, de noite,foi ter com Jesus"<br />.<br />Ora, não foi Jesus quem foi a ele; mas foi ele quem foi até àquele. Logo, quem proporcionou esse belo momento de evangelizção com contornos teológico fabulosos,foi opróprio Nicodemus. Ou você vai dizer que foi Jesus quem foi até ele? Não dá não é?<br />.<br />b) "Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus"<br />.<br />Que deixa extraordinária para Jesus pregar o Evangelho. Nicodemus aqui demonstra já saber o que ele precisa saber de início: Jesus, o enviado de Deus. O que o Mestre faz em seguida é ampliar o conhecimento de Nicodemus. Mas isso Ele não fez do nada; mas fez a aprtir das palavras de Nicodemus.<br />.<br />c) "Porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele."<br />.<br />Essas últimas palavras mostra que Nicodemus vinha tirando conclusões acertadas sobre Jesus...por conta dessas conclusões préviasé que ele vai até Jesus... a esse conjunto de declarações de Nicodemus [declarações precisas que demonstram que ele estava pronto para o que vinha pela frente] Jesus, com a porta do coração de Nicodemus entreaberta, lhe apresenta a mensagem do novo nascimento. Portanto, meu caro, Jesus não lançou nada em rosto... mas objetivamente pregou o evanglehopara uma pessoa que O procurou com declarações precisas e que precisava ser melhororientado. Sabe você qual foi o resultado desse encontro?<br />.<br />Essa sua acusação de que Jesus lançou em rosto é uma reação que não consigo captar nas palavras do autor. Repito do autor, en ão de Jesus,porque não são as emoções e os sentimentos d'Ele que são repassadas pela letra. <br />.<br />ContinuaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-50329537112052101532010-01-11T12:41:24.919-02:002010-01-11T12:41:24.919-02:00João 3:
No versiculo 1 e 2, vemos Nicodemos indo t...João 3:<br />No versiculo 1 e 2, vemos Nicodemos indo ter com Jesus.<br /><br />Apenas uma pequena introdução:<br />Vemos em todo o NT muitos que vieram ter com Ele, mas que nunca o fizeram de coração. Por exemplo, o Jovem Rico.<br /><br />A Bíblia diz que "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes". Tanto no caso do Jovem Rico, como em Nicodemus, Jesus poe "testes" para avaliar, testemunhar ou exibir a real intenção da pessoa. Até mesmo a recepção foi parecida! Nicodemus: "Rabi, bem sabemos que és mestre, vindo de Deus;.."; Jovem Rico: "Bom Mestre, o que ei de fazer..."<br /><br />Em ambos os casos, Jesus "corta o papo" da pessoa, como alguém que diz "eu não caio nessa adulação...". No caso do Jovem Rico, seu teste, já conhecido, era deixar sua fortuna e O seguir. Ele aceitou? Não... Prova que não o buscava de verdade, coisa que Jesus sabia de inicio.<br /><br />Voltando pra Nicodemus, Ele veio ter com Jesus, o "adulou", mas Jesus, já o conhecendo, lança logo em rosto uma afirmação que mexeu com as bases da crença legalista de Nicodemus. Você crê que foi por acaso, se Nicodemus nem tocou nesse assunto?<br /><br />Jesus afirma, com outras palavras, claro, que "não depende do que quer, nem do que corre...", EXATAMENTE como o texto que te mostrei. Ele mostra isso, ao comparar o agir do Espirito Santo com o vento. Não é previsivel, não tem uma "rota certa", e vai por onde quer e faz o que quer. Isso vai totalmente contra a "busca" de Nicodemus. Uma busca legalista e hipocrita.