tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post1456015571931519844..comments2024-03-27T22:04:50.705-03:00Comments on Cinco Solas: Falar em línguas: natureza e atualidade - Parte 2Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/07618187112559577322noreply@blogger.comBlogger74125tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-48948650077543261372015-04-19T11:53:57.757-03:002015-04-19T11:53:57.757-03:00 Uma verdade fundamental sobre as línguas bíblic... Uma verdade fundamental sobre as línguas bíblicas é que elas foram, principalmente, um sinal para Israel de que Deus estava estendendo o evangelho a todas as nações. Paulo esclareceu isto em suas instruções à igreja de Corinto, conforme a 1 Coríntios 14:20-22: “Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento. Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor. De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.”<br /><br /> Os coríntios estavam abusando dos dons espirituais e, particularmente, enamorados pelas línguas. Como meninos espirituais (1 Coríntios 3:1), eles estavam se exibindo uns aos outros. Paulo os admoesta a deixarem de ser meninos para se tornarem homens, quando entendessem o verdadeiro propósito das línguas. Estas eram o cumprimento da profecia de Isaías 28:11- 12, a qual foi dirigida aos judeus: “Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo. Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir”.<br /><br /> As línguas miraculosas foram um sinal para os judeus incrédulos, [sinal] de que Deus estava falando a todas as nações e convocando todos os homens para um corpo espiritual composto tanto de judeus como de gentios. “Este povo” se refere à nação judaica da qual o profeta estava falando.<br /><br />Sempre que vemos o dom de línguas sendo exercido no Livro de Atos, os judeus estavam presentes. (Atos 2:6-11;10:46;19:6). No Dia de Pentecoste e em Atos 19 foram os próprios judeus que falaram em línguas.<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-23994809969213224112014-04-08T16:43:32.601-03:002014-04-08T16:43:32.601-03:00ANÔNIMO
Por favor poderia se comunicar comigo??
S...ANÔNIMO<br /><br />Por favor poderia se comunicar comigo??<br />Seus argumentos foram excelentes !!!<br />Preciso aprender mais...Dá para fazer um livreto <br />com seus comentarios rs..<br /><br />Meu emaIl é ETERNIZANTE@GMAIL.COM<br /><br />E meu Facebook<br /><br />https://www.facebook.com/byruth.r<br /><br />Por favor se contate comigo!<br /><br />Ruth Rossini<br /><br />Graça e paz Ruth Rossinihttps://www.blogger.com/profile/16745652320878000138noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-67642377287145084082012-01-14T13:11:21.707-02:002012-01-14T13:11:21.707-02:00vv 47 é paralelo com Marcos vv 15, vv 49 é paralel...vv 47 é paralelo com Marcos vv 15, vv 49 é paralelo com Marcos vv17. Olhe também Mateus 10.5 Jesus anuncia algumas das dinamicas do Espirito Santo sobre os apostolos, e entendendo o contexto histórico, as linguas não são citadas em Mateus pois até então não se faziam necessarias, pois eles pregariam inicialmente em sua terra natal, Lucas 24. 47. Mais em Marcos, já observamos o acrescimo de mais três dinamicas: "falar em linguas", pegar em serpente e beber coisa mortífera. lembrando pegar em serpente e berber coisa mortífera,expulsar demônios não entram na categoria de dons extraordinários do Espirito, mas é uma providencia que serveria como sinal para propósitos na evangelização, ver Atos 28.3-6 e Lucas 10.19. Basta lermos o livro de Atos para identificarmos que a narrativa de Marcos se refere ao apóstolos. Ver vv 19 de Marcos. <br /> <br /> Quanto ao que você disse:<br /> Por exemplo, quando Jesus diz "virei outra vez e vos levarei para mim mesmo", ele está falando com os apóstolos. Mas quem ensina hoje que Jesus vem buscar apenas os apóstolos? <br /> <br /> Concordo com você, e é por isso que temos que levar em conta todo o contexto bíblico, Jesus não vem buscar apenas os apóstolos o contexto geral da Bíblia sobre este texto não sustental tal afirmativa, como também levando em conta o contexto geral do texto de Marcos, os sinais lá citados, se referem aos apóstolos e não a todos em geral, lembrando estamos conversando sobre de quem o texto fala sobre os sinais. É como os católicos fazer com o texto de mateus 16.18 eles não levam em conta o contexto e defendem que pedro é a pedra da Igreja e isto não é verdade. <br /> Quanto ao apoio biblico sober a cessação estarei postando posteriormente. Meu tempo é um pouco escarso. Mas mais uma vez foi boa a conversa. Fica com Deus.Josénoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-66272193846696569482012-01-14T12:57:33.645-02:002012-01-14T12:57:33.645-02:0017 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em ...17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados.<br /> Agora observe, os que creem no iníciu do deste versículo não se refere a os crentes em geral, mas sim ao Apóstolos. Os sinais que Jesus cita aqui, na realidade nada mais é que a dinamica do Espirito Santo sobre os apostolos. Vamos Comparar a narrativa de Marcos com a de Lucas cap 24: 47 e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. 49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.Josénoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-36864916748365044002012-01-14T12:54:06.655-02:002012-01-14T12:54:06.655-02:00Vamos analizar versículo a versículo
