Nasce João Calvino

João Calvino, o maior teólogo do Cristianismo depois de Agostinho, bispo de Hipona, nasceu em Noyo, França, a 10 de julho de 1509 e morreu em Genebra, Suíça, a 27 de maio de 1564. Estudou em Paris, Orleans e Bourges. Aceitou os princípios de Reforma em 1528 e foi expulso de Paris. Em 1536, em Basiléia, publicou "Instituições da Religão Cristã" obra que se tornou a base da doutrina de todas as igrejas protestantes, menos a luterana. Em 1536, Calvino refugiou-se em Genebra, onde viveu até à morte, com exceção de alguns anos de exílio.

A Academia Protestante que Calvino fundou, juntamente com Teodoro Beza e outros reformadores, transformou-se no centro principal do protestantismo na Europa. As teologias calvinista e luterana possuem características racionais e radicais que inspiraram os movimentos liberais dos tempos modernos, tanto no que se refere ao Estado como também à igreja, e contribuíram poderosamente para o progresso e para a democracia em todo o mundo.

Jesse Lyman Hurlbut
In: História da Igreja Cristã

4 comentários:

  1. voce fala mal dos adventistas por acharem que eles idolatram ellem White, e vc que seguem segamente as doutrinas de joão calvino.

    ResponderExcluir
  2. Nós não idolatramos Calvino mas damos glória a Deus por Ele ter mostrado a verdade a Calvino. Essa doutrina é bíblica e não de Calvino. Calvino só nos mostrou a verdade, por isso que essa doutrina bíblica ficou conhecida como calvinista.

    ResponderExcluir
  3. Ponto de vista,

    Poderia me mostrar onde eu falei mal dos adventistas por considerá-los como idólatras de Ellen White? Se não pode mostrar, então está falando mentiras e como cristão deve reconhecer isso.

    Por outro lado, eu posso lhe mostrar que não sigo cegamente as doutrinas de João Calvino. Apenas para exemplificar: não pratico o batismo infantil, ao contrário do que Calvino ensinou. Posso lhe dar outros exemplos de divergência, apesar do respeito que nutro pelo reformador.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  4. Ana,

    Boa palavra. Reconhecemos a importância de Calvino para a fé cristã, o que aliás a própria Ellen White o faz, mas não onconsideramos infalível ou digno de alguma louvação.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.