Em busca de uma igreja

Alguns se deparam com a situação de ter que escolher uma igreja, seja por chegar um lugar desconhecido ou por outra circunstância qualquer. A placa da igreja não ajuda muito. As vezes, igrejas locais de denominações tradicionais são cheias de modismos doutrinários e litúrgicos. Outras vezes, igrejas pentecostais são avessas ao exercício dos dons espirituais. Sem contar que a profusão de denominações existentes, muitas apenas variações de outras bem conhecidas, não ajuda nada a relacionar uma denominação com suas crenças distintivas.

Pior que guiar-se pela placa da igreja, é procurar uma igreja na qual "nos sintamos bem". Apesar do conselho para procurar uma igreja na qual se sinta bem seja comum, é de uma irresponsabilidade tamanha. Pois igrejas que procuram fazer pessoas se sentirem bem são, via de regra, igrejas distanciadas da verdade bíblica. Uma igreja deve buscar a glória de Deus antes de nosso bem estar.

Mas como proceder então para identificar uma igreja que seja bíblica e, no dizer de Grudem, mais pura? Procurando se traz as marcas de uma verdadeira igreja. O Pastor Folton Nogueira nos dá dicas valiosas a respeito:
Ao se perguntar: esta é uma igreja de Cristo, ou se degenerou em “sinagoga de Satanás” (Ap 2.9), ou finge ser igreja de Cristo? A resposta está na observação judiciosa desses três pontos:

1º - Essa igreja permanece na doutrina dos apóstolos (tem as Escrituras, de fato, como a única regra de fé e prática), ou também é dirigida por outras fontes de doutrina?

2º - Essa igreja administra fielmente os sacramentos, ou faz deles meios de fomentar a superstição ou engano?

3º - Essa Igreja preocupa-se em viver de acordo com a ética das Escrituras ou a ética do mundo impera em seu meio?

(Marcas da verdadeira Igreja)
Está a procura de uma igreja para ser apascentado, edificado e onde possa exercer os dons que o Senhor lhe concedeu? Investigue esses três pontos e ore muito por direção divina, pois não está fácil caminhar pelo cipoal de denominações e igrejas existentes.


8 comentários:

  1. Clovis!

    Eu, presumivelmente você também, por editar blog conhecido, vez por outra sou agraciado com a pergunta fatal: - O irmão pode me indicar uma igreja (pq mudou, pq caiu em si apos ler algo, pq esta insatisfeito..., etc.)

    Antes, como reformado, era fácil. Denominações tradicionais como a Presbiteriana se mantinham inabaláveis. Indicava Batistas reformadas... Bastava ter certeza de que estavam ligadas a convenção...

    Indicava amigos de outras denominações... Hoje prefiro me calar na maioria das vezes. Se não conheço pessoalmente o pastor... Não me aventura. Repasso um texto parecido com o seu e oro pela direção do irmão...

    Danilo

    ResponderExcluir
  2. Oi Clóvis,

    Bem interessante e relevante seu texto. Não são poucos os que buscam uma comunidade mais acolhedora e bíblica.

    No entanto você escreveu: ...procurar uma igreja na qual "nos sintamos bem". Apesar do conselho para procurar uma igreja na qual se sinta bem seja comum, é de uma irresponsabilidade tamanha. Pois igrejas que procuram fazer pessoas se sentirem bem são, via de regra, igrejas distanciadas da verdade bíblica.

    Eu lhe pergunto: E se a igreja onde eu "me sinto bem", me traz esta boa sensação, justamente por não estar distanciada da verdade bíblica? E se alguém se sentir atraído para uma comunidade justamente por ela cumprir cabalmente os tres pontos de Pr. Folton? Nestes casos é lícito sentir-se bem? Ou melhor, devo procurar a comunidade com estas prerrogativas porque me sentirei bem, e porque me sentindo bem, servirei melhor a Deus e ao próximo?