14 Por últi...Vamos analizar versículo a versículo <br />14 Por último, então, apareceu aos onze, estando eles reclinados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem dado crédito aos que o tinham visto já ressurgido. <br /> Após ter deixado a companhia dos dois homens que iam para Emaus, foi até onde estavam os onze, na linguagem do texto; "apareceu aos onze ”. Por tanto se você observar bem, o dialogo do texto toma outro rumo, ele se detem sobre a pessoa de Cristo e dos apóstolos, isto é um fato e concordamos com isto:você disse a) Sim, a fato indiscutível que Jesus estava falando aos 11 apóstolos. Foi a eles que Jesus disse "Ide... pregai...".<br /> <br /> 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. <br />Jesus disse aos Apóstolos: “Ide por todo o mundo...” e concordamos (minha inteção e ser redundante, não se irrite kkk).<br /><br /> 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.<br /> Ora este vers. Complementa os anteriores, quando Jesus dá a missão aos onze, pessoas viriam a crer pela pregação do evengelho, e aqui temos uma coisa curiosa no texto, a palavra “batizar”, ora se o texto é extensivo a todos os crentes ou possa ser deduzido de tal forma, logo todos deveriam batizar, e o batizar aqui é o selo visível do novo nascimento, conforme o texto paralelo em Mateus 28. Só que não é dado ou não foi dada esta autoridade a todos os crentes, penso que concordamos nisto também.Josénoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-28559512545005520752012-01-07T11:36:57.358-02:002012-01-07T11:36:57.358-02:00José,
Muito obrigado pela sua visita e ainda mais...José,<br /><br />Muito obrigado pela sua visita e ainda mais por seus comentários. Permita-me considerá-los pontualmente:<br /><br />1. "A quem se refere a expressão "aos que crerem"? Tentativas tem sido feitas para identificar essas pessoas com os apóstolos. Porém, o verso anterior diz "quem crer e for batizado". Ou seja, os sinais acompanharão os que receberem o evangelho com fé".<br /><br />Estamos de acordo. "Aos que crerem" refere-se aos que viriam a crer pela pregação do evangelho.<br /><br />2. "...depois disso apareceu aos onze e "disse-lhe" disse aos onze, jesus denuncia a dureza de coração deles e então direciana-os a o que chamamos de grande comissão, o texto é claro clóvis, Ele se refere aos onze".<br /><br />a) Sim, a fato indiscutível que Jesus estava falando aos 11 apóstolos. Foi a eles que Jesus disse "Ide... pregai...". <br /><br />b) Mas temos que diferenciar no texto a quem se diz e a quem se refere. Jesus fala aos apóstolos. Mas refere-se aos crentes ao dizer "estes sinais seguirão aos que crerem", da mesma forma que "quem crer e for batizado" se refere aos ouvintes do evangelho.<br /><br />c) Mesmo que se consideremos que Jesus falava aos apóstolos e fizesse referência a eles, isso não significa que a palavra não deva ser extensiva a nós. Por exemplo, quando Jesus diz "virei outra vez e vos levarei para mim mesmo", ele está falando com os apóstolos. Mas quem ensina hoje que Jesus vem buscar apenas os apóstolos?<br /><br />3. "Quanto ao aoristo citado por você, está correto, só que você precisa observar os outros tempos verbais: expulsarão, falarão, pegarão etc. Estão no tempo futuro e não expressão uma ação contínua mas uma ação pontual, pois eles predizem um acontecimento que se espera no futuro, e gramaticalmente não indica algo contínuo".<br /><br />Você está certo. O tempo verbal não requer uma ação contínua, como o crer, em que uma pessoa crê uma vez e continua na crença até o final. Porém, o aoristo do crer com o futuro dos sinais, requer que onde e quando houver pessoas crendo, os sinais se farão acompanhar deles.<br /><br />4. "Só queria deixar algo claro aqui, o que estamos falando e sobre a cessação e não pondo em dúvida o agir milagroso de Deus, mas quanto aos dons visualizamos biblicamente que cessarão. Agradeço a oportunidade, e espero postar outros comentários".<br /><br />Sim, compreende que você e muitos cessacionistas não negam que Deus realiza milagres hoje. E eu não nego que os dons cessarão, a Bíblia é clara quanto a isso. A pergunta é: quando os dons cessaram/cessarão?<br /><br />Gostaria que em seu próximo comentário, se desejar, apresente o apoio bíblico para a cessação dos dons na presente era da igreja.<br /><br />Em Cristo,<br /><br />ClóvisClóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-141542317438551732012-01-01T18:24:37.452-02:002012-01-01T18:24:37.452-02:00Clóvis,
Nós devemos analisar o texto de Marcos a...Clóvis,<br /> Nós devemos analisar o texto de Marcos apartir do verso 12, quando Jesus na narrativa apareceu a dois dicípulos quando iam para Emaus, e depois disso apareceu aos onze e "disse-lhe" disse aos onze, jesus denuncia a dureza de coração deles e então direciana-os a o que chamamos de grande comissão, o texto é claro clóvis, Ele se refere aos onze. Quanto ao aoristo citado por você, está correto, só que você precisa observar os outros tempos verbais: expulsarão, falarão, pegarão etc. Estão no tempo futuro e não expressão uma ação contínua mas uma ação pontual, pois eles predizem um acontecimento que se espera no futuro, e gramaticalmente não indica algo contínuo. Só queria deixar algo claro aqui, o que estamos falando e sobre a cessação e não pondo em dúvida o agir milagroso de Deus, mas quanto aos dons visualizamos biblicamente que cessarão. Agradeço a oportunidade, e espero postar outros comentários.Josénoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-16821373494591924502012-01-01T17:21:02.369-02:002012-01-01T17:21:02.369-02:00Graça e paz a todos!
