tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post1178457580637296323..comments2024-03-27T22:04:50.705-03:00Comments on Cinco Solas: Como os calvinistas explicam Tito 2:11?Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/07618187112559577322noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-9456636742437907222013-12-12T23:43:04.900-02:002013-12-12T23:43:04.900-02:00Pax, Clóvis!
Mas a graça é salvífica ainda que se...Pax, Clóvis!<br /><br />Mas a graça é salvífica ainda que seja recusada. E não, não quero adentrar no porquê de ela ser recusada. Isto é de menor importância.<br /><br />O que me interessou foi o caso da gramática. Qual seria a melhor tradução? A NVI ou a ACF?<br /><br />Credulo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-78363445538282053252013-12-08T12:34:48.544-02:002013-12-08T12:34:48.544-02:00Credulo,
Paz seja contigo. Vou numerar os pontos ...Credulo,<br /><br />Paz seja contigo. Vou numerar os pontos de nossa conversa.<br /><br />1. "Mesmo porque graça não é sinônimo de salvação. A graça em si é completa, e ela não deixa de ser completa acaso o homem a recuse. Aliás, eu não encontro base para esta definição de "sucesso da graça" anexada à "taxa de aceitação humana".<br /><br />R1. O lema "Sola Gratia" significa que a graça é suficiente para a salvação. Isso não a faz sinônimo de salvação, mas no verso em foco ela é "graça salvadora" ou "graça que salva".Clóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-5861262176999108452013-12-08T02:47:12.859-02:002013-12-08T02:47:12.859-02:00Continuando:
Mas, lendo o verso 3 e pensando em o...Continuando:<br /><br />Mas, lendo o verso 3 e pensando em ordem dos decretos, a expiação é fortemente ligada não ao stotus de eleição, mas de redenção. Paulo enfatiza que a bondade de Deus se manifestou quando éramos pecadores - e não quando éramos eleitos.<br /><br />Neste sentido, a expiação é relacionada aos pecadores e não aos eleitos. E isto é um tanto incômodo, afinal tanto eleitos quanto não eleitos foram pecadores.<br /><br />SE permite o acréscimo, é sobre o tempo verbal. Paulo fala como se a manifestação tivesse ocorrido no passado. Matthew Henry compara isto com o surgimento das alianças, a mosaica que surgiu no Sinai e a cristã no Gólgota (http://calvinandcalvinism.com/?p=3460). Achei interessante, pois ele evoca isto como sendo uma evidência de maior expansão: a aliança mosaica para os judeus, e a aliança cristã para todos.<br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-25141897292555171772013-12-08T02:23:59.418-02:002013-12-08T02:23:59.418-02:00Os não calvinistas atacam a graça, seja tornando-a...<b>Os não calvinistas atacam a graça, seja tornando-a insuficiente e requerendo uma ação do homem para completa-la,</b><br /><br />Não exatamente. Mesmo porque graça não é sinônimo de salvação. A graça em si é completa, e ela não deixa de ser completa acaso o homem a recuse.<br /><br />Aliás, eu não encontro base para esta definição de "sucesso da graça" anexada à "taxa de aceitação humana".<br /><br /><b>seja diminuindo a sua eficácia, tornando-a apenas potencialmente salvadora, podendo ser resistida e frustrada pela vontade do homem.</b><br /><br />O que cai no mesmo caso acima. A graça não é menos eficaz só porque foi resistida. Se permite a analogia, uma escavadeira não deixa de ser uma ferramenta eficaz para cavar só porque ela foi preterida ou recusada em favor das mãos nuas (ou de uma colher de café :D).<br />O mesmo cabe na analogia de Agostinho: o professor não é menos competente para ensinar se os alunos resistem ao Seu ensino.<br /><br /><b>Os calvinistas, por sua vez, interpretam “todos os homens” à luz do contexto e chegam à conclusão que se refere a toda classe de homens, e não a todos os homens sem exceção.</b><br /><br />Na verdade, o máximo que se chega é a uma inconclusão. Dizer que a graça se manifestou a 'toda espécie de gente' não impede que isto se refira à massa completa da humanidade. Ainda se precisa de uma menção explícita que elimine de vez os "não-salvos" da jogada.<br /><br />Pondo de outra forma: Enquanto você tenta explicar que o texto diz "todos os homens, tanto pretos quanto brancos, tanto jovens quanto velhos, tanto meninos quanto meninas", você de fato não afastou a possibilidade de ele se referir. também, "tanto justos quanto ímpios" ou 'tanto eleito quanto preteridos".<br /><br />Talvez, e só talvez, isto poderia ser remediado com o apelo ao verso seguinte. Mas aqui eu tenho uma dúvida sobre as traduções. <br /><br />A NVI diz:<br />Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.<br />Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente,<br />Tito 2:11-12<br /><br /><br />Já a ACF:<br />Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,<br />Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,<br />Tito 2:11-12<br /><br />Não penso que nenhuma das traduções permita dizer que o efeito causal direto da graça é a iluminação do intelecto para a prática da piedade - como diz o velho refrão, ausência de evidência não evidencia ausência.