<br /><br />Mas, se mesmo assim, achar que estou te enrolando, de uma olhada nas proprias palavras de Cristo:<br />"11 Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e NÃO ACEITAIS O NOSSO TESTEMUNHO.<br />12 Se vos falei de coisas terrestres, E NÃO CRESTES, como crereis, se vos falar das celestiais?"<br /><br />Está provado. Nicodemus, pelo menos até aquele momento, não buscou a Deus/Jesus de verdade.Netohttps://www.blogger.com/profile/08932524527659168150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-81654886893914446192010-01-11T12:23:40.699-02:002010-01-11T12:23:40.699-02:00Zwinglio,
Eu quis dizer que todos usamos "le...Zwinglio,<br /><br />Eu quis dizer que todos usamos "lentes". Quer queira, quer não, até quando você lê pensando "bem, vamos ver o que a Biblia tem a dizer", apagando suas idéias humanas da mente, e se deparando com Suas Verdades, isso também é uma lente (a melhor de todas, ao meu ver).<br /><br />Sabe porque insisti com o texto de romanos 9? Porque lá contem uma das maiores verdades. Não é o homem que busca a Deus. É Deus quem se revela. Estou falando em nivel pessoal. Se alguem o busca de toda alma, coração e entendimento, foi porque ELE assim o fez. "Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus."<br /><br />E o que isso contribui com o caso do "Nick"? Quantos não buscam religião? Quantos não dizem "Eu sou de Jesus" (igual à musica do Lazaro)? Quantos não dizem serem filhos de Deus? Quantos? Pergunte se eles não buscam a Jesus! Mas Jesus é algo tão misterioso na complexidade divina, que somente por Revelação do próprio Deus um homem poderá contempla-lo verdadeiramente. E isso, "não depende do que quer...".<br /><br />Agora, se não quer "divagar", vamos lá (próximo comentário):Netohttps://www.blogger.com/profile/08932524527659168150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-63970411532904710932010-01-11T10:46:13.117-02:002010-01-11T10:46:13.117-02:00Neto,
Bom...muito embora eu não tenhadito "l...Neto,<br /><br />Bom...muito embora eu não tenhadito "lentes calvinistas"... tal idéiaestá implícita... então,responda-me: é com lentes calvinistas ou não? Caso contrário, onde está está o seu discernimento bíblico apurado que o meu ainda não o tenha alcançado? Isso é bobagem meu irmão... se você não está nesse debate partindo de uma perspectiva arminiana, está sim atrelado à calvinista... aliás, ninguém fala a parte 'de'... por aqui todos estão vinculados 'a'...<br />.<br />Outra coisa: duvido que você tenha lido que postei anteriormente... por isso fica sempre insistindo como frase do tipo: <br />.<br />"Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece."<br />.<br />Compnaheiro, já falei fartamente sobre isso... mas, pra lhe dar uma breve resposta digo-lhe: a refrência que você cita, para mim, apenas fala de um aspecto da questão... no entanto, em meu fazer teológico, eu concluo que tudo começa em Deus e términa n'Ele - Alfa e Ômega -.<br />.<br />Já que o irmão quer um debate, vamos exaurir o assunto Nicodemus.<br />.<br />1° - Prove que Nicodemus não buscou a Jesus de verdade... mas,por favor, primeiro faça isso observadno o contexto imediato, como manda a boa hermenêutica... não fique divagando... <br />.<br />Depois virá o 2°<br />.<br />Fico, ansiosamente, aguardando as provas escriturísticas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-31987379165629129702010-01-11T10:01:30.752-02:002010-01-11T10:01:30.752-02:00Olá, zwinglio.