Clóvis, estou achando muito ...Graça e paz a todos!<br /> Clóvis, estou achando muito interesante a conversa entre você e nosso irmão anônimo, e me permita uma palavra. Você citou o texto de Marcos como base bíblica para a continuidade dos dons e disse:<br /> Duas coisas devem ser consideradas aqui: o quem e o quando. A quem se refere a expressão "aos que crerem"? Tentativas tem sido feitas para identificar essas pessoas com os apóstolos. Porém, o verso anterior diz "quem crer e for batizado". Ou seja, os sinais acompanharão os que receberem o evangelho com fé. Isso fica claro em outras traduções. continua...Josénoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-76787252525845515872011-12-10T14:47:47.179-02:002011-12-10T14:47:47.179-02:00Primeiramente há de ser esclarecido que Jesus esta...Primeiramente há de ser esclarecido que Jesus estava reunido com os onze, que eram judeus. Logo, novas linguas, eram idiomas que eles não conheciam, ou seja, eram novas que já exitiam que eles não conheciam.<br />Em segundo e mais esclarecedor é que tanto Pedro quanto Paulo baseou seus ensino ou esclarecimento sobre o dom de linguas nas escrituras então conhecida (e a Escritura não pode falhar João 10:35)<br />A Palavra de Deus apresenta um principio acerca do verdadeiro dom de línguas, que está sendo deturpado para afastar os servos de Deus da Verdade. E, este Princípio está fundamentado na Palavra de Deus através do Profeta Isaías e Profeta Joel, inaugurado e ratificado em Atos 2,: “ Pelo que por lábios estrangeiros e por línguas estranhas Deus falará a este povo” (Isaias 28:11 a 14). “ E depois derramarei o meu Espírito sobre toda carne, e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Até sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito” (Joel 2: 28,29 ). E, confirmada por Deus através do Apostolo Pedro e Apostolo Paulo, vejamos o que Pedro disse: “... Mas isto é o que foi dito pelo Profeta Joel: Nos últimos dias, diz Deus, do meu Espírito derramarei...(Atos 2: 14 a 18 ), vejamos agora Paulo confirmando Isaias: “ Irmãos, não sejais meninos no entendimento...Está escrito na Lei: Por gente doutras Línguas, e por outros lábios falarei com este povo, mas ainda assim não me ouvirão, diz o Senhor” (I Coríntios 14:20,21 ). Vejamos o Princípio na sua essência: 1- O Dom é dado por Deus o Espírito Santo. 2- Consiste em falar línguas “maternas”, ou seja, línguas de nações: “ Como ouvimos falar em nossa própria língua materna? (Atos 2: 6,8,11) 3- Cujo único objetivo é a pregação do evangelho para pessoas de outra nacionalidade, ou seja, para pessoas que não falam o idioma do pregador, ou como no Pentecostes onde começou a se cumprir a Profecia de Joel e se cumpriu a de Isaias que diz: ...Por lábios estrangeiros e por outra línguas Deus falará a este povo.” Que povo? Primei ro o povo de Israel, vejamos: “ Então, se levantou Pedro, com os onze, e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: varões ‘judeus e todos os habitantes de Jerusalém’, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras”(Atos 2:14). <br />Obs.:colei de outro lugarAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-22220326149140019872011-12-08T13:48:24.756-02:002011-12-08T13:48:24.756-02:00http://mcapologetico.blogspot.com/2011/10/o-dom-de...http://mcapologetico.blogspot.com/2011/10/o-dom-de-linguas-cessou.htmlLucianonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-9439026820492976212011-12-04T12:00:18.690-02:002011-12-04T12:00:18.690-02:00Continuação...
Concluindo: O ciclo de milagres Neo...Continuação...<br />Concluindo: O ciclo de milagres Neo testamentário se encerrou com a extinção do grupo apostólico. O que temos presenciado, com a proliferação do pentecostalismo são as contrafações de alguns dons do Espírito Santo, sobre os quais Paulo ensinou que haveriam de cessar quando viesse o que é perfeito (IICo. 13. 8-13) Isto é, o que é perfeitamente desenvolvido, que é a revelação sobre os fundamentos dos profetas e apóstolos (Efesios 2. 20-22).<br />Para terminar nossa conversar de uma vez por todas, porque já cheguei à conclusão que você vai continuar na mesma, vivendo no mundo da ilusão, alienado como 99% dos “pentecostais” Cito um trecho do grande Teólogo reformado Louis Berkhof, por favor, leia e aprenda com quem sabe:<br />"Quando Cristo enviou em missão os Seus doze apóstolos e os setenta discípulos, não somente os instruiu para pregarem, mas também lhes deu poder para expulsar demônios e curar toda sorte de enfermidade, Mt 10.1, 8; Mc 3. 15; Lc 9. 1; 10. 9, 17. Entre os cristãos primitivos havia alguns que tinham o dom de cura e que poderiam fazer milagres, I Co 12. 9, 1, 28, 30; Mc 16. 17, 18. Todavia, esta condição extraordinária logo cedeu lugar às condições comuns, nas quais a igreja efetua os eu trabalho pelos meio ordinários. NÃO HÁ BASE ESCRITURÍSTICA PARA A IDÉIA DE QUE O DOM CARISTMÁTICO DE CURA FORA DADO COM A INTENÇÃO DE CONTINUAR NA IGREJA DE TODOS OS SÉCULOS. Evidentemente, os milagres e os sinais miraculosos registrados na Escritura formam dados como marcas ou credenciais da revelação divina, eles próprios faziam parte desta revelação especial. É verdade que a igreja de Roma e diversas seitas [pentecostais e neo pentecostais] se arrogam o poder de efetuar cura milagrosa, mas essa pretensão não é demonstrada por evidências comprobatórias. Há em circulação muitas estórias maravilhosas de curas milagrosas, mas, antes de se lhes derem crédito, é preciso provar: (1) que não se relacionam com casos de doença imaginária, mas, sim, com casos de donça real ou de defeitos físicos; (2) que não se referem a pseudo-curas, ou curas imaginárias, mas, sim a curas reais; e (3) que as curas são de fato produzidas de maneira sobrenatural, e não são apenas resultado do uso de meios naturais, que materiais que mentais. *Acrescente-se a necessidade de discernir espírito (I Co 12 10; I Jo. 4.1, porque os poderes das trevas também operam curas milagrosas e realizam prodígios sobrenaturais (MT 7.22, 23; 24 25)" (BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Trad. Por Odayr Olivetti. 4. Ed. Campinas, São Paulo: Luz para o Caminho. 1996. Pg. 606. Grifo Nosso.)