<br /><br />Usando a analogia de Agostinho, o encaixe é perfeito. O professor veio ensinando, mas isto não quer dizer que só os que de fato aprenderam e puseram em prática é que foram matriculados, enquanto não havia vagas para os demais.<br /><br />De qualquer forma, a NVI parece mais favorável a mim, dado que a causalidade que falei acima é mais enfraquecida nela.Credulohttp://credulo.wordpress.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-60097259433784068382013-12-02T02:56:02.169-02:002013-12-02T02:56:02.169-02:00Eu sou calvinista, mas não consigo achar uma outra...Eu sou calvinista, mas não consigo achar uma outra interpretação pra João 3:16, pra mim o texto diz aquilo que o texto quer dizer, não creio que esteja tratando de um amor comum de Deus para suas criaturas, como muitos calvinistas fazem usando passagens como a de Mateus 5:45, que fala que Deus faz com que a chuva venha sobre justos e injustos, e o sol se levante sobre maus e bons.<br /><br />Mas é claro que existem passagens na Bíblia que a palavra todos não significa todas as pessoas individualmente.Pedronoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-23874528815959542552013-11-28T17:39:13.916-02:002013-11-28T17:39:13.916-02:00Oi Paulo,
Obrigado pelas sua leitura e comentário...Oi Paulo,<br /><br />Obrigado pelas sua leitura e comentários.<br /><br />Tanto a palavra "todos" como a "palavra" mundo tem uma variedade de sentidos, que deve ser determinado pelo contexto em que ocorre. No artigo acima, a palavra todos foi interpretada de acordo com o contexto de Tito 2.<br /><br />Aqui no blog você encontra artigos que tratam de Jo 3:16 e 1Tm 2:4, utilize a ferramenta de busca e se tiver dificuldade, dê um toque.<br /><br />Em Cristo,Clóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-12624393135787358842013-11-28T16:34:42.201-02:002013-11-28T16:34:42.201-02:00Pegando a carona sobre a observação aí de Agostinh...Pegando a carona sobre a observação aí de Agostinho, como conciliar a palavra TODO e a palavra MUNDO em João 3:16? Deus não teria amado de fato ao mundo (= todos do mundo)? Ele não é infinitamente amor? Bem, e como conciliar 1 Timóteo 2:4 com a explicação dada pela matéria postada se "TODOS" aqui se referir somente a salvos? Não já são salvos, e por que a vontade de Deus ainda é "... que TODOS os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade."? Percebe-se que Agostinho não desatou o nó tão fácil assim! Paulo Césarhttps://www.blogger.com/profile/03632463968381065741noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-87715839532745087022013-11-28T12:10:08.819-02:002013-11-28T12:10:08.819-02:00Obrigado por sua avaliação. No artigo Dispostos ou...Obrigado por sua avaliação. No artigo <a href="http://cincosolas.blogspot.com.br/2008/10/dispostos-ou-destinados.html" rel="nofollow">Dispostos ou destinados?</a> eu analisei At 13:48.<br /><br />Em Cristo,Clóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-19098634760746328302013-11-28T10:34:31.675-02:002013-11-28T10:34:31.675-02:00Excelente explicação.Clóvis vc já alguma vez expli...Excelente explicação.Clóvis vc já alguma vez explicou Atos 10:48 à um arminiano?Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08623962298337802619noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-51179732108279313062013-11-26T08:36:24.750-02:002013-11-26T08:36:24.750-02:00Fábio,
Desconhecia essa explicação de Agostinho. ...Fábio,<br /><br />Desconhecia essa explicação de Agostinho. Não conflita com a explicação que eu apresentei no texto e é de fato interessante.<br /><br />Obrigado pela colaboração,<br /><br />Em Cristo,Clóvis Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/14487078734878386412noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5605966113704822336.post-43252740368923148552013-11-25T19:16:27.643-02:002013-11-25T19:16:27.643-02:00Os calvinistas eu não sei, mas Agostinho explica d...Os calvinistas eu não sei, mas Agostinho explica desta forma a referência a TODOS: "Assim como, ao nos referir a um único professor de letras da cidade, corretamente dizemos: ELE ENSINA A TODOS A LITERATURA, não porque todos recebem dele o ensinamento, mas porque toda pessoa que nesta cidade aprender literatura, certamente só poderá aprender com ele.<br /> Da mesma forma, nós dizemos com exatidão que "A GRAÇA DE DEUS TRAZ SALVAÇÃO A TODOS OS HOMENS, NÃO PORQUE TODOS SERÃO SALVOS, MAS PORQUE NINGUÉM SERÁ SALVO A NÃO SER ATRAVÉS DESTA GRAÇA". OUTRA FORMA" <br />Espero ter colaborado.<br />Abraços.<br />.<br />Fabio Silveira de Fariahttps://www.blogger.com/profile/11124595257290097654noreply@blogger.com