    Bem, porque se alguém quer viver na sensação de "sentir-se mal" em uma igreja, como status de espiritualidade sacrificial, então filie-se a uma daquelas igreja que vemos distorcendo o evangelho na TV e fique por ali agonizando até não suportar mais tanto desrespeito com a Palavra.

    Abraços fraternos,
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Daniel,

    Acho que você não me entendeu bem. Por exemplo, em minha igreja, sinto-me muito, mas muito bem mesmo. Não estou condenando sentir-se bem numa igreja, e sim usar o sentir-se bem como critério para escolha de uma igreja.

    Boa parte das igrejas de hoje pregam uma mensagem que nada mais faz que massagear o ego da pessoa. "Você tem valor!", "Você pode!", "Você consquistará seus sonhos!" é a tônica de boa parte, se não a maioria das igrejas. E essas mensagens fazem as pessoas sentirem-se bem.

    Já a mensagem do evangelho é incômoda, mesmo a crentes fiéis. A pregação que nos dias de hoje não faz a gente sentir-se desconfortável na cadeira passa por alto de nossa acomodação. Ou quem diria que a igreja de hoje se enquadra no perfil de Esmirna e Filadélfia e por isso não precisa ouvir reprimenda?

    Uma igreja que prega todo os conselho de Deus irá, certamente, confortar os aflitos, mas também afligir os acomodados.

    De qualquer modo, se eu tivesse que ir para outra igreja, não procuraria uma na qual me sentisse tão bem como me sinto na minha, que me acolheu pecador impenitente (sim, a igreja me recebeu antes da conversão) e desde então tem cuidado de mim e tratado de meus defeito, embora eles pareçam só aumentar com o passar do tempo.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  4. Oi Clóvis,

    Obrigado pela resposta.

    Na verdade agora entendo melhor o que você quis dizer quanto ao "sentir-se bem".

    abçs,
    Daniel

    ResponderExcluir
  5. 13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
    14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
    15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
    16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
    17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
    18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
    19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
    20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
    21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
    22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
    23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
    24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
    25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
    26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
    27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
    28 E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;
    29 Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.

    A Igreja que seguir pelo menos esse trecho do Evangelho de Mateus já, por mim, reconhecida como verdadeira.

    Como sempre fui uma pessoa reta, porém imperfeita, primo que a boa Igreja é muito mais incômodo do que consolo.

    O verdadeiro Cristão não precisa de consolo, nem de bens materiais, ou não deve procurar isso na Igreja, pois o que é de material não pertence à Deus e o consolo já nos veio por intermédio do Filho na Cruz.

    A Paz do Senhor aos irmãos.

    Amém. Aleluias, Glórias à Deus.

    ResponderExcluir
  6. Alexandre,

    Tudo bem com sua citação de Mateus. Mas fiquei algo incomodado com suas afirmações. Por exemplo:

    "Como sempre fui uma pessoa reta, porém imperfeita, primo que a boa Igreja é muito mais incômodo do que consolo."

    Como assim sempre foi uma pessoa reta? Segundo qual padrão?

    "O verdadeiro Cristão não precisa de consolo, nem de bens materiais, ou não deve procurar isso na Igreja, pois o que é de material não pertence à Deus e o consolo já nos veio por intermédio do Filho na Cruz."

    Mas então, porque o Consolador? E, se o o que é material não pertence a Deus, pertence a quem? Ao diabo?

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  7. Olá Clóvis,

    e no caso de alguém que viva numa região em que as igrejas locais não "tenham boa fama" em detrimento dos padrões bíblicos? O que fazer?

    Abraços.
    Jônatha Bittencourt

    ResponderExcluir
  8. Clóvis,

    O que é material pertence à IURD... rs

    Brincadeiras à parte, eu também estranhei a conversa do Alexandre.

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Sua leitura deste post muito me honrou. Fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. A única exigência é que seja mantido o clima de respeito e cordialidade que caracteriza este blog.