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-84055068158546701002011-12-04T11:59:38.154-02:002011-12-04T11:59:38.154-02:00Clóvis você diz o seguinte: “Suas respostas revela...Clóvis você diz o seguinte: “Suas respostas revelam imprecisões que comprometem seu argumento.” Meu amigo, não existe imprecisão alguma em meus argumentos, eles estão bem claros desde o início, na verdade os seus argumentos que são muito inconsistentes, porque na sua argumentação você só cita casos esporádicos, sem nenhuma base escriturística, para comprovar sua doutrina, só falta você citar o caso de Paulo distribuindo lenços e aventais de seu uso pessoal, para você também criar doutrina e começar a distribuir em sua Igreja pedacinhos de pano para o povo, se já não faz isso. (Atos 19. 11-12)<br />Desde o início digo que somente os apóstolos tinham autonomia e autoridade para operar milagres, isto é uma realidade incontestável, o fato de haver algumas exceções não desmerece esta verdade, já que nós sabemos que exceções não criam regras.<br />Você diz que são tantas exceções, quando na verdade você só cita 3 casos e outros de alguns cristãos primitivos que tinham o dom de cura e que podiam fazer milagres, meras exceções. Pergunto: que tantas exceções são estas? Acho que você está viajando na maionese...<br />Outro fato que devemos deixar bem claro aqui, é que os poucos casos que você cita, para comprovar sua argumentação, todos eles aconteceram na era apostólica, e todos esses, eram pessoas extremamente ligadas aos apóstolos numa relação de contribuintes destes, sendo assim, seus atos só contribuíam na verdade para o ministério dos apóstolos. E realmente, como você diz, milagres eram coisas normais na Igreja primitiva, nunca disse o contrário, o que não é normal são esses acontecerem hoje, já que a era apostólica se findou.<br />Você diz que Atos dos Apóstolos relatam a chegada do evangelho até os “confins da terra” Eu quero acreditar que você não entenda essa expressão como os confins da terra no seu sentido pleno, isto é, todos os continentes que conhecemos hoje, as Américas, Ásia, Oceania, Europa, África, Antártida. Nem você seria tão ingênuo a entender assim.<br />Você ainda cita casos, dizendo “provavelmente” Acabei de crer que você se baseia sempre em questões prováveis, casos esporádicos, exceções, típico dos “pentecostais.”<br />Outra questão é que quando digo: “quando agora, Deus intervém, pela sua graça e faz algo que está fora de nossos recursos, não significa que esteja autorizando seus servos a institucionalizarem um modelo de comportamento em que predominem os milagres” Isto é a pura realidade, volto a reiterar exceções não formam a regra.<br />Meu irmão Clovis se você se acha tão habilitado a operar milagres como os Apóstolos, se colocando com a mesma autonomia e autoridade deles, gostaria de convidá-lo a visitar alguns Hospitais comigo, Hospitais de câncer, alguns leprosários etc. Vamos aliviar a dor dessas pessoas que sofrem diuturnamente, e se você vier a dizer que não tem o dom, poderia então convidar alguém que você conhece, pois, com certeza você deve conhecer alguém, já que você diz que é tão normal os milagres hoje como o era nos dias dos Apóstolos, então por favor, aceite meu convite.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-48397748566516323232011-12-03T14:35:52.866-02:002011-12-03T14:35:52.866-02:00Derly,
Percebo que estamos repisando os mesmo arg...Derly,<br /><br />Percebo que estamos repisando os mesmo argumentos, quais sejam:<br /><br />1) Você afirma que somente os apóstolos realizavam milagres e tinham dons extraordinários. Isso não é verdade, à luz dos registros bíblicos que apresentei. Você diz que são meras exceções, mas posso demonstrar que contando cabeças, mais pessoas que não eram apóstolos exerciam dons extraordinários que o próprios, que eram em número de 12.<br /><br />2) Você afirma que os sinais cessaram porque tinham como únicos objetivos credenciar os apóstolos e confirmar e retificar a mensagem do evangelho, tendo em vista a falta de um cânon escrito. Porém, demonstrei que há outros objetivos para a existência dos dons, objetivos hoje que são hoje tão necessários quanto outrora.<br /><br />3) Você admite, contudo, que "nunca disse que Deus não pode operar milagres em determinadas situações, usando quem ele quiser" e que "agora, Ele intervém, pela sua graça e faz algo que está fora de nosso recurso", ressalvando apenas que Deus não autoriza "um modelo de comportamento em que predominem os milagres". Isto para mim é suficiente.<br /><br />4) Finalmente, você me pede para apresentar provas de que "algum milagre extraordinário hoje". Certamente eu poderia lhe citar vários, que você classificaria como "boato" ou quem sabe "exceções que confiram a regra de que milagres cessaram". Eu poderia dar um testemunho pessoal, inclusive. Mas assim como a história não prova a verdade de uma doutrina, tampouco a experiência o faz. A juíza de uma doutrina é a Palavra de Deus, a Escritura Sagrada.<br /><br />Nesse sentido, você apresentou argumentos pela cessação de milagres e dons extraordinários. Eu os analisei e os julguei inconsistentes, apresentando, por minha vez, argumentos pelo continuísmo, os quais você rejeitou. Fica a critério de quem ler o que foi apresentado, tomar uma posição, seja pela aceitação ou rejeição da atualidade dos dons, seja por examinar melhor a questão.<br /><br />De qualquer forma, considerando especialmente o item 3), encerro aqui minha argumentação em cima dos pontos levantados. Se você tiver algum argumento novo, por favor apresente-o que analisarei com prazer.<br /><br />Contudo, não me furto a esclarecer qualquer ponto de minha argumentação que não tenha ficado claro. E, como continuarei publicando a sequencia da série, estarei a disposição para responder eventuais objeções.<br /><br />Em Cristo,<br /><br />ClóvisClóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-58342860698263263322011-12-03T14:11:32.926-02:002011-12-03T14:11:32.926-02:00Dirley,