Tem toda razão. Sempre usamos &quo...Olá, zwinglio.<br /><br />Tem toda razão. Sempre usamos "lentes". Mas, até onde minha "lente" é calvinista?<br /><br />A Bíblia mesma diz que "Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal." Hebreus 5:14<br /><br />Essa "lente", que você diz, com certo preconceito, pode ser um apurado dircernimento Bíblico. Por favor, não digo isso pra significar "Ei, eu sei do que estou falando, moleque", ou algo parecido. Entenda.<br />O ponto é: "Como você sabe se minha 'lente', é um 'cabresto calvinista', ou um 'discernimento bíblico apurado'?<br /><br />Pense nisso.<br />Analise o texto, como eu disse, COMPARANDO-O com as conversões genuinas nos Evangelhos (e não comparando com a Doutrina Calvinista). Faça isso, te peço.<br /><br />Quanto a Nicodemus, pense nisso também:<br />"Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece."Netohttps://www.blogger.com/profile/08932524527659168150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-4038796673994615562010-01-08T11:19:38.803-02:002010-01-08T11:19:38.803-02:00Neto,
Você disse:
"Se mesmo fazendo essa an...Neto,<br /><br />Você disse:<br /><br />"Se mesmo fazendo essa análise, você ainda achar que "Nicodemus, não convertido, 'buscou' a Jesus" de verdade"<br />.<br />Pensar o oposto disso, dentro do contexto, não passa de um conjectura sua... també você acaba impondo no contexto aquilo que o autor não sugere... no entanto, reafirmo: ao dizer que Nicodemus foi ter com Jesus, o autor, nos tom de suas palavras, parece demosntrar um interesse sincero de Nicodemus em saber mais detalhes sobre Jesus e sua missão...<br />.<br />É difícil pra você enxergar alguma coisa assim por causa das lentes que você usa para analisar o texto inteiro... mas, veja: já para ver o que você quer ver, não importa o quanto você diz, mesmo otexto não dizendo...<br />.<br />Mas repito: meu pensamento já está delineado ao longo dos comentários que já fiz supra.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-69938558589952015652010-01-08T11:05:01.179-02:002010-01-08T11:05:01.179-02:00Zwinglio,
Leia com atenção, sinceridade e despren...Zwinglio,<br /><br />Leia com atenção, sinceridade e desprendimento, destrinchando esse texto sobre o "Nick", mas PRINCIPALMENTE comparando com os trechos onde se mostram conversões verdadeiras, e verá que ele "buscou" Jesus de uma forma superficial (como eu disse, 'carnal'). Veja a diferença da reação de quando Zaqueu se converteu, da reação da mulher que lava os pés dele, da reação de Tomé que exclama "senhor meu e Deus meu!", da reação da mulher samaritana no poço, ou do cego que exclama "quem é Ele, senhor, para que nEle creia?".<br /><br />Se mesmo fazendo essa análise, você ainda achar que "Nicodemus, não convertido, 'buscou' a Jesus" de verdade, eu estarei fortemente inclinado a acreditar que você crê em uma conversão decisional somente e superficial. Algo de mente, mas não de alma e coração.<br /><br />E realmente, quem crê nessa "conversão", sempre vai acreditar que o homem tem esse 'poder'...<br /><br />Peço que assistam (todos):<br />http://www.youtube.com/watch?v=_QoY2yudbDQ<br />e<br />http://www.youtube.com/watch?v=P0ItsAex2I0<br />e<br />http://www.youtube.com/watch?v=_jBMRUiENZ8Netohttps://www.blogger.com/profile/08932524527659168150noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-21640506199304371792010-01-07T23:38:26.455-02:002010-01-07T23:38:26.455-02:00Opa, faltou o video: http://www.marshillchurch.org...Opa, faltou o video: http://www.marshillchurch.org/media/religionsaves/predestinationRenannoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-1250849488909373722010-01-07T23:37:44.110-02:002010-01-07T23:37:44.110-02:00Caros!
Na minha busca por entendimento de ambas a...Caros!<br /><br />Na minha busca por entendimento de ambas as doutrinas, fui parar nesse excelente video do pr. Mark Driscoll a respeito da predestinação. Está em inglês, mas se você compreende inglês eu realmente recomendo.<br /><br />Consegui entender mto bem as diferenças do Arminianismo e do Calvinismo, mesmo ele tratando o assunto bem superficialmente, ele mostra as diferenças principais...<br /><br />Zwinglio, <br />compreendo seu raciocínio ( não concordo nem um pouco com ele...)<br />O problema maior que eu vejo nele é que ele deixa a soberania de Deus mto "falsa" soberania... Você vai argumentar que a decisão está nas mãos do homem, mas por que Deus soberanamente assim permitiu... Ok... Te entendo mas não acho que Deus seja assim... Até por que Paulo diz em Rm9<br /><br />"... (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, NÃO POR CAUSA DAS OBRAS, mas por aquele que chama),"<br /><br />Em Deus,<br />RenanRenannoreply@blogger.com