Respondendo de maneira mais geral possíve...Dirley,<br /><br />Respondendo de maneira mais geral possível:<br /><br />1. Eu estou usando "milagres" de forma abrangente, incluindo sinais e maravilhas e os chamados dons extraordinários. É a forma como você também estava usando desde o início de nossa conversa. Por exemplo, você disse lá no começo "Meu caro Clóvis a linguagem de Marcos 16:14-20 se harmoniza com a verdade assinalada anteriomente, neste mesmo capítulo, a saber, que Jesus deu poderes para realizar milagres somente aos apóstolos". E nós sabemos que entre esses milagres referidos em Mc 16:14-20 está o de falar em línguas.<br /><br />2. Volto a insistir. Primeiro você diz, reiteradamente, que apenas e somente os apóstolos realizavam esses sinais. Depois incluiu Filipe como uma exceção. Agora, admite três exceções, embora eu tenha apresentado vários outros que se enquadram na definição de sinais que você diz serem exclusivo dos apóstolos. Ou seja, no final das contas, as "exceções" são tantas que revelam ser o normal da igreja.<br /><br />3. Suas respostas revelam imprecisões que comprometem seu argumento. Por exemplo:<br /><br />a) Diz que por “Primitivas Igrejas” está se referindo especificamente aos primórdios da igreja, quando ela estava em Jerusalém e Samaria e diz situa esse período como o registrado pelo Atos dos Apóstolos. Porém, esquece que o Atos dos Apóstolos relata a chegada do evangelho até "os confins da terra" e o período compreendido pelo registro de Lucas compreende, se não todas, quase todas as epístolas. <br /><br />b) Você diz também que "entre eles as curas foram se escasseando à medida que se consumava a era Apostólica" e apresenta como "grande prova disso" uma passagem de 2Co 12:7. Não leva em conta, contudo, que as cartas aos Coríntios são dos primeiros escritos do Novo Testamento, provavelmente anteriores até que os evangelhos. E Romanos, que é uma reflexão teológica mais tardia de Paulo, foi escrito posteriormente e dons espirituais são referidos nela.<br /><br />c) Você diz que Estevão é o único dos seis a realizar milagres. Porém, você mesmo havia dito anteriormente que o "diácono Filipe" era o único além dos apóstolos a realizar milagres. Temos "dois únicos" aqui. Porém, o fato da Escritura não registrar milagres feitos pelos outros quatro, não significa que não realizaram, mesmo porque a Bíblia silencia sobre eles no geral, e não apenas no realizar milagres.<br /><br />d) Você apresenta milagres realizados por apóstolos para provar que quem não era apóstolo não realizava milagres. Paulo falava em línguas e Pedro também. Prova isso que apenas os apóstolos tinham esse dom? É claro que não.<br /><br />Continua...Clóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-64829519300419124322011-12-03T00:44:07.653-02:002011-12-03T00:44:07.653-02:00Continuação...
Segundo, com relação aos discípulos...Continuação...<br />Segundo, com relação aos discípulos de João, gostaria que você refrescasse minha memória, sobre quais os milagres eles operaram, não me lembro agora, quando me disser comento. Sobre as filhas de Filipe, não existe nenhum milagre, o que vemos são elas tendo uma revelação divina, que neste momento da História era algo que podia acontecer, pois os dons extraordinários ainda estavam em pleno vigor. Meu irmão não apela, vai...<br />Com relação as Igreja da Galácia, de Roma, Tessalônica... Deus operou milagres em casos esporádicos, sim, mas meu nobre penteco, o que você precisa entender, é que à medida que se solidificava o evangelho da fé, iam cessando os milagres, restando apenas, como eu já disse, o testemunho a respeito deles registrado no Novo Testamento, de tal sorte que, hoje, a manifestação da fé consiste em dar crédito ao que está escrito, e não aos sinais que se possam ver. O que estou dizendo é tão verdade, que a ênfase nas cartas Neo testamentárias não recai nos milagre, você não vê Paulo em suas cartas ficar relatando milagres, como por exemplo, no Livro de Atos dos Apóstolos e nos evangelhos, a ênfase é na pregação do evangelho, não há mais necessidade disso. Os milagres, entre eles as curas foram se escasseando à medida que se consumava a era Apostólica. A grande prova disso que estou falando, foi o próprio Apóstolo Paulo que orou três vezes para ser livrado de um “espinho na carne” e Deus não atendeu (II Co 12:7) Em certa ocasião, Paulo prosseguiu viagem deixando o companheiro Trófimo doente em Mileto (II Timóteo 4:20) <br />Veja meu irmão, o que deve ficar claro, é que a fase em que Deus operava por meio de maravilhas limitou-se ao período apostólico, Quando, agora, ele intervém, pela sua graça e faz algo que está fora de nosso recurso, não significa que esteja autorizando seus servos a institucionalizarem um modelo de comportamento em que predominem os milagres.<br />Um exemplo prático. Passando Pedro por Lida, onde fora visitar os crentes, lá encontrou Enéias, um paralítico, que estava sobre uma cama há oito anos, e o curou. Esta claro que nenhum crente de Lida realizava milagres. Foi preciso chegar lá um Apóstolo para acontecer este da cura de Enéias. Logo a seguir, estando Pedro ainda em Lida, mandaram buscá-lo em Jope, quando a querida discípula Tabita morreu; e Pedro a resssuscitou. Nenhum crente em Jope poderia realizar aquele milagre. Somente um Apóstolo (Atos :32-42).<br />Meu amigo Clóvis cite para mim, algum milagre extraordinário hoje, não ouço falar por aí, de vários casos de pessoas que ressuscitaram, a não ser uns meros boatos, me fale de várias pessoas sendo curadas de cegueira, surdez, paralisia, nunca soube de caso de mortos ressuscitarem, de sombra curar e etc. A não ser esses falsários da mídia, que dizem estar operando milagres, enganando o pobre POVO, exibindo a profissionalização das pretensas curas por milagres, que não passam de engodo, mentiras, para satisfação de interesses materiais apenas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-32725580050658613292011-12-03T00:43:32.573-02:002011-12-03T00:43:32.573-02:00Pensei que tinha desistido. Vamos lá,
Deixa-me es...Pensei que tinha desistido. Vamos lá, <br />Deixa-me esclarecer algumas coisas, Primeiro, quando digo: “ninguém além dos apóstolos, que estavam nas primitivas igrejas; ninguém dos que acompanhavam os apóstolos em suas viagens missionárias realizava milagres” Quando uso a expressão “Primitivas Igrejas” estou falando dos primórdios da Igreja, no caso, Jerusalém, Samaria... No período dos Atos dos Apóstolos, aliás, o livro de Atos, não é chamado de ATOS DOS APÓSTOLOS à toa, faz referência a realidade dos atos dos Apóstolos mesmo, milagres que estes operaram em nome de Jesus. Neste período, o que disse é pura verdade, você não vê ninguém além dos Apóstolos operarem milagres com a mesma autonomia e autoridade além destes, a não ser as poucas exceções, que você mesmo citou: Filipe, Estevão, Ananias, meras exceções. Se você costuma criar doutrina com as exceções, aí é outra questão. <br />Mas vamos lá. Com relação a Estevão, ele era um dos sete diáconos que foram escolhidos para auxiliar os Apóstolos. A Bíblia diz que foram sete escolhidos, e o foram com uma determinada função, que era auxiliar os Apóstolos nas questões sociais, para que os Apóstolos pudessem se dedicar somente ao ministério da Palavra e da Oração, mas preste bem atenção, a Bíblia diz que somente Estevão operou milagres. Meu caro está muito claro que foi uma exceção, porque não relata que os outros seis também operaram milagres? Porque foi uma exceção. Agora veja bem, eu nunca disse que Deus não pode operar milagres em determinadas situações, usando quem ele quiser. Se você leu o que disse antes, vai perceber que falei de ciclos de Milagre, que foram três, com isto não quis dizer que não houve em determinados momentos operação de alguns Milagres, que na verdade, foram intervenções maravilhosas de Deus pela sua misericórdia, através dos tempos. <br />Com relação a Ananias, quantos milagres a Bíblia diz que ele operou? A Bíblia cita somente um, quando ele impõe as mãos sobre Paulo e as escamas caem de seus olhos, e ele vai ser bem claro ao dizer que foi o Senhor quem o designou a fazer isto. Mas uma exceção, totalmente diferente dos Apóstolos, que tinham autonomia e autoridade para operar MILAGRES. Exceções não formam a regra.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-50379084246457704312011-11-28T10:48:32.194-02:002011-11-28T10:48:32.194-02:00Dirley,
12.3 "O que acontece hoje como contr...Dirley,<br /><br />12.3 "O que acontece hoje como contrafação, dos autênticos milagres apostólicos é que alguns grupos e dentre eles os ditos "pentecostais" exibem a profissionalização das pretensas curas por milagres, fazem dessa atividade o centro das atenções, engodam, mistificam, e acenam para o povo, diga-se de passagem, o povo coitado e sofredor, destituído de senso crítico, sem um pensamento autônomo, desprovido de conhecimento Bíblico e de qualquer outro, e convocando-os para os festivais de "bênçãos", os showzinhos da fé, os cultinhos da vitória nas quintas feiras, as campanhazinhas das 7 semanas e etc. E não podendo cumprir o que promentem, teatralizam, cegam as pessoas com frases de efeito e técnicas propagandistícas, para a satisfação de interesse materiais, do orgulho e do estímulo ao fanatismo, a manipulação, a alienação dos pobres coitados que não podem se defender dessses lobos vorazes e de suas maldades cruentas, esse são verdadeiros vigarista, pilantras, mercadejadores da fé."<br /><br />R12.3 Acredite você ou não, pentecostais sérios condenam tudo isso que você escreveu.<br /><br />Mas o ponto não é existem falsos milagres e falsos milagreiros, e sim se existem verdadeiro milagres e se Deus usa pessoas ainda hoje para realizá-los através deles?<br /><br />Em Cristo,<br /><br />ClóvisClóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-4216603839823752792011-11-28T10:44:57.772-02:002011-11-28T10:44:57.772-02:00Dirley,
12.2 "Deus pode operar milagres aind...Dirley,<br /><br />12.2 "Deus pode operar milagres ainda hoje, entretanto, esse milagres são operado pela soberania de Deus e pela sua misericórdia às aflições de seu povo, mas o que quero registrar e deixar bem claro é que não temos a mesma autoridade dos Apóstolos e repito que nao estamos vivendo o mesmo ciclo de maravilhas que caracterizaram o período apostólico."<br /><br />R12.2 Nenhum pentecostal discordará disso.<br /><br />Em Cristo,<br /><br />ClóvisClóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-60784384263390376912011-11-28T10:41:14.367-02:002011-11-28T10:41:14.367-02:00Dirley,
12.1 "Você citou lá em cima o caso d...Dirley,<br /><br />12.1 "Você citou lá em cima o caso de Paulo, Ananias, Estevão e Filipe, veja bem, não sei se você leu todo o comentário, mas eu disse que existiu e ainda existe excessões, mas as excessões não formam regra e no caso de Paulo, ele era apóstolo, então não é excessão".<br /><br />R12.1 Em resposta, acrescento o seguinte:<br /><br />a) Não estou com problemas de memória. Você é que está com problema de coerência e linguagem consistente. Veja que você escreveu "<b>ninguém além dos apóstolos</b>, que estavam nas primitivas igrejas; ninguém dos que acompanhavam os apóstolos em suas viagens missionárias realizava milagres". Num outro comentário, você me disse que havia "<b>como excessão, apenas o caso do diácono Filipe</b>, em Samaria".<br /><br />b) Agora você amplia o número de exceções, dizendo que eu mencionei "Paulo, Ananias, Estevão e Filipe". Tirando Paulo daí (o qual não inclui entre os "não-apóstolos milagreiros"), já são três exceções. Fazendo as contas: você disse <b>"ninguém"</b>, depois admitiu <b>"uma exceção"</b> e agora admite <b>"três exceções"</b>.<br /><br />c) Porém, eu não citei apenas esses três. Além desses três, mencionei "os discípulos de João Batista" (várias pessoas), "as filhas de Filipe" (quatro pessoas), "os crentes da Galácia" (uma igreja inteira), "os crentes de Roma" (outra igreja inteira), "os crentes de Corinto" (mais uma igreja inteira), "a igreja de Tessalônica" (outra igreja), "a igreja citada por Tiago" (pelo menos duas pessoas) e finalmente "a igreja citada por Pedro". Bom, dá um bocado de gente, não? Eram todos apóstolos? Eram meras exceções?<br /><br />A mesma pergunta que lhe fiz, repito: eram todos apóstolos? Ou são apenas "raras exceções"?<br /><br />Em Cristo,<br /><br />ClóvisClóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-76074883673947477272011-11-16T12:20:34.828-02:002011-11-16T12:20:34.828-02:00Meu amigo Clóvis eu estou começando a ficar meio p...Meu amigo Clóvis eu estou começando a ficar meio preocupado contigo, ou você está com algum tipo de transtorno de linguagem ou de memória. Você citou lá em cima o caso de Paulo, Ananias, Estevão e Filipe, veja bem, não sei se você leu todo o comentário, mas eu disse que existiu e ainda existe excessões, mas as excessões não formam regra e no caso de Paulo, ele era apóstolo, então não é excessão. Eu disse também que Deus opera milagres hoje ainda, veja o que disse lá em cima na íntegra: "Agora é importante deixar bem claro aqui o seguinte fato. Isto tudo não significa que Deus não não realize mais milagres. Deus pode fazer tudo quanto Ele quiser. No caso que o ciclo de milagres do NT limitou-se ao período apostólico. Em verdade as reposta de Deus a muitas das aflitivas orações de seus filhos são experiências comum de todo o povo de Deus, assinalando a intervenção maravilhosa de Deus, pela sua misericórdia, através dos tempos". Deus pode operar milagres ainda hoje, entretanto, esse milagres são operado pela soberania de Deus e pela sua misericórdia às aflições de seu povo, mas o que quero registrar e deixar bem claro é que não temos a mesma autoridade dos Apóstolos e repito que nao estamos vivendo o mesmo ciclo de maravilhas que caracterizaram o período apostólico.<br />Clóvis o que quero que você entenda de uma vez por todas, é que à medida que se solidificava o evangelho da fé iam cessando os milagres, restando o testemunho a respeito deles registrado no NT, de tal sorte que, hoje, a manifestação da fé consiste em dar crédito ao que está escrito, e não aos sinais que se possam ver.<br />O que acontece hoje como contrafação, dos autênticos milagres apostólicos é que alguns grupos e dentre eles os ditos "pentecostais" exibem a profissionalização das pretensas curas por milagres, fazem dessa atividade o centro das atenções, engodam, mistificam, e acenam para o povo, diga-se de passagem, o povo coitado e sofredor, destituído de senso crítico, sem um pensamento autônomo, desprovido de conhecimento Bíblico e de qualquer outro, e convocando-os para os festivais de "bênçãos", os showzinhos da fé, os cultinhos da vitória nas quintas feiras, as campanhazinhas das 7 semanas e etc. E não podendo cumprir o que promentem, teatralizam, cegam as pessoas com frases de efeito e técnicas propagandistícas, para a satisfação de interesse materiais, do orgulho e do estímulo ao fanatismo, a manipulação, a alienação dos pobres coitados que não podem se defender dessses lobos vorazes e de suas maldades cruentas, esse são verdadeiros vigarista, pilantras, mercadejadores da fé.<br />Com relação ao seu último comentário em que você colocou, "sim, sim. Não, não... Sei lá que negócio é esse que você fez aí em cima, depois respondo...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-23636162890699748812011-11-15T19:14:51.598-02:002011-11-15T19:14:51.598-02:00Errata:
No item 5, onde se lê "E não, não di...Errata:<br /><br />No item 5, onde se lê "E não, não disse que você é pior que eu" leia-se "E não, não disse que você é <b>melhor</b> que eu".<br /><br />Em Cristo,<br /><br />ClóvisClóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-68248089108789538422011-11-15T19:11:52.285-02:002011-11-15T19:11:52.285-02:00Dirley,
1. Sim, minha experiência é irrelevante p...Dirley,<br /><br />1. Sim, minha experiência é irrelevante para estabelecer qualquer doutrina. Mantenho o que disse.<br /><br />2. Sim, mantenho o que disse sobre o falar em línguas em minha igreja. Releia o texto, acho que não entendeu o que eu disse.<br /><br />3. Não, não me senti insultado pela qualificação dada ao meu artigo. E não, não me senti lisonjeado por você dizer que lê alguns deles.<br /><br />4. Não, não disse que você estava levando para o lado pessoal, mas que estava fazendo afirmações sobre pessoas.<br /><br />5. Não, não é falsa piedade, mas constatação de um fato. E não, não disse que você é pior que eu. O máximo que eu poderia fazer é te considerar melhor do que eu, mas o resumo de tudo é que somos apenas pecadores alcançados pela graça de Deus. Mantenho o que disse.<br /><br />6. Sim, a afirmação de que arminianos não creem na soberania divina requer reparos. Eles creem na soberania, mas de forma qualificada. Se quiser, posso te dar alguns calvinistas insuspeitos que concordam comigo. Mantenho o que disse, apesar do seu espanto.<br /><br />7. Não, não faço propaganda da fé reformada. Prego o calvinismo porque entendo que ele é o que mais se aproxima do padrão bíblico. Só isso.<br /><br />Em Cristo,<br /><br />ClóvisClóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-65488666104921180762011-11-15T18:53:20.535-02:002011-11-15T18:53:20.535-02:00Clóvis,
Você diz que sua experiência é irrelevant...Clóvis,<br /><br />Você diz que sua experiência é irrelevante para estabelecer qualquer doutrina, sim com certeza, mas a sua experiência pessoal diante de sua igreja, não é irrelevante sendo você um líder, ainda mais com relação a questão dos dons, então não é tão irrelevante meu caro, dependendo de como se porta, você é um referêncial e com isso incentivando outros a fazer o mesmo.<br />Outra coisa é que você diz que serve em uma igreja "pentecostal" moderada, se é "pentecostal" acho dificil ser moderada, mas vamos lá, você diz que é moderada e diz também que nem todos falam línguas e que aqueles que falam só falam se tiver intérpretes, mas depois você diz: "Porém, em momentos de oração espontânea, é relativamente comum ver pessoas falando em línguas". Então, não estou entendendo, primeiro você diz que as pessoas só falam se tiver intérprete, agora você diz que em momento de orações espontâneas tem gente que fala em línguas e pelo que parece sem intérprete. Olha, não estou vendo nada de moderado nisso, estou vendo aí as mesmas práticas das igrejas ditas pentecostais tradicionais, em que as pessoas espontaneamente, sem qualquer autorização e regra começam a falar em línguas "estranhissimas" fazendo o culto virar um baderna. <br />Outra questão, pelo visto você se sentiu insultado pelo fato de falar que seu artigo é uma "historinha repetitiva e massante". Mas quando você fala do texto do irmão que é um 'CALhAMAÇO' não se sentiu assim, é chato quando despresamos as pessoas e o que elas fazem, mas de qualquer forma me desculpe pelas palavras. Na realidade já li vários de seus artigos e se fiz isso é porque alguma coisa me chamou a atenção, exatamente porque para eu ler algo na rede tem que ser no mínimo coerente, tenho muita coisa para ler e não posso ficar perdendo tempo com qualquer coisa.<br />Outra coisa que gostaria de pontuar, é que você diz que eu estou levando as coisas para o pessoal, não estou mesmo, mas com relação ao campo das idéias é o que estamos fazendo desde o inicio, tanto eu como você, não somos donos da verdade.<br />Outra questão é essa falsa piedade, esse argumento malicioso, de ficar de dizendo que "sou muito pior do que você", "se precisar de alguém para falar mal de mim, me chame. Sei horrores ao meu respeito, que você nem imagina". Esse argumento da falsa piedade não "cola" comigo meu irmão, ficar se auto comiserando, para se fortalecer é um argumento muito frágil, esse recurso retórico é o mais fraco de todos e na verdade nem sei onde quer chegar usando deste artifício.<br />Agora o que mais me assusta ao ler sua defesa, ainda mais vindo de alguém que diz ser Calvinista, é quando você afirma que "os arminianos não creem na soberania divina está sujeito a REPAROS" (Grifo nosso). Que raparos meu amigo, reparo nenhum, os Arminianos, não crêem na soberania Deus de forma alguma, se eles pregam o livre-arbítrio, pregam merecimento na salvação e outras coisas mais que não vem ao caso citar aqui, e você vem me dizer que os Arminianos crêem na soberania de Deus? É por causa de questões como esta que digo que um pentecostal não tem como ser calvinista, porque sempre vai lampejar suas verdadeiras convicções, que são na verdade Arminianas, mas você diz que é calvinista, tudo bem, inclusive tem um blog "cinco solas", Talvez eu tenha que me acostumar com este novo calvinismo que está surgindo aí, porém, dos males o menor, ao menos de uma certa forma propaga a fé reformada. <br />Por último, vamos seguindo em frente...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-15391420312736156342011-11-15T18:06:56.867-02:002011-11-15T18:06:56.867-02:00Dirley,
Gostaria que você apresentasse uma respos...Dirley,<br /><br />Gostaria que você apresentasse uma resposta direta ao meu comentário à seguinte afirmação sua:<br /><br />11. "Agora se você não percebeu e pelo visto não mesmo, eu disse também que ninguém além dos apóstolos, que estavam nas primitivas igrejas; ninguém dos que acompanhavam os apóstolos em suas viagens missionárias realizava milagres. Será porque heim?"<br /><br />R11. Na verdade eu considerei sua primeira afirmação tão sem sentido que resolvi não responder. Mas como você a repetiu, gostaria de apresentar alguns textos bíblicos que apresentam pessoas exercendo dons milagrosos sem serem apóstolos:<br /><br />a) "Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo" (At 6:8). Estevão era apóstolo?<br /><br />b) "As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava. Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados... O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido batizado, acompanhava a Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados". At 8:6-7,13. Filipe era apóstolo?<br /><br />c) "Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado" At 9:17-18. Ananias era apóstolo?<br /><br />d) "E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam." At 19:6. Os discípulos de João Batista eram apóstolos?<br /><br />e) "No dia seguinte, partimos e fomos para Cesaréia; e, entrando na casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. Tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam" At 21:8-9. As filhas de Filipe eram apóstolos?<br /><br />f) "Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?" Os crentes da Galácia eram apóstolos?<br /><br />g) "Tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé" Rm 12:6. Os crentes de Roma eram apóstolos?<br /><br />h) "De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo" 1Co 1:7. Os crentes de Corinto eram apóstolos? (vide capítulos 12-14)<br /><br />i) "Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias" 1Ts 5:19-20. Os crentes da Tessalônica eram apóstolos?<br /><br />j) "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados" Tg 5:14-15. Os presbíteros dessa igreja eram apóstolos?<br /><br />l) "Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus" 1Pe 4:10. Os crentes dessa igreja eram apóstolos?<br /><br />Apreciaria muito que você justificasse sua afirmação acima frente aos textos citados. Eram todos apóstolos?<br /><br />Em Cristo,<br /><br />ClóvisClóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-43108386368027248972011-11-15T17:40:47.171-02:002011-11-15T17:40:47.171-02:00Dirley,
10. "Com relação a crer na soberania...Dirley,<br /><br />10. "Com relação a crer na soberania de Deus, não força a barra meu querido, porque se vocês cressem verdadeiramente na soberania de Deus, quando orassem pelos enfermos, orariam para Deus fazer a sua santa vontade (2Co 2.7-10: 1Jo 5.14)e não ficariam ordenando Deus curar, fato que a gente está cansado de ver e ouvir no movimento "pentecostal".<br /><br />R10. Sobre eu crer na soberania de Deus, não preciso indicar um texto para mostrar o que eu creio. Tem, literalmente, centenas publicado neste blog que provam este ponto.<br /><br />Porém, devo reconhecer que os pentecostais, de maneira geral são de tradição arminiana e portanto tendem a qualificar a soberania de Deus. Mesmo assim, posso dizer que afirmar que os arminianos não creem na soberania divina está sujeito a reparos. Porém, falando por mim, creio na soberania absoluta de Deus, vale dizer, que Ele decreta todas as coisas de forma exaustiva e controla tudo através de sua providência meticulosa.<br /><br />Significa, então, que os pentecostais oram "ordenando Deus curar" e jamais incluem a petição "seja feita a sua vontade" em suas orações? Nada mais falso. Caso tenha um súbito interesse por historinhas massantes, tem um artigo meu em algum lugar combatendo exatamente isso.<br /><br />Em Cristo,<br /><br />ClóvisClóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.com